Questões de Administração da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um aluno aprendeu, no curso técnico, sobre as funções que um administrador exerce. Dentre essas funções, a que ele considerou mais interessante para as organizações públicas foi a do desenvolvimento da função controle, uma vez que envolve determinadas ações, tais como a de

  • A. alocar recursos e competências de forma interligada e por meio de uma estrutura organizacional adequada.
  • B. definir os objetivos a serem alcançados e como fazer para atingi-los no curto, médio e longo prazos.
  • C. estar atento aos desafios existentes no ambiente de negócios, dada a natureza da organização.
  • D. incentivar e dinamizar as pessoas, dando-lhes metas e objetivos a serem alcançados.
  • E. monitorar, avaliar e tomar ações corretivas, no sentido de garantir o alcance dos objetivos organizacionais.

Um auxiliar administrativo precisa desenvolver um gráfico que represente a estrutura organizacional de uma empresa, utilizando, para tanto, blocos indicativos dos órgãos e linhas verticais ou horizontais, interligando-os hierarquicamente. Nesse caso, o auxiliar desenvolverá um(a)

  • A. organograma
  • B. plano operacional
  • C. manual de controle
  • D. planejamento estratégico
  • E. descrição do cargo

A comunicação na empresa é um dos maiores desafios para os administradores por ser muito importante para o alcance dos objetivos. Um exemplo desse desafio é a resolução de problemas, como o ocorrido na situação em que um atendimento de telemarketing não é realizado porque a central de telefonia da empresa não está funcionando no dia em que houve uma solicitação. O exemplo acima apresentado envolve um problema no processo de comunicação causado pelo seguinte elemento:

  • A. canal
  • B. emissor
  • C. receptor
  • D. destinatário
  • E. transmissor

Por já estar há dois anos desempregado, um profissional inscreveu-se em um concurso público para uma área que não era de seu interesse pessoal. O motivo que o levou a fazer essa inscrição é a dificuldade em manter financeiramente o sustento de sua família. A situação acima descrita envolve uma motivação baseada em uma necessidade

  • A. social
  • B. fisiológica
  • C. de estima
  • D. de segurança
  • E. de realização

Os trabalhos desenvolvidos em uma organização apresentam natureza diferente, de acordo com o nível hierárquico no qual ele é executado, embora todas as atividades contribuam igualmente para o sucesso da empresa. Em cada nível hierárquico, na execução das atividades a ele pertinentes, há uma habilidade que é predominante. A correlação correta, que representa a habilidade que predomina no respectivo nível hierárquico da organização é:

  • A. Nível Operacional – Habilidade Interpessoal
  • B. Nível Técnico – Habilidade Política
  • C. Nível Institucional – Habilidade Conceitual
  • D. Nível Intermediário – Habilidade Técnica
  • E. Nível Estratégico – Habilidade Humana

As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta. Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

  • A. abertos, que interagem com o ambiente, influenciando- o e sendo por ele influenciados.
  • B. orgânicos, onde cada atividade é realizada de acordo com padrões preestabelecidos, sem alteração.
  • C. centralizados, onde as atividades são demandadas pelos gestores de acordo com seus objetivos pessoais.
  • D. rotineiros, e a cada mudança acordada pela empresa é necessário que os procedimentos existentes sejam revistos.
  • E. mecanicistas, que operam de maneira ordenada e fechada, preservando, assim, sua competitividade.

Uma empresa do setor de construção civil está elaborando seu planejamento estratégico. O planejamento estratégico é importante para a organização porque

  • A. especifica os detalhes de como devem ser realizadas as atividades rotineiras para controlar a operação.
  • B. estabelece os planos que se aplicam à organização como um todo, posicionando-a em relação ao ambiente em que atua.
  • C. cria as interações que devem existir entre os diferentes níveis hierárquicos da organização, estabelecendo sua relação com o mercado.
  • D. estrutura a organização, segundo os padrões existentes no setor em que atua, visando à produção.
  • E. controla as operações realizadas na organização seguindo os padrões estabelecidos para a produção.

O mundo tem passado rapidamente por grandes transformações nos últimos anos, decorrentes da globalização, utilização intensiva de tecnologia e mudanças ambientais radicais. Nesse contexto, as organizações também começaram a mudar, adotando novos paradigmas de gestão, passando de “empresas tradicionais” para “empresas modernas”. Constitui característica de uma empresa moderna:

  • A. organizar-se através de força de trabalho homogênea.
  • B. organizar-se através de uma estrutura burocrática.
  • C. ter foco no cargo.
  • D. ser orientada pelas demandas dos clientes.
  • E. priorizar empregos permanentes.

A complexidade do mundo atual faz com que tenhamos um ambiente dominado por organizações, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. Embora o tamanho de umas organizações possa diferenciar-se em relação aos de outras, todas as organizações apresentam elementos em comum que fazem com que o conceito de organização, de maneira geral, seja compreendido plenamente. Os elementos críticos para o pleno entendimento do conceito de organização são:

  • A. hierarquia e cliente
  • B. hierarquia e planejamento
  • C. cliente, orçamento e planejamento
  • D. estrutura, pessoas, propósito e tecnologia
  • E. cliente, motivação, pessoas, planejamento e produtividade

A administração é uma ciência relativamente nova. A profissão de Administrador foi reconhecida no Brasil em 09 de setembro de 1965. Embora a administração profissional tenha-se mostrado cada vez mais importante no ambiente organizacional, visando à eficácia e à eficiência, na busca da produtividade e da competitividade, ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu papel. De maneira geral, o papel do administrador no ambiente organizacional é

  • A. ser um facilitador, colaborando para as decisões e ações da empresa, de maneira independente, sem se envolver com o dia a dia da organização.
  • B. examinar cuidadosamente as atividades realizadas para averiguar se foram realizadas de acordo com as disposições planejadas.
  • C. fiscalizar os processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos.
  • D. analisar demonstrações financeiras, revisando procedimentos de controle interno.
  • E. trabalhar com pessoas para alcançar eficientemente os objetivos organizacionais utilizando recursos limitados em um ambiente dinâmico.
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