Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se
modelo participativo de gestão.
inovação informacional.
governança corporativa.
ética comportamental.
probidade administrativa.
Para gerenciar as remunerações e os benefícios dos empregados, as empresas podem optar por sistemas centrados em diversas formas de diferenciação entre as pessoas e o trabalho, a partir de uma filosofia a ser desenvolvida pela organização ou a partir de mecanismos aleatórios, não planejados. Acerca da gestão das remunerações nas organizações, assinale a opção correta.
Em uma política salarial, os salários são administrados dentro da empresa por faixas, distribuídas em uma tabela salarial. Para isso, é necessário definir quando e como alguém pode ser enquadrado em uma faixa salarial, o que restringe a promoção a um mecanismo vertical.
Avaliar se um modelo de remuneração estratégica se autofinancia é um dos critérios usados para indicar se esse modelo é eficiente.
A promoção consiste em uma forma de evolução na carreira, pois o ocupante de um cargo pode desenvolver novas competências que não dependem necessariamente de uma evidência formal da aquisição de novas qualificações.
Os sistemas salariais, quando bem elaborados, são insuscetíveis à volatilidade do mercado.
A implantação de modelos de remuneração estratégica fixa níveis iguais de remuneração associados aos níveis organizacionais.
Acerca do planejamento operacional, assinale a alternativa correta.
Preocupa-se basicamente com o que fazer no nível em que as tarefas são executadas.
É projetado para longo prazo.
É definido pela cúpula da organização.
Envolve a empresa como um todo.
Trata de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial.
Uma das etapas do planejamento estratégico, em que se define a razão pela qual a organização existe e que apresenta informações como os tipos de produto ou de serviço que a empresa oferece é a
missão organizacional.
visão organizacional.
análise do ambiente interno.
análise do ambiente das tarefas.
análise do ambiente feral.
O tipo de estratégia em que a organização enfoca uma única linha de negócios, visando obter vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado e eficiente, além de evitar os problemas que envolvem a administração de muitos negócios, é conhecida como estratégia de
estabilidade.
crescimento.
rotatividade.
concentração.
liquidação.
Assinale a alternativa correta relativamente aos componentes da estratégia.
Do ponto de vista do escopo da organização, a análise de sua estratégia requer a identificação da participação dos fornecedores nas compras.
O estudo das vantagens competitivas possibilita entender por que os consumidores têm preferência ou rechaçam determinado produto ou serviço.
A participação no mercado acompanha a composição da cesta de produtos e serviços da organização.
A taxa interna de retorno é um dos indicadores de desempenho de natureza qualitativa.
O uso dos recursos significa avaliar a composição das fontes de recursos da organização.
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia, a relação pretendida da organização com seu ambiente. Assinale a alternativa correta relativa aos componentes da estratégia.
A existência de um mercado com grande número de concorrentes constitui importante vantagem competitiva.
O plano estratégico deve definir a participação pretendida de cada cliente no faturamento e de cada produto nas vendas.
A fatia do mercado dominada pela empresa não é um fator estratégico relevante quando suas operações são realizadas com o exterior.
Os principais indicadores utilizados para medir o desempenho de uma organização são de natureza qualitativa.
A análise do uso dos recursos tem natureza quantitativa; a forma de utilização desses recursos revela a ênfase atribuída às diferentes áreas de atuação da organização.
A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Acerca dessas estratégias, assinale a alternativa correta.
A verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá tudo o que puder.
O exemplo clássico de estratégia de compras adotado pela Ford no início do século XX foi a horizontalização.
Uma das grandes vantagens da horizontalização é a independência de terceiros.
A estratégia da horizontalização exige maior investimento em instalações e equipamentos.
Entre as principais vantagens da verticalização, está a redução de custos, pois a empresa não necessita de novos investimentos em instalações industriais.
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
No processo de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:
I falta de capacitação dos servidores;
II possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo;
III existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias;
IV eficiência dos processos de apoio;
V necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão;
VI necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão;
VII necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim.
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico.
A melhoria do atendimento ao cidadão, descrita no aspecto V, é exemplo de objetivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...