Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes. A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das organizações e promover o alcance dos objetivos individuais vinculados ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. No processo de formulação do BSC, comunicar e estabelecer vinculações ajuda no compartilhamento das informações entre os colaboradores, que se esforçarão para estabelecer um alinhamento entre o objetivo estratégico e as metas da organização.
  • B. A qualidade, o tempo, o preço e a funcionalidade dos serviços ofertados ao mercado são referentes genéricos da proposta de valor para a perspectiva financeira do BSC.
  • C. Investir em pesquisa e desenvolvimento constitui uma estratégia de utilização de ativos organizacionais para melhoria de desempenho da perspectiva cliente do BSC.
  • D. No processo de formulação do BSC, esclarecer a visão e a estratégia para todos os níveis da organização é uma desvantagem na perspectiva de aprendizado e crescimento do BSC.
  • E. Na perspectiva financeira do BSC, para que a organização concretize sua visão, é necessário que sua equipe questione-se sobre como a organização pode sustentar a capacidade de mudar e melhorar sua atividade produtiva.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão da qualidade e gestão de processos. O histograma é uma ferramenta de gestão da qualidade utilizada para listar todas as atividades de um processo por meio de apoio gráfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão por competência nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. Caminhos alternativos, flexíveis e adaptáveis para o desenvolvimento de competências resultam de processos de diagnóstico de lacunas de competências nas organizações.
  • B. Na avaliação de competências nas organizações, os questionários, as entrevistas e os grupos focais são as principais técnicas utilizadas, pois proporcionam mensurações mais fidedignas que as demais técnicas.
  • C. Em uma perspectiva processual, os componentes da competência podem ser constituídos por demandas de contexto organizacional, social ou econômico.
  • D. No mapeamento de competências, a construção de descrições longas, constituídas por múltiplas ideias, auxilia na caracterização do espaço ocupacional dos profissionais na organização.
  • E. Competências com maior grau de transversalidade entre as diversas áreas de uma organização configuram-se como emergentes quanto à relevância, bem como gerais quanto à amplitude.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de gestão da qualidade e gestão de processos. O monitoramento da execução de um processo redesenhado tem por finalidade identificar novas oportunidades de melhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento organizacional nas organizações contemporâneas, assinale a opção correta.

  • A. Em uma organização, as metas operacionais e departamentais são estabelecidas de forma exclusiva, respectivamente, para pessoas/equipes e departamentos/divisões.
  • B. Os planos estratégicos representam as etapas de ação, pelas quais uma organização tem intenção de alcançar as metas estratégicas em um espaço de tempo definido.
  • C. As metas táticas auxiliam na execução dos planos estratégicos de uma organização, assim como na realização de parte específica da estratégia organizacional.
  • D. O planejamento estratégico estabelece planos sucessivos de metas e ações que são desempenhadas repetidamente nas organizações, visto que planos de uso único não fazem parte do escopo da estratégia.
  • E. Planos e metas táticas fornecem meios para que a organização responda a situações específicas, como emergências, contratempos ou condições inesperadas.

Com relação a movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens a seguir. O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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