Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se

  • A.

    modelo participativo de gestão.

  • B.

    inovação informacional.

  • C.

    governança corporativa.

  • D.

    ética comportamental.

  • E.

    probidade administrativa.

Para gerenciar as remunerações e os benefícios dos empregados, as empresas podem optar por sistemas centrados em diversas formas de diferenciação entre as pessoas e o trabalho, a partir de uma filosofia a ser desenvolvida pela organização ou a partir de mecanismos aleatórios, não planejados. Acerca da gestão das remunerações nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    Em uma política salarial, os salários são administrados dentro da empresa por faixas, distribuídas em uma tabela salarial. Para isso, é necessário definir quando e como alguém pode ser enquadrado em uma faixa salarial, o que restringe a promoção a um mecanismo vertical.

  • B.

    Avaliar se um modelo de remuneração estratégica se autofinancia é um dos critérios usados para indicar se esse modelo é eficiente.

  • C.

    A promoção consiste em uma forma de evolução na carreira, pois o ocupante de um cargo pode desenvolver novas competências que não dependem necessariamente de uma evidência formal da aquisição de novas qualificações.

  • D.

    Os sistemas salariais, quando bem elaborados, são insuscetíveis à volatilidade do mercado.

  • E.

    A implantação de modelos de remuneração estratégica fixa níveis iguais de remuneração associados aos níveis organizacionais.

Acerca do planejamento operacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Preocupa-se basicamente com “o que fazer” no nível em que as tarefas são executadas.

  • B.

    É projetado para longo prazo.

  • C.

    É definido pela cúpula da organização.

  • D.

    Envolve a empresa como um todo.

  • E.

    Trata de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial.

Uma das etapas do planejamento estratégico, em que se define a razão pela qual a organização existe e que apresenta informações como os tipos de produto ou de serviço que a empresa oferece é a

  • A.

    missão organizacional.

  • B.

    visão organizacional.

  • C.

    análise do ambiente interno.

  • D.

    análise do ambiente das tarefas.

  • E.

    análise do ambiente feral.

O tipo de estratégia em que a organização enfoca uma única linha de negócios, visando obter vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado e eficiente, além de evitar os problemas que envolvem a administração de muitos negócios, é conhecida como estratégia de

  • A.

    estabilidade.

  • B.

    crescimento.

  • C.

    rotatividade.

  • D.

    concentração.

  • E.

    liquidação.

Assinale a alternativa correta relativamente aos componentes da estratégia.

  • A.

    Do ponto de vista do escopo da organização, a análise de sua estratégia requer a identificação da participação dos fornecedores nas compras.

  • B.

    O estudo das vantagens competitivas possibilita entender por que os consumidores têm preferência ou rechaçam determinado produto ou serviço.

  • C.

    A participação no mercado acompanha a composição da cesta de produtos e serviços da organização.

  • D.

    A taxa interna de retorno é um dos indicadores de desempenho de natureza qualitativa.

  • E.

    O uso dos recursos significa avaliar a composição das fontes de recursos da organização.

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia, a relação pretendida da organização com seu ambiente. Assinale a alternativa correta relativa aos componentes da estratégia.

  • A.

    A existência de um mercado com grande número de concorrentes constitui importante vantagem competitiva.

  • B.

    O plano estratégico deve definir a participação pretendida de cada cliente no faturamento e de cada produto nas vendas.

  • C.

    A fatia do mercado dominada pela empresa não é um fator estratégico relevante quando suas operações são realizadas com o exterior.

  • D.

    Os principais indicadores utilizados para medir o desempenho de uma organização são de natureza qualitativa.

  • E.

    A análise do uso dos recursos tem natureza quantitativa; a forma de utilização desses recursos revela a ênfase atribuída às diferentes áreas de atuação da organização.

A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Acerca dessas estratégias, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá tudo o que puder.

  • B.

    O exemplo clássico de estratégia de compras adotado pela Ford no início do século XX foi a horizontalização.

  • C.

    Uma das grandes vantagens da horizontalização é a independência de terceiros.

  • D.

    A estratégia da horizontalização exige maior investimento em instalações e equipamentos.

  • E.

    Entre as principais vantagens da verticalização, está a redução de custos, pois a empresa não necessita de novos investimentos em instalações industriais.

Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.

O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.

  • E. Errado
  • C. Certo

No processo de elaboração do planejamento estratégico de determinada organização pública, produziu-se, por meio da análise SWOT, diagnóstico em que constavam os seguintes aspectos:

I falta de capacitação dos servidores;

II possíveis restrições orçamentárias impostas pelo governo;

III existência de potenciais empresas privadas interessadas em realizar parcerias;

IV eficiência dos processos de apoio;

V necessidade de melhorar o atendimento ao cidadão;

VI necessidade de maior número de servidores alocados na atividade-fim do órgão para a melhoria da qualidade de atendimento ao cidadão;

VII necessidade de fusão de três setores de apoio para a alocação de mais servidores na atividade-fim.

Considerando as informações acima apresentadas, julgue os itens que se seguem, acerca de planejamento estratégico.

A melhoria do atendimento ao cidadão, descrita no aspecto V, é exemplo de objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...