Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O modelo de espiral do conhecimento explica como ocorre a geração do conhecimento por meio de conversões entre tácito e explícito. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Conhecimento explícito refere-se às crenças e suposições que são usadas para entender e descrever a realidade.
  • B. Internalização é o processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento cultural.
  • C. Não é possível socializar conhecimento tácito, pois isso implicaria compartilhar experiências pessoais para a solução de problemas.
  • D. Na organização, é impossível gerar novos conhecimentos a partir do processo de combinação de conhecimentos explícitos.
  • E. Transformar o conhecimento tácito em explícito envolve uma ação de externalização, que significa tornar o conhecimento tácito em conceitos explícitos.

Sensoriamento, percepção, interpretação, comportamento adaptativo e memória são subprocessos do processo de inteligência organizacional. A respeito dessas fases, assinale a opção correta.

  • A. Na fase de sensoriamento, a organização altera as estratégias, as estruturas e as regras na memória, de acordo com o conhecimento adquirido.
  • B. Na interpretação, a troca de informações entre as pessoas da organização gera novos significados para a própria organização.
  • C. Percepção refere-se à busca de informações relativas aos ambientes externo e interno da organização, de forma estruturada.
  • D. Comportamento adaptativo, que é expresso formal e informalmente, deriva, necessariamente, das interações da organização com o meio.
  • E. Memória diz respeito tão somente à classificação do conhecimento da organização.

A escola pode ser vista como uma organização e, dessa forma, precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto no qual está inserida. Para que isso ocorra, é necessário que ela tenha uma inteligência organizacional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A inteligência organizacional independe do indivíduo; ela acontece em função das informações disponibilizadas em diversos processos e sistemas da organização.
  • B. O conhecimento do indivíduo dentro da organização é o que se denomina inteligência organizacional.
  • C. No processo de inteligência organizacional, foca-se exclusivamente o ambiente interno.
  • D. Inteligência organizacional é entendida apenas como um produto dos múltiplos processos da organização.
  • E. Inteligência organizacional é a capacidade de a organização reunir informações e de criar conhecimento atuando de forma efetiva.

Tendo como referência os conceitos normalmente adotados na gestão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. Informação corresponde a todo conhecimento que o indivíduo coloque à disposição da organização.
  • B. Conhecimento tácito é o conhecimento comum, passível de ser acessado por todos da organização.
  • C. Os dados podem ser transformados em informação e conhecimento, mas não são elementos brutos.
  • D. Os dados podem ser expressos numericamente.
  • E. Conhecimento não pode ser gerado a partir de informações.

A gestão estratégica abrange o levantamento da situação atual da organização, envolvendo a análise das estratégias vigentes, do porta-fólio de produtos e serviços, da vulnerabilidade da empresa frente às ameaças e dos recursos disponíveis, além da avaliação dos resultados obtidos. Nesse sentido, a gestão dos ativos mais importantes para a TI de uma organização, isto é, pessoas, informações, infraestrutura e aplicações, é assegurada pelo(a)

  • A. mensuração de desempenho.
  • B. entrega de valor.
  • C. gestão de riscos.
  • D. gestão de recursos.
  • E. alinhamento estratégico.

As tendências de gestão de pessoas no setor público incluem

  • A. fortalecer a avaliação de desempenho com a criação de incentivos para elevar o desempenho dos servidores e corrigir distorções salariais.
  • B. priorizar a definição de atribuições especializadas para os cargos públicos para que os integrantes das carreiras atuem em órgãos específicos no Poder Executivo.
  • C. rever a política remuneratória das carreiras de nível superior para recompor as perdas acumuladas pela inflação e uniformizar os índices de reajustes.
  • D. instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores.
  • E. estabelecer política de concursos públicos para constituir quadro de reserva que garanta a existência de candidatos habilitados no período de vigência do concurso.

No gerenciamento de crises, um dos principais desafios consiste em enfrentar situações que exigem uma postura organizacional não rotineira. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

  • A. o protocolo de ação do gerenciamento de crises inclui, em sua normatização, o planejamento de contingências.
  • B. a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata.
  • C. a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata.
  • D. a resolução de uma crise demanda criatividade e improvisação, baseando-se em métodos empíricos.
  • E. as ações essenciais ao gerenciamento de crises devem ser definidas no momento em que o evento crítico se apresenta.

Na literatura, ao ser abordado competência em uma perspectiva de desenvolvimento humano nas organizações, competência genérica está definida como aquela que engloba

  • A. aspectos necessários para converter entradas em saídas, como inovação, empreendedorismo, cultura e aprendizagem.
  • B. bens estratégicos intangíveis e fundamentados em conhecimento, associados ao valor dos produtos e serviços para os stakeholders.
  • C. características individuais que envolvam o manejo de tarefas menos rotineiras, programadas e técnicas.
  • D. as capacidades dos gestores de articular uma visão estratégica e comunicá-la a toda a organização.
  • E. todos os recursos físicos, de capital e humanos, conhecimentos que capacitam a organização.

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens a seguir. A estrutura analítica do projeto (EAP) representa hierarquicamente — para baixo e para cima — as áreas de processo da gestão do projeto, bem como atividades, escopo e demais elementos do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens a seguir. O gerenciamento do tempo no projeto ocorre por meio do controle de cronograma, controle este que é um exemplo de atividade do processo de planejamento de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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