Lista completa de Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que indica corretamente as principais funções do processo administrativo.
Planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento, verificação, execução e ação.
Comunicação, ação, correção e fiscalização.
Execução, organização, direção e verificação.
Fiscalização, comunicação, correção e controle.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2003
São condicionantes da estrutura organizacional, EXCETO:
O fator estratégico.
O fator humano.
O fator ambiente externo.
O fator tecnologia.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
As funções administrativas são
direção, controle, investigação e liderança.
previsão, investigação, liderança e motivação.
coordenação, previsão, planejamento e controle.
planejamento, organização, direção e controle.
organização, coordenação, investigação e previsão.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:
direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações;
organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los;
planejamento é definir objetivos, atividades e recursos;
controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério;
organização é definir objetivos, atividades e recursos.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Nas organizações, usualmente os gerentes são agrupados em três níveis hierárquicos principais: supervisores, gerentes intermediários e executivos. Os supervisores e os gerentes intermediários:
são usualmente denominados superintendentes e diretores, respectivamente;
coordenam as atividades dos departamentos e chefiam grupos de funcionários operacionais, respectivamente;
chefiam grupos de funcionários operacionais e coordenam as atividades dos departamentos, respectivamente;
são os ocupantes dos cargos mais elevados da hierarquia e são os responsáveis diretos pelo fornecimento de produtos ou serviços aos clientes, respectivamente;
têm autoridade sobre todos os demais gerentes e avaliam o desempenho da organização, respectivamente.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Relacione as colunas e selecione a opção que representa a seqüência encontrada.
IV-V-I-II-III
II-III-I-IV-V
IV-II-V-III-I
IV-III-II-V-I
II-V-I-IV-III
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.
Sobre a terceirização:
( ) Um dos objetivos da terceirização de mão-deobra é a realização das principais tarefas por uma empresa externa e a realização das tarefas secundárias e auxiliares pelos membros da contratante.
( ) Uma desvantagem da terceirização é que com a incorporação de membros não identificados culturalmente com a empresa, surge possibilidade da perda da identidade cultural da organização.
( ) Os pressupostos básicos para a decisão de terceirização são: a diluição dos custos diretos e indiretos, a elevação do nível da eficiência e a manutenção de um nível mínimo aceitável de lealdade à empresa.
( ) A terceirização é uma estratégia de concentrar a atuação dos membros da empresa terceirizada no produto estratégico da terceirizadora, ou seja, concentrar naquilo que a empresa faz melhor.
C-C-E-E
C-E-E-C
E-C-C-E
C-E-C-E
E-C-E-C
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.
Sobre o planejamento estratégico:
( ) Os objetivos são considerados operacionais, táticos e estratégicos quando se relacionam com o plano institucional, com a gerência média e com resultados específicos, respectivamente.
( ) As políticas refletem um objetivo e têm a função de aumentar as chances de acerto quando a situação requer julgamento. Podem ser explícitas ? quando escritas ou orais e fornecem informações para a tomada de decisões ? ou implícitas ? quando subentendidas e consideradas de conhecimento geral.
( ) No planejamento estratégico, a análise ambiental tem o propósito de identificar os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo podem influenciar a organização direta ou indiretamente identificando seus pontos fortes e fracos.
( ) A análise organizacional é um exame das condições internas das organizações e auxilia na identificação de seus pontos fortes e fracos.
E-C-C-E
E-C-E-C
C-C-E-E
C-E-C-E
C-E-E-C
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2002
Cadeia formal de comando composta por um gerente e seus subordinados representa uma equipe
de resolução de problemas.
com propósito especial.
horizontal.
vertical.
autodirigida.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2001
No processo organizacional é possível identificar quatro funções essenciais: planejamento, organização, direção e controle. Indique a seguir a opção correta.
A função de planejamento tem por objetivo pensar o passado da organização, com base em dados históricos e/ou a construção de cenários de modo a possibilitar a definição de objetivos e estratégias.
Um dos objetivos da função controle é acompanhar e avaliar os resultados alcançados, comparando o planejado com o executado de modo a corrigir rumos sempre que necessário.
A função de direção refere-se aos aspectos formais da organização, cujos principais temas são motivação, liderança, comunicação, sistema de recompensas.
A função de controle pode ser entendida como acompanhamento e avaliação. O acompanhamento ocorre no final do processo de execução, enquanto a avaliação ocorre durante o processo.
A função organização refere-se ao levantamento de oportunidades e ameaças para definição de objetivos e metas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...