Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas

Lista completa de Questões sobre Processo Administrativo / Funções Administrativas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa incorreta relativa ao desenvolvimento das funções administrativas.

  • A.

    Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.

  • B.

    Descumprir as normas estabelecidas

  • C.

    Ser leal a instituição a que servir.

  • D.

    Observar as normas legais e regulamentares

  • E.

    Cumprir ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

Não é função administrativa, em termos gerais, na instituição federal de ensino:

  • A.

    prestar atendimento ao público no que se refere às questões do âmbito do setor.

  • B.

    manter-se esclarecido e atualizado sobre as leis normas e regulamentos.

  • C.

    participar de processos que visem melhorar os serviços prestados.

  • D.

    desenvolver trabalho e atividades burocráticoadministrativas.

  • E.

    manter um relacionamento de animosidade com os colegas.

A prática administrativa envolve um conjunto de ações interdependentes e que, se bem geridas, favorecerão o alcance da eficiência e da eficácia do trabalho. Nesse contexto, julgue os itens seguintes, relativos ao arquivamento e outros procedimentos administrativos.

Para o bom funcionamento dos serviços de determinada unidade é necessário que todos os empregados envolvidos tenham domínio das ações administrativas do setor, embora somente esse domínio não garanta a perfeita funcionalidade do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática administrativa envolve um conjunto de ações interdependentes e que, se bem geridas, favorecerão o alcance da eficiência e da eficácia do trabalho. Nesse contexto, julgue os itens seguintes, relativos ao arquivamento e outros procedimentos administrativos.

De modo geral, bons níveis de produtividade no trabalho — quantidade associada à qualidade — podem ser atingidos independentemente de planejamento prévio e estabelecimento de metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando englobamos planejamento, organização, liderança e controle, estamos nos referindo ao ato de:

  • A.

    administrar

  • B.

    regulamentar

  • C.

    centralizar

  • D.

    contabilizar

José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização. Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo:

  • A.

    linear.

  • B.

    funcional.

  • C.

    colegiada.

  • D.

    staff.

  • E.

    por projeto.

A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:

  • A.

    serviços.

  • B.

    clientes.

  • C.

    projetos.

  • D.

    função.

  • E.

    localização geográfica.

As organizações desde os primórdios da administração têm tido como preocupação a busca de eficiência de seus processos produtivos. No entanto, a busca de maior competitividade tem promovido o aperfeiçoamento contínuo de todos os processos.

Indique a frase que caracteriza o entendimento de gestão de processo.

  • A.

    Os processos de apoio à produção são incontroláveis, razão pela qual não passam por melhorias.

  • B.

    A gestão de processos tem como primícias a identificação do objetivo de cada unidade da hierarquia.

  • C.

    Processos são fluxos superpostos e seqüenciais que tem por objetivo atender as necessidades dos clientes.

  • D.

    A melhoria contínua de processos prescinde de mecanismos de medição, já que as equipes se autogerenciam.

  • E.

    A gestão de processos tem como primícias o atendimento do cliente e a identificação do resultado esperado de dado processo.

Nos processos organizacionais, produtividade é a relação entre o valor produzido (VP) e o valor consumido (VC) na produção em que

  • a.

    quanto maior o VP em relação ao VC, maior é a produtividade.

  • b.

    quanto menor o VP em relação ao VC, maior é a produtividade.

  • c.

    quanto maior o VP em relação ao VC, menor é a produtividade.

  • d.

    a relação entre VP e VC é sempre maior que 1.

  • e.

    a relação entre VP e VC é sempre menor que 1.

Em uma instituição pública ou privada inúmeras são as decisões tomadas para se atingir o objetivo traçado. Seguindo o modelo de Ackoff, o processo de tomada de decisões é determinado pelo planejamento, categorizado em

  • a.

    estratégico, de controles e organizacional.

  • b.

    estratégico, tático e operacional.

  • c.

    de investimentos, tático e funcional.

  • d.

    organizacional, de recursos e financeiro.

  • e.

    estratégico, operacional e logístico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...