Lista completa de Questões de Administração da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração Contábil - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
3 5 1 2 4
5 3 1 2 4
5 4 3 2 1
3 2 4 1 5
5 1 4 2 3
Administração - Administração Contábil - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
todas as afirmativas são falsas;
somente a afirmativa IV é falsa;
somente a afirmativa I é verdadeira;
somente as afirmativas II e IV são falsas;
somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Para Chris Argyris, a aprendizagem organizacional ocorre em duas condições. A primeira se dá quando a organização obtém uma correspondência entre seu plano de ação e o resultado real obtido. A segunda condição ocorre quando uma defasagem entre o objetivo pretendido e o resultado alcançado é identificada e corrigida. A respeito da aprendizagem organizacional, marque a afirmativa correta:
a tecnologia da informação vem desestimulando o aprendizado nas organizações intensivas em conhecimento;
a aprendizagem organizacional independe do comprometimento do grupo, enfocando somente o nível individual do desempenho grupal;
na prática, é impossível estabelecer conexões entre o aprendizado organizacional, a tecnologia da informação e a gestão do conhecimento;
a tecnologia da informação desempenha um papel crucial no intuito de ampliar a aceitação e a prática do aprendizado nas organizações;
a aprendizagem organizacional ocorre por meio de equipes, através das quais ocorre a combustão do pensamento coletivo capaz de mobilizar espontaneamente a fé e a energia alcançar metas fluidas e individuais.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma empresa ferroviária que realiza o transporte de passageiros na região centro-oeste do Brasil demandou a seus especialistas em marketing que incrementassem o composto mercadológico ofertado pela organização a seus públicos, de forma a melhor atender seus clientes e, por conseguinte, aumentar suas receitas. Assinale a alternativa que apresenta uma ação de marketing interno que pode ser aproveitada pela empresa:
criar um perfil para a empresa nas mídias sociais com o intuito de conquistar as novas gerações de consumidores;
redecorar os vagões dos trens da companhia de maneira a aumentar o espaço interno para acomodar melhor os passageiros;
veicular na mídia impressa uma campanha publicitária destinada a divulgar os serviços de transporte oferecidos para os clientes que apresentam necessidades especiais;
oferecer aos funcionários de contato com o público externo da companhia um amplo programa de treinamento, de modo a capacitá-los a interagir com os consumidores da empresa;
lançar uma campanha de promoção de vendas para fidelizar seus clientes por meio de um programa de relacionamento que conceda uma viagem gratuita a cada dez passagens adquiridas pelos consumidores cadastrados.
Administração - Preço - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Por meio de estratégias de preços discriminatórios ou diferenciados, as empresas podem ajustar seus preços básicos para acomodar diferenças entre clientes, produtos, locais e assim por diante. Uma organização pode, por exemplo, praticar preços que variam de acordo com o dia, a hora ou a temporada. Por exemplo, a loja de chocolates Bombonzão pratica preços mais baixos para os bombons de licor nos dois primeiros dias úteis da semana, para estimular os clientes a comprar seus produtos nos dias em que a procura é menor. A companhia ferroviária Viajandão pratica preços mais elevados em suas passagens de trem nas três primeiras horas da manhã, já que a demanda tem superado amplamente a oferta no início do dia. A estratégia de preços praticada tanto pela Bombonzão quanto pela Viajandão é denominada:
preços por período;
preços de imagem sazonal;
preços por versão de produto;
preços por segmento premium;
preços por sazonalidade premonitória.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Tidos como os principais expoentes da abordagem clássica da administração, os engenheiros Frederick W. Taylor e Henri Fayol deixaram legados de contribuições teóricas que contam com diversos pontos convergentes, conquanto suas teorias apresentem igualmente muitos pontos discordantes. A esse respeito, é correto afirmar que:
se Fayol compreendia o ser humano como homo social, Taylor concebia seu semelhante como homo economicus;
Taylor e Fayol foram movidos pela busca da eficácia na gestão, mas o segundo desconsiderava a estrutura organizacional e a fisiologia funcional da organização.
ao contrário de Fayol, Taylor acreditava na divisão do trabalho como forma de aumentar a eficiência das pessoas e de incrementar a especialização da mão-de-obra;
Taylor confiava na racionalização do trabalho para alcançar a eficiência da organização, enquanto Fayol preconizava que é preciso partir do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência às partes envolvidas.
enquanto Fayol trabalhava a partir de uma perspectiva de cima para baixo e das partes componentes para o todo da organização, Taylor se voltava para aumentar a eficiência da empresa por meio de suas inter-relações estruturais.
Administração - Administração de Projetos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Avalie as seguintes afirmações sobre análise e avaliação de projetos:
I - A TIR modificada (ou MTIR) é uma forma alterada da taxa interna de retorno que procura corrigir problemas como raízes múltiplas enfrentados pelo cálculo da TIR.
II - Dois investimentos com a mesma TIR apresentam o mesmo Payback Descontado.
III - A fórmula de Valor Presente Líquido é dada por $ Retorno por Período / $ Investimento.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
II, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
I, II e III.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
as duas assertivas são falsas;
somente a primeira assertiva é verdadeira;
somente a segunda assertiva é verdadeira;
as duas assertivas são verdadeiras e a assertiva II justifica a assertiva I.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Conhecer o custo do capital próprio é um fator determinante para que se possa empreender uma análise compreensiva da estrutura de capital de uma organização. Suponha que a empresa BomRetorno tenha atualmente 240 milhões de ações e venha a pagar, dentro de um ano, um dividendo de $ 0,40 por ação. Considere que os dividendos totais a serem pagos no futuro pela BomRetorno crescem geometricamente a uma taxa de 4% ao ano. Supondo que o preço de uma ação da BomRetorno seja hoje de $ 5,00, o custo do capital próprio da empresa é de:
4% a.a.
5% a.a.
8% a.a.
9% a.a.
10% a.a.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A administração estratégica de recursos humanos conta com um precioso recurso para recompensar os membros de uma equipe com uma bonificaçãode incentivo quando padrões de desempenho estabelecidos em comum acordo são atingidos ou superados: os planos de incentivo para equipes, que podem estabelecer um clima psicológico capaz de estimular a colaboração entre os membros da equipe. Uma DESVANTAGEM que pode ser encontrada em planos de incentivo de equipe é:
o estímulo à aquisição de novas competências interpessoais;
o apoio ao planejamento de grupo e à solução coletiva de problemas;
a ampliação do âmbito da contribuição que os funcionários são motivados a dar;
a redução de reclamações de funcionários quanto a padrões individuais tidos como rígidos;
a adoção de fórmulas de distribuição de resultados difíceis de serem entendidas pelos integrantes da equipe.
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