Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.

Considere que a missão de determinada empresa pública seja atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, em atividades que envolvam óleo, gás e energia, no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Nesse caso, a competência apresentada por meio dessa missão é a competência básica dessa organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de metodologias de planejamento e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.

A maior parte dos recursos para o financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento deve ser destinada ao pagamento de despesas ligadas aos processos de iniciação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de 74 a 80.

O modelo de gestão por competências é considerado um fator motivacional, já que incentiva o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional pode ser entendido como um campo de estudos acerca do impacto da ação de indivíduos e de grupos e da própria estrutura organizacional sobre o comportamento das pessoas nas organizações. Os conhecimentos nessa área podem subsidiar a formulação de políticas de melhoria da eficácia organizacional. Tendo essas ideias como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à motivação nas organizações.

De acordo com a teoria da equidade, a motivação no ambiente de trabalho ocorre quando um funcionário reconhece que a organização lhe paga salário melhor que a média salarial de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Preocupado com as insatisfações manifestadas no órgão público em que é lotado, relacionadas ao comportamento dos servidores, João, integrante da alta cúpula administrativa do referido órgão, aproveitou a presença de equipe externa de consultoria contratada pela instituição para propor alterações no escopo do projeto de planejamento estratégico, a fim de incluir, na gestão de recursos humanos da instituição, atividades de assessoramento.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 56 a 61.

O empowerment, técnica que consiste na transferência de atividades de planejamento, organização e controle, não é capaz de redefinir o papel do chefe de modo a que este se torne um staff da unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à qualidade do atendimento ao público e às competências do atendente, julgue os itens subsequentes.

A atitude de indiferença do servidor responsável pelo atendimento ao público pode causar impressão de descompromisso ou descaso desse servidor em relação à organização e gerar reclamação por parte do usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.

Se determinado gestor público se destaca pela sua capacitação e pela experiência adquirida em 20 anos de serviços prestados ao órgão, esse gestor possui competência conceitual para o exercício de suas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de 74 a 80.

Uma das vantagens da gestão por competências é a possibilidade de se trabalhar com os recursos humanos estratégicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional pode ser entendido como um campo de estudos acerca do impacto da ação de indivíduos e de grupos e da própria estrutura organizacional sobre o comportamento das pessoas nas organizações. Os conhecimentos nessa área podem subsidiar a formulação de políticas de melhoria da eficácia organizacional. Tendo essas ideias como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à motivação nas organizações.

A crença dos empregados de que os esforços por eles despendidos na execução das atividades e no cumprimento das metas serão recompensados pela organização caracteriza a motivação por autoeficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A análise SWOT é uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelo supervisor técnico de uma organização para a elaboração de plano operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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