Questões de Administração da Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC)

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Assinale a alternativa correta em relação às características do Planejamento Estratégico Situacional.

  • A. Predições únicas.
  • B. Plano por setores.
  • C. Os sujeitos são agentes.
  • D. Várias apostas em cenário.

Marcelo Paranhos é administrador da prefeitura Municipal de Recanto do Sul e sempre foi avaliado como um excelente gestor. Sua postura democrática sempre foi motivo de satisfação e respeito dos seus subordinados e colegas de trabalho. Considerando o modelo de gestão de Marcelo Paranhos, pode-se afirmar que ele

  • A. participa de forma mínima das decisões grupais ou individuais.
  • B. fixa as diretrizes e objetivos a serem atingidos, sem a participação do grupo.
  • C. não avalia e nem controla os acontecimentos, deixando isso a cargo dos empregados.
  • D. permite que a divisão de tarefas possa ser discutida pelo grupo de trabalho.

No contexto do planejamento empresarial, as políticas podem ser identificadas como um desdobramento da hierarquia de objetivos das organizações. Dessa forma, pode-se definir as Políticas da organização como:

  • A. Afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa.
  • B. Princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização, servindo para balizar os meios adequados para canalizar as decisões.
  • C. Regras ou regulamentos que asseguram que os procedimentos e o curso de ação ou de conduta na organização sejam seguidos fielmente.
  • D. Modos pelos quais os programas deverão ser executados ou realizados, prescrevendo uma sequência de tarefas requeridas para realizar determinado trabalho.

“A partir da Teoria Comportamental, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional”. (CHIAVENATO, 2003, p. 370). Podem ser apontados como pressupostos básicos do Desenvolvimento Organizacional, EXCETO

  • A. A melhoria da eficácia organizacional.
  • B. A burocratização dos processos.
  • C. A necessidade contínua de adaptação.
  • D. A interação entre indivíduo e organização.

A Gráfica Nacional Ltda. apresentou as seguintes informações referentes à movimentação de estoques do papel Metalfolha A2, durante o mês de maio de 2015.

O estoque inicial do produto em 1/5/2015 foi de 8 unidades a R$ 50,00 cada uma. Utilizando o Método PEPS de avaliação de estoques, identifica-se que o estoque final do produto em 30/5/2015, em R$, corresponde a:

  • A. 106,00.
  • B. 103,75.
  • C. 104,00.
  • D. 112,00.

A Consultora Denise Drumond foi contratada para implementar um Sistema de Informações Gerenciais no Hospital Municipal de Timóteo-PA. Depois de três meses de dedicação ao projeto, Denise identificou que o trabalho não estava obtendo êxito, devido ao excesso de formalismo nas atividades da instituição; à resistência dos servidores à mudança; à superconformidade às rotinas e procedimentos; à internalização das regras e ao forte apego aos regulamentos. Ao identificar essas características, podemos afirmar que o problema está relacionado à/às/aos

  • A. pouca motivação dos servidores.
  • B. racionalidade ilimitada dos servidores.
  • C. disfunções da burocracia.
  • D. princípios da Organização Racional de Trabalho.

Considerando os aspectos referentes aos tipos de organização, observe as afirmativas:

I - A principal característica da organização linear é a autoridade única e absoluta do superior sobre os seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando.

II - Na organização funcional, as comunicações entre os órgãos ou cargos na organização são efetuadas diretamente, sem necessidade de intermediação.

III - A organização linear proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos e cargos da organização.

IV - A organização funcional separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução, havendo uma especialização de cada uma dessas funções.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. I e IV, apenas.

Ao avaliar os indicadores econômico-financeiros de uma organização, deve-se considerar:

  • A. Os indicadores de rentabilidade visam medir a capacidade de pagamento de uma empresa, ou seja, sua habilidade em cumprir corretamente suas obrigações passivas assumidas.
  • B. Os indicadores de liquidez visam avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros que melhor revelem suas dimensões.
  • C. Os indicadores de liquidez geral revelam o retorno produzido pelo total das aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos.
  • D. Os indicadores de endividamento e estrutura são utilizados, basicamente, para aferir a composição das fontes passivas de recursos de uma empresa.

Entre as técnicas de administração de materiais, o Kanban pode ser definido como:

  • A. Técnica que consiste em selecionar fornecedores e garantir qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos na fábrica do fornecedor.
  • B. Técnica que busca aperfeiçoar seus sistemas de produção, utilizando o conceito de “empurrar” a produção a partir da oferta de produtos aos clientes, produzindo no tempo e quantidades necessárias.
  • C. Técnica de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo.
  • D. Técnica desenvolvida para focalizar a atenção nas restrições de capacidade ou gargalos da produção, focalizando a parte crítica do processo de produção.

Carla Patrícia é a nova diretora da Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Caldas Formosas-MS. Ao assumir o cargo, a servidora resolveu romper com a visão clássica gerencial do antigo gestor e implementar uma visão mais sistêmica naquela instituição. Nesse sentido, é possível identificar que a gestão de Carla Patrícia pretende:

  • A. Aumentar a eficiência das pessoas a partir da divisão do trabalho e definição dos cargos.
  • B. Desenvolver um pensamento mais sintético e abrangente das situações organizacionais.
  • C. Adotar um pensamento mais analítico e cartesiano, sinônimo da visão total da organização.
  • D. Otimizar os resultados da empresa, baseando-se nos estudos e princípios da relação de causa e efeito.
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