Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
O processo de levantamento e documentação de processos é a primeira etapa de uma análise correta dos processos organizacionais visando uma administração técnica dos mesmos.
Sob o ponto de vista de ferramenta de gestão, o planejamento estratégico corresponde à maneira como uma instituição organiza recursos e ações para atingir seus objetivos. Acerca do planejamento estratégico, julgue os seguintes itens.
Uma das ferramentas mais populares em planejamento estratégico é a análise SWOT, que pode ser definida como um processo para identificar, sistematicamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma organização e lidar com fatores externos e internos.
oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
O termo estratégias de RH refere-se aos cursos de ação de RH específicos que a empresa planeja perseguir para atingir seus objetivos, o que requer a união da administração de RS com metas e objetivos da organização.
oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
Os índices de rotatividade são medidas sazonais e relativas que podem ser provocados pela organização para gerar substituições freqüentes e necessárias ao gerenciamento de pessoas.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Rosely trabalha há 5 anos como gerente de relações públicas (RP) de uma organização do estado de Sergipe. A equipe de Rosely utiliza conceitos de diferentes ciências, como psicologia, administração e economia, para legitimar as ações organizacionais de interesse público.
Considerando a situação apresentada acima, julgue os próximos itens.
Considerando a natureza do trabalho de RP, é correto afirmar que Rosely deve praticar ações de marketing no exercício de seu posto funcional na organização.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens relativos a qualidade total.
A qualidade total envolve todas as pessoas, todas as funções e todos os órgãos da empresa, bem como a integração de todas as atividades da organização.
oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
A descentralização das funções de recursos humanos torna-se uma medida necessária em situações de empresas de grande porte como no caso apresentado.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nos conceitos e nas aplicações relativas às finanças das empresas, julgue os itens a seguir.
O retorno sobre o ativo leva em conta o lucro operacional, que, no caso, deve ser o considerado antes da dedução das despesas financeiras, para que seja refletida a influência apenas das decisões de investimento, e não das de financiamento.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens relativos a qualidade total.
Qualidade total é um sistema que envolve toda a empresa e que define a forma de apresentação dos documentos organizacionais e normativos a serem utilizados.
oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados das agências. A supervisora encarregada pela agência visitada por João Henrique disse-lhe, confidencialmente, que algo estava errado nessa agência. Segundo ela, a rotatividade de empregados estava muito elevada e não havia tempo suficiente para trabalhar com os novos empregados, devido às visitas a clientes e aos empréstimos a serem feitos. Além disso, os supervisores das agências contratavam os empregados sem se comunicar com o escritório central ou com outras agências.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
Os alinhamento da área de gestão de pessoas com as metas e os objetivos estratégicos da organização é preceito fundamental para a gestão por competências.
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