Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Constituem-se em linhas básicas que a avaliação de desempenho deve atender, EXCETO:

  • A. A avaliação de desempenho deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, mas, também, o alcance de metas e objetivos.
  • B. A avaliação deve ser utilizada como uma situação de recompensa ou punição do desempenho, devendo ser baseada em fatores de avaliação que não agregam valor a ninguém.
  • C. A avaliação deve ser aceita pelo avaliador e pelos avaliados, devendo ambas as partes estarem de acordo para que a avaliação traga benefícios para a organização e para o funcionário.
  • D. A avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo, e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho, devendo concentrar-se em uma análise objetiva e não subjetiva.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. V, V, F, F.

“Fenômeno que depende de numerosos fatores para existir, dentre eles, o cargo em si, ou seja, a tarefa que o indivíduo executa, as características individuais e, por último, os resultados que este trabalho pode oferecer; é uma força que se encontra no interior de cada pessoa, estando geralmente ligada a um desejo e, dessa forma, suas fontes de energia estão dentro de cada ser humano.” Trata-se de

  • A. liderança.
  • B. delegação.
  • C. motivação.
  • D. descentralização.

Para construir a aprendizagem nas organizações são necessárias algumas disciplinas para fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e renovação contínuas, a saber: aprendizagem de equipes; domínio pessoal; modelos mentais; pensamento sistêmico; e, visão compartilhada. Acerca dos modelos mentais, é correto afirmar que se trata de uma disciplina de

  • A. interação grupal, onde a aprendizagem é feita através de técnicas, como diálogo e discussão, para desenvolver o pensamento coletivo.
  • B. reflexão e habilidades de questionamento, que focaliza o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas.
  • C. aspiração que envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar, como indivíduos em um alinhamento realístico com o estado atual de suas vidas.
  • D. aprendizagem, por meio da qual as pessoas aprendem melhor, compreendendo a interdependência e a mudança para lidar de forma eficaz com as forças que produzem efeitos em suas ações.

De acordo com as abordagens de entrevistas aplicadas em trabalhos com grupos ou não, analise.

I. Nas entrevistas não estruturadas, o entrevistador segue o informante, mas faz perguntas ocasionais para ajustar o foco ou para clarificar aspectos importantes. O pesquisador tem, geralmente, um guia com os tópicos a serem cobertos na entrevista, mas não uma ordem para perguntar sobre esses tópicos.

II. Nas entrevistas semiestruturadas, o entrevistador quer ter certeza que ele faz as mesmas perguntas para cada informante. As perguntas estão claramente definidas.

III. Nas entrevistas estruturadas, o entrevistador segue um roteiro de perguntas para garantir que todos os tópicos de interesse sejam abordados; entretanto, de acordo como a personalidade do grupo, pode‐se trocar alguns temas.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento pessoal burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes à organização e fundamentais para o sucesso desta. Se antes essa área se envolvia apenas com os processos administrativos formais, hoje, ela tem um papel muito importante nas organizações, um papel estratégico. Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:

1. Provisão.

2. Aplicação.

3. Remuneração.

4. Desenvolvimento.

5. Manutenção.

6. Monitoração.

Relacione adequadamente os processos apresentados com os tópicos a seguir.

( ) Relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho.

( ) Recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível.

( ) Salários, programas de incentivos, benefícios têm muito a ver com a valorização do trabalhador.

( ) Ações de treinamento, formação e educação. Para que a organização seja competitiva é necessário investir na qualificação das pessoas, pois são elas que trazem os resultados esperados.

( ) Atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, frequência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos.

( ) Envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois se refere aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 6, 5, 4, 3.
  • B. 2, 6, 5, 4, 3, 1.
  • C. 5, 1, 3, 4, 6, 2.
  • D. 6, 4, 5, 1, 3, 2.

A empresa Transportes Urbanos Ltda. precisa contratar profissionais da área de gestão para ocuparem vagas em vários departamentos, visando à melhoria dos serviços prestados pela empresa. O gestor de recursos humanos da empresa solicitou às escolas e às universidades da região onde a empresa atua um espaço para divulgação da existência das vagas. Levando em consideração os meios de recrutamento, que tipo de recrutamento o gestor de recursos humanos optou para divulgar a existência das vagas ao utilizar escolas e universidades?

  • A. Misto.
  • B. Interno.
  • C. Externo.
  • D. Organizacional.

“A questão do conflito nas organizações nasceu verdadeiramente com a eclosão de um pensamento nitidamente administrativo. Antes dos primórdios da era industrial, a ‘nova aristocracia’, representada pelos empresários, considerava os trabalhadores como membros de uma classe social inferior e tratava os conflitos potenciais como relação pura e simples de dominação‐submissão que se enraizou por toda hierarquia administrativa. Ao longo dos anos, 3 visões evoluíram com relação à forma de ver o conflito nas organizações: a racional, a humanística e a interacionista do conflito.” Considerando o fragmento do texto, relacione adequadamente as visões citadas com as afirmativas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 1.

Nos primórdios da Administração, 3 teorias são consideradas pioneiras: administração científica, teoria clássica e teoria das relações humanas. Analise as afirmativas relacionadas a essas teorias.

I. A administração científica objetivava o aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho dos operários.

II. A teoria clássica da administração enfatizava a estrutura através da análise da organização.

III. O estudo da motivação humana, a liderança e a comunicação são decorrências da teoria das relações humanas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. (Malvezzi, 1997.)

Fatores como motivação, expectativas, valores, conformismos, além das teorias de comportamento organizacional, começaram a ser relacionados com o desempenho, o que justificou a divisão da capacitação profissional em 2 processos distintos: treinamento e desenvolvimento. Sobre treinamento e desenvolvimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas significa apenas dar mais informações e desenvolver habilidades, sem necessariamente apresentar‐se com identificação da empresa.
  • B. O desenvolvimento é identificado com a ampliação de potencialidades, tendo em vista o acesso à hierarquia de poder, ou seja, a capacitação do indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder.
  • C. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas tem por missão ensiná‐las a pensar, a reelaborar e a fazer autocrítica. Os indivíduos não só precisam saber “como fazer”, mas também conhecer o “porquê do como fazer”.
  • D. O treinamento oferece oportunidades para que as pessoas possam frequentemente refletir sobre seus significados e exercitar seu lado crítico, profissionalizando‐se, assim, diante das circunstâncias empresariais e de seu projeto de vida.
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