Questões de Administração da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

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A estrutura de uma empresa pode apresen-tar variados critérios de departamentalização. São vantagens da departamentalização funcio-nal:

  • A. Há nessa estrutura duplicação de ativida-des e recursos otimizando a sua utilização pelas unidades.
  • B. Seu foco maior é nos resultados.
  • C. Cada departamento da organização pos-sui uma maior especialização em suas áreas de atuação.
  • D. Acaba com o princípio da Unidade de Co-mando, por ser muito antigo.
  • E. É composto por unidade autogerenciadas, sendo cada divisão autônoma.

Quando se avalia o comportamento nas organizações, estudos revelam a ação de três tipos de variáveis: as causais definem caracte-rísticas básicas, evidenciando-se como inde-pendentes e normalmente sob o controle das organizações, influenciando as demais; as inter-venientes que refletem o estado interno e carac-terizam a identificação dos recursos humanos com a organização; e as finais que refletem os resultados financeiros, de produção, dentre outros, ou seja, de resultado final.

Correlacione as variáveis e sua classificação.

( 1 ) Variável Causal

( 2 ) Variável Interveniente

( 3 ) Variável Final

( ) Objetivos da organização.

( ) Produtividade.

( ) Participação no mercado.

( ) Capacidade de tomar decisões.

( ) Cultura da organização.

( ) Dedicação ao trabalho.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1
  • B. 2 - 3 - 1 - 3 - 1 - 2
  • C. 1 - 3 - 3 - 2 - 1 - 2
  • D. 3- 1 - 3 - 1 - 2 - 2
  • E. 2 - 2 - 2 - 1 - 3 - 3

A Estrutura Organizacional Matricial pode ser considerada um tipo de estrutura inovativa porque apresenta:

  • A. característica de concentrar seus esforços nos produtos a serem produzidos.
  • B. departamentos com maior especialização em suas áreas de atuação.
  • C. duplicação de atividades e recursos otimi-zando a sua utilização pelas unidades.
  • D. co-responsabilidade e ausência de unida-de de comando.
  • E. unidades autogerenciadas, sendo cada divisão autônoma.

Correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Fazer bem feito aquilo que está sendo feito.

( 2 ) Relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados na sua obtenção.

( 3 ) Fazer aquilo que efetivamente precisa ser feito.

( 4 ) Medida da utilidade do produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo e não apenas o consumidor ou a organização.

( ) EFETIVIDADE

( ) EFICIÊNCIA

( ) PRODUTIVIDADE

( ) EFICÁCIA

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1 - 2 - 4 - 3
  • B. 4 - 1 - 2 - 3
  • C. 3 - 1 - 2 - 4
  • D. 4 - 3 - 2 - 1
  • E. 2 - 3 - 1 - 4

A entrevista é o instrumento de seleção mais utilizado, no qual existe um contato direto entre o candidato e o avaliador.

As entrevistas podem assumir diferentes formatos. Assinale a alternativa que corresponde à entrevista em série.

  • A. Conjunto de entrevistas conduzidas se-quencialmente por diferentes entrevistadores.
  • B. Formato tradicional de entrevista no qual o candidato é entrevistado individualmente por um responsável da organização.
  • C. Modalidade de entrevista na qual o candi-dato é entrevistado simultaneamente por vários membros da organização.
  • D. Modalidade de entrevista que busca ava-liar as reações do candidato a uma situação de tensão ou à resolução de um dilema ético.
  • E. Modalidade na qual vários candidatos são entrevistados ao mesmo tempo para avaliar competências

Considerando as afirmações, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Estratégia competitiva é sinônimo de to-mar atitudes ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em um setor, a fim de lidar com as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno superior sobre o investimento.

( ) São estratégias genéricas de Porter: a liderança do gestor, a liderança por custos, a liderança por diversificação e a liderança por foco.

( ) A estratégia pode ser entendida como a arte do general.

( ) São estratégias genéricas de Porter: a liderança geral de custos, a diferenciação e o enfoque ou foco.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V - F - V - V
  • B. F - F - F - V
  • C. V - V - F - V
  • D. V - V - F - F
  • E. F - V - V - F

Pode-se conferir à Administração de Recursos Humanos a existência de três sistemas que são integrados entre si.

São eles: o estratégico, o técnico e o administrativo. São atribuições do sistema técnico:

  • A. elaboração das políticas e diretrizes de Recursos Humanos na empresa.
  • B. motivação das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • C. registro das pessoas na organização, pagamento de salários e controle do absenteísmo.
  • D. preocupação não só com a motivação das pessoas, mas também com sua qualidade de vida no trabalho.
  • E. recrutamento, seleção, treinamento e socialização de pessoas.

Atualmente, as empresas necessitam das pessoas como parceiras e não mais como meros recursos, uma vez que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Identifique as características que correspon-dem às pessoas como parceiras da organização.

( 1 ) Horário rigidamente estabelecido

( 2 ) Preocupações com normas e regras.

( 3 ) Inteligência e talento.

( 4 ) Colaboradores agrupados em equipe.

( 5 ) Subordinação ao chefe.

( 6 ) Metas negociadas e compartilhadas.

( 7 ) Fidelidade à organização.

( 8 ) Ênfase no conhecimento e especialização.

( 9 ) Executoras de tarefas.

 ( 10 ) Preocupação com resultados.

( 11 ) Vinculação à missão e à visão.

São corretas as características:

  • A. 6 - 7 - 8 - 10 - 11
  • B. 1 - 2 - 3 - 4 - 6
  • C. 4 - 5 - 7 - 10 - 11
  • D. 2 - 3 - 4 - 8 - 9 - 10
  • E. 3 - 4 - 6 - 10 - 11

Os modelos organizacionais podem ser classificados de um modo geral em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

 São características do Modelo Orgânico:

  • A. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização matricial, baixa formalização e descentralização.
  • B. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
  • C. baixa especialização do trabalho, flexibili-dade, elevada centralização e elevada formali-zação.
  • D. baixa especialização do trabalho, elevada amplitude de controle, baixa formalização e bai-xa centralização.
  • E. elevada especialização do trabalho, flexibi-lização de regras e regulamentos e descentrali-zação.

Com relação às disfunções da burocracia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Desestímulo à Inovação; Satisfação de Interesses Pessoais; Mecanicismo.
  • B. Particularismo; Hierarquia; Mecanicismo.
  • C. Individualismo; Excesso de Regras; Resis-tência a Mudanças.
  • D. Formalidade; Profissionalismo; Impessoalidade.
  • E. Interrupção do Fluxo de Informação; Particularismo; Excesso de Regras.
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