Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O foco entre os objetivos de treinamento e as necessidades estratégicas da empresa, uma cultura organizacional favorável ao aprendizado e às mudanças são fatores que poderão favorecer a obtenção de retorno dos investimentos em programas de treinamento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O alto investimento em programas voltados para aprendizagem organizacional significa que as empresa estão dispostas a dar espaço para as pessoas aplicarem suas competências e conhecimentos adquiridos.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As operações realizadas pelo departamento de compras em uma organização pública incluem
emissão dos pedidos de compras.
Um administrador do TJDFT transferiu um determinado nível de autoridade para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução de uma tarefa. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Caso ocorra um sério problema na execução da tarefa considerada, a responsabilidade do administrador limitar-seá a indicar quem foi o funcionário que realizou.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com respeito ao mapeamento, modelagem e desenho de processos, julgue os itens subseqüentes.
O Brainstorming se qualifica pelo julgamento a priori de idéias lançadas por um grupo para direcionar ações de melhoria em processos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 95, acerca da cultura organizacional.
As culturas organizacionais caracterizam-se mais conservadoras ou mais flexíveis, dependendo da receptividade à mudança de seus valores e de suas pressuposições básicas.
Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente que, em um primeiro nível, havia uma departamentalização que buscava assegurar o poder e o prestígio das principais atividades básicas, buscando obedecer ao princípio da especialização ocupacional. Já no segundo nível buscou-se propiciar condições favoráveis para a inovação e a criatividade, haja vista serem requeridas cooperação e comunicação dos grupos contribuintes dos setores existentes nesse nível, a saber: gerência da divisão têxtil, gerência da divisão farmacêutica, gerência da divisão química. Acerca do modelo de departamentalização descrito na situação acima, julgue os itens a seguir, à luz dos conceitos, dos fundamentos, das escolas e das metodologias de estruturas organizacionais.
Na situação descrita, o segundo nível caracteriza uma departamentalização funcional.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O foco entre os objetivos de treinamento e as necessidades estratégicas da empresa, uma cultura organizacional favorável ao aprendizado e às mudanças são fatores que poderão favorecer a obtenção de retorno dos investimentos em programas de treinamento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A promoção de um trabalhador, para um novo cargo, pode ser um indicador de que o investimento aplicado em treinamento foi bem empregado.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As operações realizadas pelo departamento de compras em uma organização pública incluem
providências na contratação do transporte das mercadorias adquiridas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Michel Porter, a busca da produtividade, da qualidade e da velocidade disseminou uma quantidade extraordinária de ferramentas e técnicas gerenciais: gestão da qualidade total, benchmarking, competição baseada no tempo, terceirização, parceria, reengenharia e gestão da mudança. Embora as melhorias operacionais daí resultantes muitas vezes tenham sido drásticas, muitas empresas se frustraram com a incapacidade de refletir estes ganhos em rentabilidade sustentada. Porter entende que, a raiz desse problema seria a incapacidade das organizações de distinguir entre eficácia operacional e estratégia. A respeito de eficácia operacional e estratégia julgue os itens subseqüentes.
As diferenças na eficácia operacional são uma importante fonte da diversidade de rentabilidade entre os concorrentes, mas não afetam diretamente as posições de custo relativas e os níveis de diferenciação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 95, acerca da cultura organizacional.
O discurso adotado pelos chefes reflete facilmente a cultura organizacional vigente.
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