Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.
Considere que uma empresa pretenda adquirir uma nova máquina de salgados que diminui os desperdícios da que atualmente é usada permitindo aumentar a produção. Caso essa aquisição se concretize, segundo a análise SWOT ela pode ser considerada como um ponto forte da organização.
Com base em planejamento, gestão e avaliação de sistemas, julgue os itens que se seguem.
Um sistema estratégico de informação tem como proposta alterar metas, produtos, ou relacionamentos com o ambiente das organizações, para ajudá-las a conquistar vantagens sobre os concorrentes.
As empresas são unidades que visam atingir determinados objetivos específicos. A sua razão de ser e de existir é servir a esses objetivos, que assumem várias funções, exceto:
servir como padrões para avaliar e controlar a atividade e os resultados da empresa.
servir para legitimar e justificar as atividades da empresa e a sua própria existência.
servir para garantir os reconhecimentos por metas alcançadas periodicamente.
servir como unidade de medida para verificar e comparar as atividades da empresa, ou ainda dos seus órgãos e pessoas.
sinalizar uma situação futura para orientar e balizar a atividade e o comportamento das pessoas para assegurar ação coletiva integrada.
Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.
A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
A estratégia de evitar o conflito é a melhor maneira de garantir o ganha-ganha quando uma das partes não quer negociar.
Considerando que uma organização possua um produto Alfa com alta participação relativa de mercado, porém em um mercado de baixo crescimento, julgue os itens seguintes, referentes ao desenvolvimento de produto e marketing.
Uma campanha que apresente o produto Alfa como o mais aceito pela empresas varejistas adotará uma estratégia de posicionamento por concorrente.
Caso a organização faça uma segmentação na qual divida o mercado a partir de variáveis como idade, renda, ocupação, formação educacional, raça e religião, ela estará fazendo uma segmentação demográfica.
Uma cooperativa, ao desenvolver seu planejamento estratégico embasado na análise SWOT, considera a qualificação elevada dos seus cooperados como um exemplo de oportunidade.
Caso a organização faça uma segmentação na qual divida o mercado a partir de variáveis como idade, renda, ocupação, formação educacional, raça e religião, ela estará fazendo uma segmentação demográfica.
Uma cooperativa, ao elaborar seu planejamento estratégico de acordo com pressupostos da escola do planejamento estratégico proposta por Igor Ansoff, terá como foco a relação da organização com o ambiente externo.
Caso a organização faça uma segmentação na qual divida o mercado a partir de variáveis como idade, renda, ocupação, formação educacional, raça e religião, ela estará fazendo uma segmentação demográfica.
O planejamento estratégico desenvolvido a partir da utilização do modelo de cinco forças de Porter desconsidera a possibilidade de negociação da organização, focalizando no diagnóstico uma postura fatalista do planejamento diante da rivalidade da concorrência.
Caso a organização faça uma segmentação na qual divida o mercado a partir de variáveis como idade, renda, ocupação, formação educacional, raça e religião, ela estará fazendo uma segmentação demográfica.
A missão e a visão desenvolvidas por uma cooperativa são produtos típicos do processo de planejamento estratégico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...