Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da gestão de processos e da gestão da qualidade nas organizações, julgue os itens subsequentes. Organizações que adotam técnicas de gestão por processos são denominadas verticalizadas, visto que os processos a serem seguidos são definidos sob a perspectiva top down.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.

O nível de motivação varia entre os indivíduos e no mesmo indivíduo em tempos de vida diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às técnicas de fluxogramação, julgue os itens seguintes.

O fluxograma é a técnica de representação gráfica utilizada para representar as operações da organização, suas unidades e as distâncias entre essas unidades ou entre pessoas e equipamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

A criação de metas superestimadas ou superordenadas ocasionam conflitos no trabalho, pois as pessoas percebem que não darão conta de realizar as tarefas para alcançarem os objetivos comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O estilo de liderança autocrático, que enfoca as relações humanas em detrimento da produção e permite a participação das pessoas na tomada de decisões, é próprio de empresas em que há pessoas mais qualificadas que necessitam de precisão nas tarefas executadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão por competências é uma alternativa conceitual e metodológica aos modelos tradicionais de gestão de pessoas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação de desempenho por competência é circunscrita aos aspectos comportamentais do desempenho humano, não devendo ser complementada com outros tipos de avaliação embasada em resultados.

  • B.

    O mapeamento de competências e as etapas da gestão por competências devem iniciar-se na formulação estratégica da organização, no intuito de haver alinhamento entre as competências esperadas e as competências existentes.

  • C.

    A seleção externa de novas competências deve ocorrer apenas nos casos em que as lacunas de competências são grandes, o que revela que a organização não detém as competências esperadas para o desempenho de suas funções.

  • D.

    O desenvolvimento de competências deve ser realizado quando se constata que as lacunas de competências são relativamente pequenas, o que favorece a formação rápida das competências esperadas.

  • E.

    A remuneração por competências baseia-se no pressuposto de que as pessoas que apresentam maior conhecimento e habilidades devem receber melhores compensações, ainda que seu desempenho não esteja de acordo com o esperado.

Processos de agregação de pessoas, denominados processos de provisão e suprimento, que incluem o recrutamento e a seleção de pessoas, são utilizados para reunir novas pessoas na organização. Julgue os itens que se seguem, acerca de recrutamento e seleção de pessoas.

A seleção de pessoas é feita por várias técnicas, como a aplicação de provas de conhecimento ou capacidades, que constitui um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas em frequentes interações e com interesse de conhecer melhor a personalidade e as aptidões daquele com quem interage no processo de seleção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de processos e da gestão da qualidade nas organizações, julgue os itens subsequentes. Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade — que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado — e a qualidade total — instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações vêm desenvolvendo programas de qualidade de vida visando propiciar um ambiente organizacional saudável. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Na implantação de programa de qualidade de vida, deve-se focar unicamente nas necessidades dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão patrimonial, julgue os itens que se seguem.

A venda de veículos por órgão pertencente ao governo federal poderá ocorrer por concorrência, leilão ou convite.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...