Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere aos conceitos de gestão empresarial e viabilidade, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria das vezes, o aumento da produção de um bem ou serviço requer um custo ou sacrifício. Esse é exatamente o conceito de custo de oportunidade.

  • B.

    Receita marginal é o diferencial de taxa de desconto entre o custo de oportunidade e o custo decorrente da produção de uma unidade adicional de produto.

  • C.

    Um conceito importante de planejamento financeiro e operacional é o conceito de elasticidade da receita total, definido como o percentual da mudança da receita total dividido pelo percentual de mudança do custo total.

  • D.

    O custo total pode ser definido como a soma dos custos fixos totais, mais os custos variáveis totais, mais os custos invisíveis totais.

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Na liderança participativa, o líder articula-se com a equipe ou com múltiplos parceiros, realizando alianças e negociações por meio do compartilhamento de decisões em busca do atingimento das metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma organização não-governamental ligada à área de saúde identificou, em recente pesquisa, na região, que, entre os adolescentes, o consumo de alimentos mais leves, como saladas, produtos lights e diets, com baixo nível de calorias, estava com alta tendência no mercado. Nessa situação, a organização Sanduíche e Cia. não será impactada, visto que seu público não se limita aos adolescentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Sorvetes não proporcionam o nível de lucratividade desejado pela Sanduíche e Cia. Apesar disso, após sugestões de clientes, a empresa decidiu incluir esse produto entre os produtos que oferece. Nessa situação, a atitude adotada pela empresa está em consonância com a tendência de mercado de que se deve satisfazer os clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Perda de controle, excesso de conflitos, perda de autoridade e responsabilidades negligenciadas são indicativos de problemas de direção.

  • B.

    Empowerment não pode ser considerado como simples delegação, pois pressupõe adicionalmente a criação ou o fortalecimento do poder para atuar das pessoas que receberam as novas responsabilidades.

  • C.

    Amplitude de controle consiste na quantidade de subordinados que podem ser administrados por uma pessoa. A amplitude ideal de controle depende apenas da quantidade de subordinados e de chefes.

  • D.

    Segundo as modernas visões de controle, o controle da estratégia deve considerar se a estratégia está sendo implementada conforme estabelecido e se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado.

Em relação aos processos e conceitos de controle, assinale a opção correta.

  • A.

    Três problemas confrontam de forma imediata o gerente que deseje projetar um sistema de controle: o que, como e quando medir.

  • B.

    Uma questão crucial na determinação do que mensurar é quem irá sistematizar as informações coletadas.

  • C.

    A mensuração deve ser sempre por amostragem, uma vez que esse método é muito eficiente para que o controle seja preciso e econômico ao mesmo tempo.

  • D.

    Em relação a quando medir, o controle de final de processo é o mais importante para a certificação da qualidade do processo como um todo, e o que aponta as necessidades de ajuste em toda a linha de produção.

Quanto à avaliação de projetos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O método do valor presente líquido, que é um dos principais métodos para a escolha de um entre vários projetos, consiste na avaliação dos fluxos de caixa descontados a determinada taxa que equivale ao custo de oportunidade do capital.

  • B.

    Entre dois projetos concorrentes, o de maior atratividade é o de menor valor presente líquido, pois esse critério indica o projeto de retorno mais rápido.

  • C.

    O método do payback, apesar de usar cálculos simples, é o menos utilizado na avaliação de projetos, pois ignora o valor do dinheiro no tempo.

  • D.

    Na avaliação de projetos com o método do valor presente líquido, podem ser utilizadas várias taxas de desconto. Isso ocorre porque o risco do empreendimento pode e deve ser precificado ao descontar-se o fluxo de caixa.

Julgue os itens abaixo, relativos à ética no serviço público e à qualidade no atendimento ao público.

I Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu caráter público.

II O princípio da impessoalidade, na administração pública, vem acompanhado dos valores da igualdade e da imparcialidade, ou seja, todos têm o mesmo valor como cidadãos e merecem o mesmo tratamento, exceto os casos mais peculiares, que devem ser considerados de forma parcial.

III Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público é um dos principais deveres do servidor público.

IV Permitir a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, é agir contra a ética.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética. João, empregado com histórico de excelente produtividade, vem demonstrando falta de motivação no trabalho por sentir que tem potencial e conhecimento para fazer muito mais que o que lhe vem sendo atribuído. Nessa situação, uma das soluções possíveis para o problema de João é o enriquecimento de seu cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.

Entre as técnicas não-matemáticas de previsão de consumo, a projeção que admite que o futuro será repetição do passado e a explicação que relaciona os quantitativos com alguma variável cuja evolução é conhecida ou previsível são as mais utilizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...