Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.
As funções devem ser distribuídas de forma a assegurar equilíbrio na organização e evitar: duplicidade, omissão de funções essenciais e supervalorização de funções secundárias.
Quanto aos conceitos relacionados com o planejamento e o controle da produção (PCP), julgue os itens seguintes. O planejamento é o processo de decisão sobre ações futuras de uma empresa. À direção cabe a emissão de ordens, ou seja, dar instruções àqueles que devem trabalhar de acordo com o plano; ao controle cabe comparar o resultado real com o planejado e informar quais as variações verificadas àqueles que estão em condição de empreender ações corretivas.
Acerca de técnicas que possibilitam o desenvolvimento e a análise de processo de produção, julgue os próximos itens. Fluxogramas descrevem a seqüência de atividades de um processo organizacional, por meio de simbologia padronizada que adota, entre outros símbolos, retângulos para representar atividades, losangos para representar pontos de decisão e setas para indicar o sentido do fluxo.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do assunto abordado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
I Para evitar distorções na recepção da mensagem e impedimentos à sua transmissão, deve-se evitar a ocorrência de fatos geradores de ruídos e de interferências na comunicação.
II Autocrítica e revisão das próprias mensagens, apresentação clara das idéias, estruturação lógica da mensagem, seleção da forma mais elaborada e da linguagem mais sofisticada para a mensagem são meios para melhorar a comunicação de forma geral.
III O encaminhamento de dúvidas ao emissor de uma mensagem a respeito do seu conteúdo é uma forma de feedback.
IV A comunicação organizacional, por estar embasada em padrões de escrita e estruturas preestabelecidas de mensagem, independe da qualidade da comunicação pessoal.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca de técnicas que possibilitam o desenvolvimento e a análise de processo de produção, julgue os próximos itens. Os recursos gráficos dos fluxogramas permitem uma descrição simples de processos com grande complexidade e divergência.
Acerca do processo de compras, julgue os itens seguintes.
Planejamento inadequado, falta de controle no consumo e má administração dos estoques são fatores que podem levar a unidade responsável por compras a tomar atitudes prejudiciais à empresa.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um gerente de loja definiu a abertura de processo de recrutamento para os cargos de caixa e de estoquista. Para tanto, ele pretende buscar, no mercado, empregados que tenham grande experiência nesses cargos, oferecendo-lhes um salário acima da média do mercado. Nessa situação, é correto afirmar que, por se tratar de empregados já integrantes do setor considerado, tal processo pode ser categorizado como um recrutamento interno de candidatos aplicados em outras empresas.
Acerca de técnicas que possibilitam o desenvolvimento e a análise de processo de produção, julgue os próximos itens. Derivado dos fluxogramas usados na gestão de processos industriais, o service blueprint se diferencia desses, pois considera o aspecto da interação com o consumidor.
A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O planejamento estratégico de recursos humanos tem forte influência sobre os planos de negócio da organização e visa encontrar meios de atender às necessidades organizacionais inerentes às pessoas.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Cláudio é gerente de uma organização e, nessa condição, o responsável pelo processo de seleção de cargos. Nessa situação, será Cláudio quem irá comparar as especificações dos cargos a serem ocupados e as características dos candidatos, o que pode ser feito por meio de entrevista e análise de currículo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...