Questões de Administração da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de Administração da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) busca mensurar a qualidade da educação no país, sendo calculado a partir da taxa de rendimento escolar e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos anos iniciais, Alagoas aparece com escore de 4,7, referente ao ano de 2015. Com base nas informações apresentadas no texto e na complexidade dos indicadores, o IDEB pode ser considerado um indicador

  • A. analítico, composto e direcionador.
  • B. analítico, simples e direcionador.
  • C. analítico, composto e resultante.
  • D. sintético, composto e resultante.
  • E. sintético, simples e resultante.

O Balanced Scoredcard está sendo crescentemente incorporado nas organizações para gerenciar suas estratégias definidas no planejamento. O princípio que fundamenta seu funcionamento é a de

  • A.

    restringir o conhecimento dos objetivos críticos à diretoria.

  • B.

    descrever a estratégia em termos operacionais.

  • C.

    focalizar nos resultados financeiros.

  • D.

    transformar a estratégia em uma atividade especializada.

  • E.

    estabelecer metas genéricas.

Considerado um “instrumento que representa a organização de etapas de um processo, facilitando sua leitura técnica com a utilização de simbologias, auxiliando na comunicação entre unidades, criando um legado organizacional e mantendo sua comunicação atualizada” (Prevé: 2006), o conceito tratado pelo autor Altamiro Damian Prevé remete a que tipo de ferramenta?

  • A.

    Layout.

  • B.

    Quadro de distribuição do trabalho (QDT).

  • C.

    5W1H.

  • D.

    Fluxograma.

  • E.

    Formulário.

De acordo com Greg Hutchins, a qualidade está relacionada à satisfação de muitos detentores de participações numa organização, incluindo comunidade, fornecedores, acionistas, empregados e gerência. Dados os itens seguintes quanto aos elementos da qualidade total,

I. Foco no cliente.

II. Liderança.

III. Excelência de produtos/processos.

IV. Envolvimento dos funcionários.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II e V, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

A Estrutura Formal de uma organização pode ser encontrada sob diferentes formatos. A forma gráfica que explicita essa estrutura formal é conhecida como

  • A.

    manuais de procedimentos.

  • B.

    descrição de cargos.

  • C.

    organograma.

  • D.

    instruções.

  • E.

    comunicados.

Bateman e Snell conceituam planejamento como “processo consciente, sistemático de tomar decisões sobre metas e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro”. Nesse sentido, é possível afirmar que o planejamento se caracteriza como

  • A.

    definição imutável de metas e resultados a serem atingidos no futuro.

  • B.

    resposta informal ou casual a uma crise.

  • C.

    processo decisório da gestão superior de uma organização dissociada da experiência dos demais colaboradores.

  • D.

    esforço intencional que é direcionado e controlado por gerentes.

  • E.

    base para se compreender os resultados organizacionais passados.

Para estabelecer uma estratégia coerente e responsável, uma organização procede a uma análise minuciosa de suas competências essenciais que, segundo Bateman e Snell são entendidas como “habilidades e/ou conhecimentos singulares de uma organização que lhe confere uma vantagem sobre os concorrentes”. Essas competências essenciais valem-se de recursos internos que podem ser considerados como

I. Raros.

II. Imitáveis.

III. Organizados.

IV. Valiosos.

Assim, verifica-se que está(ão) incorreta(s)

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

A simples formulação de uma estratégia não se tem mostrado suficiente para a garantia do sucesso organizacional. Os gerentes têm percebido crescentemente que essas estratégias estabelecidas podem sofrer barreiras silenciosas à sua implementação. Assinale a opção apresentada a seguir que descreve uma exceção a esses inimigos silenciosos.

  • A.

    Inadequação dos gerentes inferiores em nível de habilidades e desenvolvimento.

  • B.

    Comunicação vertical eficiente.

  • C.

    Estratégia obscura e prioridades conflitantes.

  • D.

    Estilo de gerência sênior de cima para baixo.

  • E.

    Coordenação deficiente entre funções, empresas ou fronteiras.

Para elaborar um fluxograma de processos, é necessário utilizar figuras geométricas que possuem significados específicos. Relacione as figuras com seu significado, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

  • A.

    1 – 3 – 4 – 2

  • B.

    1 – 2 – 3 – 4

  • C.

    2 – 3 – 4 – 1

  • D.

    4 – 1 – 2 – 3

  • E.

    3 – 4 – 2 – 1

Para se estabelecer a estratégia de uma organização, é preciso o estabelecimento de cenários alternativos sobre os quais os gestores poderão decidir sobre os caminhos futuros a serem trilhados. Na elaboração dos cenários possíveis é de se esperar que haja

  • A.

    melhoria de pontos fracos e ameaças.

  • B.

    potencialização de pontos fortes e oportunidades.

  • C.

    desvios frente a oportunidades e ameaças.

  • D.

    manutenção de pontos fortes e ameaças.

  • E.

    erradicação de pontos fracos e oportunidades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...