Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O foco no indivíduo, o caráter remediador e a ênfase na produtividade caracterizam as abordagens assistencialistas de qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecimentos, habilidades e atitudes constituem atributos inerentes a qualquer tipo de competência humana. Acerca das competências interpessoais, julgue os itens a seguir.

Diferentemente das competências de natureza técnica, as de caráter interpessoal podem ser desenvolvidas em ciclos de aprendizagem mais encurtados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão patrimonial, julgue os itens subsecutivos.

Para o inventário de material permanente, deve-se considerar o material cuja vida útil estimada seja superior a dois anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

De acordo com as premissas da Teoria Y, concebidas por McGregor, a direção dos comportamentos dentro de uma organização, considerando as concepções antagônicas do comportamento humano, revela que a falta de ambição e o desapreço em assumir responsabilidades está relacionada com a preferência por ser dirigido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos, aos papéis e às funções dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.

De acordo com o modelo de gestão por competências, a atuação estratégica da área de recursos humanos permite o alinhamento das competências pessoais e organizacionais visando ao alcance das metas organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.

A gestão da qualidade total baseia-se no empoderamento (empowerment) das pessoas para que elas tenham autonomia para solucionar os problemas dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de comportamento organizacional e humano pode ser considerada uma das principais fundamentações teóricas inerentes à gestão de recursos humanos, especialmente no que se refere à liderança, ao desempenho, à motivação e à qualidade de vida no trabalho. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Ginástica laboral, torneios, competições e preparação para aposentadoria constituem ações preventivas de qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.

Mediante a curva de aprendizagem, pode-se observar como, ao longo do tempo, as organizações alcançaram resultados que lhe conferiram vantagens competitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao exercício do controle na administração pública, julgue os itens subsequentes.

Considere que um gestor público tenha apresentado ao TCU embargo de declaração contra decisão que o obrigava a efetuar o recolhimento de determinada dívida. Considere, ainda, que o responsável pela decisão recorrida não tenha julgado o embargo até o final do prazo estipulado inicialmente para o pagamento da referida dívida. Nessa situação, o gestor deverá efetuar o pagamento, sendo-lhe garantido o direito à restituição, na hipótese de invalidação posterior da dívida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios gerais e específicos do planejamento estratégico, assinale a opção correta.

  • A.

    Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos.

  • B.

    Segundo o princípio específico do planejamento integrado, todas as atividades envolvidas no planejamento devem ser projetadas para que sejam executadas de forma interdependente.

  • C.

    Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento participativo.

  • D.

    Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade.

  • E.

    Consoante o princípio de maior penetração e abrangência, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa.

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