Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração, julgue os itens de 124 a 135.

Atribuir uma função quase-judicial às agências reguladoras significa admitir a competência dessas agências já instituídas, para dirimir conflitos de interesse entre agentes que prestam serviços controlados pela agência ou entre esses agentes e os usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma determinada comunidade carente do Distrito Federal cerca de dez mulheres se reúnem diariamente para produzir roupas, acessórios e mantas de "fuxico". Essas mulheres criaram o Clube do Fuxico como forma de obter uma fonte de renda para a família.

O Clube conseguiu financiamento para as necessidades de produção e remuneração das participantes, vínculo do grupo a pequenas lojas e barracas nas feiras, com o objetivo de comercialização dos produtos, e a agregação de produtores de serviços e bens correlatos.

 Com base no caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

Se o Clube do Fuxico consegue terceirizar os serviços de moto-taxi, nos horários de pouca demanda, para que a matéria-prima da fornecedora seja recolhida e levada até a unidade de produção, então é correto afirmar que se trata de um encadeamento produtivo vertical, pois este serviço consolida a relação fornecedor-produtor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão pela qualidade e a gestão de riscos nos serviços de saúde caminham sempre juntas e, inclusive, adotam a mesma lógica donabediana para a estruturação de seu conhecimento. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

Segundo Donabedian, há sete pilares da qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade, eqüidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise econômica constitui um instrumento importante para a tomada de decisões nas economias de mercado. Utilizando os conceitos básicos dessa análise, julgue os itens subseqüentes.

A existência de sistemas de franquias na área de fast food, por facilitar a administração e a difusão do fluxo de informações mediante o uso de regras preestabelecidas, permite que os franqueados se beneficiem das economias de escala, às quais não teriam acesso caso estivessem fora do sistema de franquias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do gerenciamento por diretrizes, julgue os itens a seguir.

Em uma organização que tem como objetivo estratégico desenvolver competências organizacionais em novas técnicas de gestão, a mensuração dos departamentos que implantaram a ferramenta de tecnologia de informação de gestão de projetos é um exemplo de indicador de tendência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Angariar informações de vários subsistemas de recursos humanos e orientá-las segundo uma visão sobre o rumo da organização constitui um dos princípios relacionados ao modelo burocrático de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.

Considerando a linha evolutiva da gestão da qualidade nas organizações, é correto afirmar que o controle estatístico da produção constitui etapa posterior ao controle total da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da função administrativa de planejamento, julgue os itens que se seguem.

O primeiro passo para o processo de planejamento é desenvolver premissas quanto às condições futuras do mercado, para só então definir os objetivos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes a respeito da gestão empresarial.

Se ao analisar determinado processo que apresenta, vez por outra, demora na entrega de um serviço, o analista identifica uma atividade que, ao falhar, provocava interrupções momentâneas de outras atividades e, conseqüentemente, atrasos na saída do processo, então, nesse caso, é correto afirmar que o analista identificou um fator crítico de sucesso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...