Questões sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

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Assinale a alternativa incorreta quanto à Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho:

  • A. Trata-se de um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades nas organizações, tendo como ideia básica o fato de que as pessoas produzem mais quando estão satisfeitas e envolvidas com o trabalho
  • B. Baseia-se no princípio de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os colaboradores literalmente estão interagidos com as atividades
  • C. Refere-se, essencialmente, aos bons salários, aos prêmios, à série de benefícios e participação nos lucros etc., oferecidos aos funcionários
  • D. Representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com suas atividades dentro da organização
  • E. Ambos devem ser criados e mantidos a partir dos valores da organização, respeitando ao ser humano, á saúde, à integridade moral, física e psicológica e aos direitos das pessoas

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“____________________ afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudança”.

  • A. Comportamento organizacional
  • B. Qualidade de Vida no Trabalho
  • C. Remuneração
  • D. Liderança e motivação
  • E. Gestão de conflitos

A coluna da esquerda apresenta critérios que podem ser operacionalizados para a construção de indicadores de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (G-QVT) e a da direita, o foco de cada critério. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 4, 1, 2
  • B. 2, 4, 1, 3
  • C. 1, 3, 4, 2
  • D. 4, 2, 3, 1

Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue os itens a seguir. Segundo os teóricos adeptos da gestão da qualidade total (TQM), essa modalidade de gestão deve, necessariamente, contar com o desenvolvimento de planejamento estratégico da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de qualidade de vida, saúde, higiene, segurança no trabalho, julgue os itens subsecutivos. Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) são de fácil implantação, têm baixo custo e possui como alvo os empregados. Estes aderem aos programas sem hesitação por serem programas que possibilitam maior envolvimento nas decisões nos setores de suas respectivas áreas de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de qualidade de vida, saúde, higiene, segurança no trabalho, julgue os itens subsecutivos. Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com o ambiente físico, o ambiente psicológico, a aplicação de princípios de ergonomia e saúde ocupacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de qualidade de vida, saúde, higiene, segurança no trabalho, julgue os itens subsecutivos. Transformar o ambiente de trabalho em um lugar agradável tornou-se meta questionável para as empresas, pois um ambiente de trabalho mais agradável não altera os níveis de acidentes e absenteísmo, além de não gerar aumento na produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Chiavenato (1999), a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização. A QVT envolve uma constelação de fatores, tais como:

  • A. a satisfação com o trabalho executado e o tempo em que o empregado está na organização.
  • B. a liberdade e a responsabilidade de decidir e o tempo de contribuição previdenciária do empregado.
  • C. as possibilidades de participar e o reconhecimento pelos resultados alcançados.
  • D. o relacionamento e o círculo social pessoal do empregado fora da organização.
  • E. a possibilidade de demitir e contratar empregados sem critérios e normas corporativas.

As características definidoras da identidade organizacional e dos comportamentos esperados das pessoas que atuam na organização são evidenciadas por meio

  • A. das normas, valores e costumes, que balizam a forma como a organização opera sua estrutura e age no mercado, representando sua dimensão cultural.
  • B. das vantagens financeiras, que sustentam as operações da organização no mercado, representando sua dimensão econômica.
  • C. das interações pessoais e com outras organizações, representando a dimensão relacional da organização.
  • D. das regulamentações normativas e institucionais, que definem o modo de atuação da organização no contexto local e global, representando sua dimensão político-legal.
  • E. dos avanços científicos e tecnológicos, que marcam o contexto externo da organização e incidem sobre sua estrutura interna.

O Programa da Qualidade do Serviço Público − PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando

  • A. a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade, como destinatários dos serviços públicos, atuando como elemento mitigador das restrições legais que dificultam a disponibilização de tais serviços.
  • B. a adoção, com as adaptações necessárias ao setor público, do modelo matricial de competências, com a departamentalização das atividades para melhor controle dos resultados obtidos.
  • C. a eficiente alocação de recursos públicos, entre seus objetivos, expressada na máxima “fazer mais com menos”, que é utilizada como elemento mitigador da avaliação dos serviços pelos usuários.
  • D. um conjunto de normas (leis, decretos e resoluções), como dimensão formal, que aferem o desempenho do servidor, tendo como métrica a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços, e fundamentam a remuneração por resultados.
  • E. um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria.
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