Questões de Administração da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

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De um modo geral, os administradores precisam compreender o comportamento dos indivíduos para que sejam capazes de dirigi-los na consecução dos objetivos organizacionais. Dentre as dimensões do comportamento estão as atitudes que, por sua vez, se dividem em três componentes.

Assinale a alternativa correta sobre os componentes das atitudes.

  • A. Componente psicológico, correspondente à intenção comportamental do indivíduo.
  • B. Componente afetivo, referente à intenção comportamental do indivíduo.
  • C. Componente comportamental, relativo às emoções e sentimentos de um indivíduo.
  • D. Componente afetivo, corresponde às crenças, opiniões e informações de um indivíduo.
  • E. Componente cognitivo, corresponde às crenças, opiniões e informações de um indivíduo.

A percepção pode ser definida como o processo cognitivo, por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais (SOBRAL; PECI, 2008). Para minimizar a complexidade do mundo, as pessoas fazem uso de atalhos em seus sistemas de percepção que lhes permitem processar informações e julgar os outros. A percepção focaliza alguns estímulos e ignora outros, provocando distorções.

Assinale a alternativa correta em relação aos principais tipos de distorções perceptivas.

  • A. A Percepção Seletiva ocorre quando a pessoa separa certa informação que apóia ou reforça uma convicção anterior e filtra a infor-mação que não confirma sua opinião.
  • B. A Projeção se faz presente quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma caracte-rística, como a aparência, por exemplo.
  • C. O Efeito de Halo é a tendência para julgar os outros com base nas características do grupo ao qual pertencem.
  • D. Os estereótipos são tendências para reco-nhecer, nas outras pessoas, seus próprios sen-timentos ou suas próprias características.
  • E. A Percepção Seletiva ocorre quando os gerentes formam uma opinião geral sobre uma pessoa, baseando-se apenas em uma caracte-rística, como a aparência, por exemplo.

O Modelo dos Cinco Fatores de Personalidade (Big Five) é uma construção teórica que descreve a personalidade humana com base em cinco dimensões. Uma dessas dimensões diz respeito ao grau em que uma pessoa é calma, entusiasta e segura (positivo) ou tensa, nervosa e insegura (negativo).

O fator de personalidade descrito é:

  • A. extroversão.
  • B. estabilidade emocional.
  • C. agradabilidade.
  • D. senso de responsabilidade.
  • E. abertura para experiências.

As teorias que fazem parte da perspectiva de processo e buscam que compreender o “co-mo” da motivação, ou seja, o processo de pen-samento por meio do qual as pessoas decidem como agir são:

  • A. Teoria das Três Necessidades de McClelland, Teoria dos Dois Fatores de Herz-berg e Teoria da Equidade.
  • B. Pirâmide das Necessidades de Maslow e Teoria dos dois Fatores de Herzberg.
  • C. Teoria da Expectativa, Teoria da Equidade e Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
  • D. Pirâmide das Necessidades de Maslow, Teoria do Estabelecimento de Objetivos e Teo-ria da Expectativa.
  • E. Teoria do Reforço, Teoria da Equidade e Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto or-ganizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:

  • A. Teoria da Liderança Transformacional.
  • B. Teoria da Liderança Transacional.
  • C. Teoria dos Traços de Personalidade.
  • D. Teoria dos Estilos de Liderança.
  • E. Teoria Situacional da Liderança.

Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os to-madores de decisão diferem em duas dimen-sões: orientação para a tarefa (foco do desem-penho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro esti-los de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:

  • A. Autocrático.
  • B. Analítico.
  • C. Comportamental.
  • D. Conceitual.
  • E. Diretivo.

Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Um dos métodos utilizados é o Método dos Inci-dentes Críticos. Este método caracteriza-se:

  • A. por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.
  • B. pela avaliação do desempenho dos mem-bros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu de-sempenho de diferentes perspectivas.
  • C. pela classificação com base em uma esca-la, de um conjunto de fatores considerados rele-vantes para o desempenho do cargo.
  • D. pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostra-ram especialmente eficazes e ineficazes.
  • E. pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.

Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

São características do Modelo Mecânico:

  • A. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
  • B. elevada especialização do trabalho, ele-vada amplitude de controle, alta formalização e alta centralização.
  • C. baixa especialização do trabalho, flexibili-dade, elevada centralização e elevada formali-zação.
  • D. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização Matricial, alta formalização e descentralização.
  • E. elevada especialização do trabalho, eleva-do número de regras e regulamentos, elevada centralização e alta amplitude de controle.

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, não operam no vácuo, uma vez que estão inseridas em um ambiente maior.

Os fatores externos que não fazem parte do ambiente operacional da organização são os:

  • A. tecnológicos, políticos, culturais, demográ-ficos e concorrenciais.
  • B. tecnológicos, fornecedores, políticos, es-trutura interna, cultura social e demográficos.
  • C. tecnológicos, políticos, clientes, econômi-cos e sociais.
  • D. estruturais, tecnológicos, culturais, políti-cos e fornecedores.
  • E. sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e ecológicos.

Durante uma reunião com os gestores, o presidente da empresa salientou a importância em se ter uma visão sistêmica nos negócios, destacando que isso seria imprescindível para o sucesso da empresa nos próximos anos.

Para isso, seria necessário que os gestores desenvolvessem certas habilidades, dentre as quais a mais importante é a:

  • A. técnica.
  • B. conceitual.
  • C. interpessoal
  • D. humana.
  • E. decisória.
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