Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração, julgue os itens de 124 a 135.
Atribuir uma função quase-judicial às agências reguladoras significa admitir a competência dessas agências já instituídas, para dirimir conflitos de interesse entre agentes que prestam serviços controlados pela agência ou entre esses agentes e os usuários.
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em uma determinada comunidade carente do Distrito Federal cerca de dez mulheres se reúnem diariamente para produzir roupas, acessórios e mantas de "fuxico". Essas mulheres criaram o Clube do Fuxico como forma de obter uma fonte de renda para a família.
O Clube conseguiu financiamento para as necessidades de produção e remuneração das participantes, vínculo do grupo a pequenas lojas e barracas nas feiras, com o objetivo de comercialização dos produtos, e a agregação de produtores de serviços e bens correlatos.
Com base no caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
Se o Clube do Fuxico consegue terceirizar os serviços de moto-taxi, nos horários de pouca demanda, para que a matéria-prima da fornecedora seja recolhida e levada até a unidade de produção, então é correto afirmar que se trata de um encadeamento produtivo vertical, pois este serviço consolida a relação fornecedor-produtor.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A gestão pela qualidade e a gestão de riscos nos serviços de saúde caminham sempre juntas e, inclusive, adotam a mesma lógica donabediana para a estruturação de seu conhecimento. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
Segundo Donabedian, há sete pilares da qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade, eqüidade.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A análise econômica constitui um instrumento importante para a tomada de decisões nas economias de mercado. Utilizando os conceitos básicos dessa análise, julgue os itens subseqüentes.
A existência de sistemas de franquias na área de fast food, por facilitar a administração e a difusão do fluxo de informações mediante o uso de regras preestabelecidas, permite que os franqueados se beneficiem das economias de escala, às quais não teriam acesso caso estivessem fora do sistema de franquias.
Acerca do gerenciamento por diretrizes, julgue os itens a seguir.
Em uma organização que tem como objetivo estratégico desenvolver competências organizacionais em novas técnicas de gestão, a mensuração dos departamentos que implantaram a ferramenta de tecnologia de informação de gestão de projetos é um exemplo de indicador de tendência.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
Angariar informações de vários subsistemas de recursos humanos e orientá-las segundo uma visão sobre o rumo da organização constitui um dos princípios relacionados ao modelo burocrático de gestão de pessoas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.
Considerando a linha evolutiva da gestão da qualidade nas organizações, é correto afirmar que o controle estatístico da produção constitui etapa posterior ao controle total da qualidade.
A respeito da função administrativa de planejamento, julgue os itens que se seguem.
O primeiro passo para o processo de planejamento é desenvolver premissas quanto às condições futuras do mercado, para só então definir os objetivos da empresa.
Julgue os itens subseqüentes a respeito da gestão empresarial.
Se ao analisar determinado processo que apresenta, vez por outra, demora na entrega de um serviço, o analista identifica uma atividade que, ao falhar, provocava interrupções momentâneas de outras atividades e, conseqüentemente, atrasos na saída do processo, então, nesse caso, é correto afirmar que o analista identificou um fator crítico de sucesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...