Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Lista completa de Questões de Administração da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Teoria Geral da Administração, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas. Uma delas está relacionada com a produção de bens ou de serviços da empresa e é conhecida como:

  • A. comercial.
  • B. financeira.
  • C. segurança.
  • D. técnica.
  • E. contábil.

O elemento da função administrativa que faz com que os subordinados executem o que deve ser feito e define as relações hierárquicas é conhecido como:

  • A. Planejar.
  • B. Organizar.
  • C. Comandar.
  • D. Coordenar.
  • E. Controlar.

Fayol relacionou 14 princípios que podem ser estudados de forma a complementar aos de Taylor, dentre os quais, destaca-se o que preconiza que a justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Tal princípio é conhecido como:

  • A. divisão do trabalho.
  • B. equidade.
  • C. ordem.
  • D. espírito de equipe.
  • E. unidade de direção.

O Fayolismo NÃO se caracteriza pela ênfase:

  • A. na redução de custos operacionais.
  • B. no homem econômico.
  • C. na estrutura organizacional.
  • D. na busca pela máxima eficiência.
  • E. no olhar sobre todas as esferas da organização.

Em controle de qualidade, o diagrama de Pareto consiste em:

  • A. um gráfico que mostra a evolução da ocorrência de defeitos em um processo de fabricação, ao longo do tempo.
  • B. um histograma que mostra as frequências de ocorrência de defeitos em função do tipo de causa, ordenadas de ordem decrescente.
  • C. um gráfico que mostra a proporção de peças de cada unidade produtora, selecionadas para avaliação em um plano de amostragem.
  • D. um histograma que mostra o desempenho comparativo das diferentes unidades produtoras, em relação à proporção de defeitos verificados.
  • E. um gráfico com a previsão futura da diminuição dos defeitos em um processo, após a implantação de um procedimento de melhoria.

O conceito que corresponde a uma função administrativa que se incumbe do agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa é conhecido como:

  • A. organização.
  • B. planejamento.
  • C. organograma.
  • D. fluxograma.
  • E. funcionograma.

A organização administrativa serve para agrupar e estruturar:

  • A. os recursos humanos da empresa.
  • B. todos os recursos da empresa, pessoas e equipamentos.
  • C. os setores da empresa.
  • D. os equipamentos da empresa.
  • E. os objetivos da empresa.

A organização administrativa deve basear-se em princípios. Um deles estabelece que a organização deve fundamentar-se na divisão do trabalho que provoca a especialização das pessoas em determinadas atividades. Tal princípio é conhecido como:

  • A. Princípio da definição funcional.
  • B. Princípio da responsabilidade.
  • C. Princípio da especialização.
  • D. Princípio da função de linha e de staff.
  • E. Princípio escalar.

O processo de comunicação de marketing, no caso de organizações de serviços, envolve as seguintes etapas, denominadas decisões de comunicação de marketing: identificação do público alvo, determinação dos objetivos, definição da mensagem, seleção dos canais, determinação do orçamento e avaliação dos resultados. Para cada uma dessas decisões, podemos citar como exemplos de opções, respectivamente:

  • A. clientes atuais, formato da mensagem, percentual sobre as vendas, formar consciência da marca, propaganda e impacto sobre as vendas.
  • B. decisores da compra, fonte da mensagem, disponibilidade de recursos, estimular a experimentação, relações públicas, atitude em relação à marca.
  • C. compradores potenciais, reduzir a sensação de risco, estrutura da mensagem, promoção de vendas, paridade competitiva e intenção de compra.
  • D. influenciadores da compra, conteúdo da mensagem, lucro do ano anterior, estimular a demanda, marketing direto, obtenção de clientes.
  • E. comunidade em geral, conteúdo da mensagem, retorno sobre o investimento, reposicionar o serviço, venda pessoal e fidelidade à marca.

Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. Com a aplicação de princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais, ou seja, para a sociedade em geral. Podemos citar como princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão, e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. O princípio “liderança” tem como uma de suas aplicações:

  • A. compartilhar o conhecimento e a experiência em equipes e grupos.
  • B. melhorar continuamente o sistema por meio da mensuração e avaliação.
  • C. prover liberdade e os recursos exigidos para as pessoas atuarem com responsabilidade.
  • D. identificar os clientes internos e externos, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
  • E. entender todas as necessidades e expectativas do cliente relativas aos produtos, prazo de entrega, preço e confiabilidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...