Questões de Administração da CONESUL Fundação de Desenvolvimento

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A Organização Formal determina a espécie de interação de um grupo de trabalho. Esta interação é facilitada, quando

  • A.

    existe um corpo de normas bem estabelecidas.

  • B.

    existe um bom salário.

  • C.

    os funcionár ios se compor tam de maneira adequada.

  • D.

    estão corretas as alternativas "a" , "b" , e "c" .

  • E.

    estão incorretas as alternativas "a" , "b" e "c" .

O conjunto de características de todo produto e serviço, ou relação planejada, praticada e verificada, visando superar as expectativas de satisfação das pessoas envolvidas denomina-se

  • A. planejamento.
  • B. controle.
  • C. emporwerment.
  • D. ciclo pdca.
  • E. qualidade.

Motivação ou Motivo, refere-se a um estado interno que resulta de uma necessidade que ativa ou desperta o comportamento para atender a esta necessidade. De acordo com o psicólogo humanista ABRAHAM MASLOW, os seres humanos nascem com 5 (cinco) sistemas de necessidades, dispostas em hierarquia conforme o esquema abaixo:

Disponha os 5 (cinco) sistemas de necessidade conforme a hierarquia constante no esquema, escolhendo a resposta correta.

  • A.

    1. necessidades fisiológicas -2. necessidade de estima -3. Necessidade de amor- 4. necessidade de segurança -5. necessidade de auto-realização;

  • B.

    1. necessidade de segurança- 2. necessidade de auto-realização- 3. necessidade amor -4. necessidade de estima -5. necessidades fisiológicas;

  • C.

    1. necessidade de estima -2. necessidade de amor- 3. necessidade de segurança -4. necessidade de auto-realização -5. necessidades fisiológicas;

  • D.

    1. necessidade de amor -2. necessidade de estima -3. necessidades fisiológicas- 4. necessidade de segurança- 5. necessidade de auto-realização;

  • E.

    1. necessidade de auto-realização- 2. necessidade de estima- 3. necessidade de amor- 4. necessidade de segurança -5. necessidades fisiológicas.

O planejamento estratégico está voltado para o

  • A. curto prazo e envolve cada departamento da organização.
  • B. futuro e envolve cada operação da organização.
  • C. médio prazo e envolve cada operação da organização.
  • D. longo prazo e envolve a empresa como totalidade.
  • E. curto prazo e envolve cada operação da organização.

Tem como escopo a manutenção da empresa em continuidade de operações, trabalhando, portanto, com as decisões de horizonte de longo prazo. Pode ser considerado como a principal etapa do processo de tomada de decisão.

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima.

  • A. Planejamento Financeiro.
  • B. Planejamento Administrativo.
  • C. Planejamento Tático.
  • D. Planejamento Operacional.
  • E. Planejamento Estratégico.

Os custos associados com a obtenção e manutenção da qualidade em uma organização, tanto em manufatura quanto em serviços são chamados de

  • A. custos principais.
  • B. custos da qualidade.
  • C. custos sistemáticos.
  • D. custos de serviços principais.
  • E. custos obrigatórios.

Um dos desafios da Moderna Administração de Recursos Humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que

  • A. os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.
  • B. embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
  • C. cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
  • D. a qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
  • E. elementos comportamentais não precisam ser considerados em projetos de cargo que busquem a al ta qual idade de vida no trabalho.

Conforme o TQC, os pequenos grupos de trabalhadores que são formados espontaneamente com o objetivo de estudar problemas que envolvam, por exemplo, a qualidade do produto, manutenção, redução de custo e segurança, propondo soluções viáveis à companhia, denominam-se

  • A. grupos principais.
  • B. times de operacionalidade.
  • C. círculos de controle da qualidade.
  • D. grupos semi-geridos.
  • E. equipes de auto-gestão.

A departamentalização por produtos ou serviços é mais indicada quando

  • A. há necessidade de muita cooperação interdepartamental, quando a preocupação básica é o produto ou serviço e os diversos departamentos precisam sujeitar-se ao objetivo principal que é o produto.
  • B. a empresa precisa auto-avaliar-se profundamente, utilizando meios de controle administrativo e organizacional.
  • C. a satisfação do cliente ou usuário é a principal meta da organização.
  • D. as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende especificamente do seu ajustamento às condições locais ou regionais.
  • E. a empresa busca atingir novos mercados.

O planejamento estratégico de uma empresa prevê um aumento de 20% (vinte por cento) da participação de mercado do seu produto car ro-chefe nos próximos dois anos. É fundamental que se repasse esta informação para a área de Recursos Humanos para que seja

  • A. planejada a demanda futura de Recursos Humanos.
  • B. calculada a rotatividade de pessoal.
  • C. feito um inventário de aptidões de Recursos Humanos.
  • D. programada a política de férias.
  • E. analisada a taxa de absenteísmo organizacional.
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