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Administração - Novas Abordagens da Administração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Para o cientista social Amitai Etzioni, há três tipos ou categorias de organizações e cada tipo de organização é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas. A respeito destas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
Nas organizações manipulativas, a coerção ou força física é o principal meio de controle sobre os participantes operacionais, que não detém o poder, chamados por Etzioni de participantes de nível mais baixo.
Nas organizações normativas, os participantes internalizam orientações aceitas como válidas, ou seja, o objetivo é realizar a missão ou tarefa em que os participantes acreditam.
Liderança, rituais, manipulação de símbolos sociais e de prestígio estão entre as técnicas de controle mais importantes das organizações coercitivas.
Nas organizações coercitivas, o objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários.
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Baseado na afirmativa acima, assinale a alternativa CORRETA:
o trabalho toma considerável tempo apenas dos esforços das pessoas.
as organizações não dependem diretamente das pessoas para operar, produzir, atender seus clientes e competir no mercado.
as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais.
as organizações são capazes de existir sem pessoas que lhes dão vida.
Para Idalberto Chiavenato, a gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Com relação aos seis processos básicos da Gestão de Pessoas, assinale (F) para as Falsas e (V) para as Verdadeiras:
( ) Processos de agregar pessoas: são os processos de recrutamento e seleção de pessoas.
( ) Processos de aplicar pessoas: são os processos de desenhos de cargos e avaliação de desempenho.
( ) Processos de recompensar pessoas: são os processos de disciplina e relações com sindicatos.
( ) Processos de desenvolver pessoas: são os processos de treinamento e desenvolvimento.
( ) Processos de manter pessoas são os processos de remuneração, benefícios e serviços.
( ) Processos de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas.
A alternativa CORRETA de cima para baixo é:
V, V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V, V.
F, F, V, V, V, V.
Nenhuma das alternativas anteriores.
De acordo com CHIAVENATO, a Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: as pessoas como seres humanos; as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; e as pessoas como parceiras da organização. Pessoas como parceiras da organização são:
dotados de personalidade própria, profundamente diferente entre si, com uma história particular e diferenciada.
ativadores inteligentes de recursos organizacionais: como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.
capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. As pessoas fazem investimentos na organização, como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc.
possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A visão de que uma organização é um sistema composto de subsistemas e delineado por limites identificáveis em relação ao seu supra-sistema ambiental refere-se especificamente à teoria:
das relações humanas.
comportamental.
da contingência.
neoclássica.
Segundo o livro Mercator XXI, o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, quais sejam:
conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.
evitar conversar prolongadas com o cliente e impor suas ideias a eles.
conhecer bem o produto e divulgar as necessidades da empresa.
conhecer bem o cliente, saber convencer e fazê-lo escutar quais as suas necessidades da empresa.
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