Questões de Administração da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    somente as assertivas I e II são verdadeiras;

  • B.

    somente as assertivas I e V são verdadeiras;

  • C.

    somente as assertivas II e III são verdadeiras;

  • D.

    somente as assertivas II e V são verdadeiras;

  • E.

    somente as assertivas IV e V são verdadeiras.

  • A.

    V – V – F – F – F;

  • B.

    V – F – V – F – V;

  • C.

    F – V – F – V – F;

  • D.

    F – F – V – F – V;

  • E.

    F – F – F – F – F.

  • A.

    asfixia: dispensa definitiva de clientes complicadas ou pouco lucrativos;

  • B.

    prospecção: procura sistemática por clientes potenciais e elaboração de indicações;

  • C.

    definição de alvo: decisão de como alocar o tempo entre clientes potenciais e atuais;

  • D.

    alocação: decisão sobre quais clientes não poderão ficar sem os produtos em períodos de escassez;

  • E.

    atendimento: oferta de serviços aos clientes, como por exemplo consultoria, assistência técnica, intermediação em financiamentos e agilização de entregas.

  • A.

    Custódio é um líder autocrático;

  • B.

    Brenda é uma líder liberal;

  • C.

    Delcídia é uma líder autocrática;

  • D.

    Ernestino é um líder democrático;

  • E.

    Astolfo é um líder liberal.

As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar “miopia de marketing”.

  • A.

    Quando uma pesquisa de satisfação apurou que seus clientes preferiam óculos de grau com armação dourada, a Ótica Leila solicitou a seus fornecedores que passassem a fabricar hastes folheadas a ouro ou com material sintético que imitasse o aspecto desse metal.

  • B.

    O setor de telemarketing da indústria de fermentos Topinho começou a receber perguntas de clientes residentes em zonas rurais querendo saber se o fermento de bolo também servia para aumentar a produtividade agrícola, e a partir daí a empresa realizou estudos cientifícos e testes de mercado, para posteriormente produzir fermentos que podem ser potencialmente aproveitados na lavoura, e todos obtiveram imediata aceitação pelo mercado.

  • C.

    O engenheiro que dirige o setor de inovações da Elétrica Amarela foi tomado pela ideia de criar um novo interruptor luminoso que funciona com o barulho de uma buzina, e agora basta que a gerência de vendas para novos produtos da empresa elabore uma forma rápida de apresentar esse invento aos varejistas e atacadistas para que o sucesso no mercado seja assegurado.

  • D.

    O departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora Vitor Motores recebeu a incumbência de adaptar seus automóveis às necessidades específicas de um público cada vez mais numeroso e exigente: as pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida.

  • E.

    Depois de conversar com suas clientes e descobrir que elas entram na loja para ficar mais bonitas e mais felizes, não apenas mais perfumadas, a Perfumaria Nandoca passou a disponibilizar em suas gôndolas maquiagens, xampus e suplementos vitamínicos para cabelos.

Rudiclei e Gerosval são amigos de longa data. Depois de estudarem juntos no colégio, cada um seguiu seu caminho: Rudiclei foi estudar Economia e Gerosval graduou-se em Engenharia. Anos depois, aconteceu de os amigos se reencontrarem trabalhando na mesma empresa: Rudiclei trabalha no departamento de marketing, enquanto Gerosval, trabalha no departamento de produção. Os amigos sempre se esbarram nos corredores da empresa para botar o papo em dia e, naturalmente, de modo tranquilo e saudável, gostam de implicar um com o trabalho do outro. Rudiclei, por exemplo, costuma brincar que nenhuma empresa precisa de estoques em seus sistemas de planejamento da produção, e que os estoques não agregam valor aos produtos, já que estão parados. Nesse ponto, Gerosval, que esbanja competência e obviamente sabe que o amigo está fazendo troça, costuma fazer em voz alta uma lista precisa e completa das razões pelas quais uma empresa necessita de estoques. Dentre as alternativas mostradas a seguir, marque a única que provavelmente constaria da lista de Gerosval.

  • A.

    estoques permitem a transferência dos leadtimes produtivos para os concorrentes indiretos;

  • B.

    estoques elevados garantem a auto-suficiência da empresa com relação a adversários políticos;

  • C.

    estoques propiciam independência entre etapas produtivas e permitem uma produção constante;

  • D.

    estoques de produtos semi-preciosos contribuem para uma ótima gestão sócio-ambiental da demanda;

  • E.

    estoques suprem as necessidades da logística no que se refere ao leadtime retroativo de insumos e recursos.

Crispim e Sidônia eram fanáticos por comida italiana. Regularmente, o casal jantava em uma pequena pizzaria localizada em seu bairro e gerenciada pelo próprio dono, um risonho imigrante siciliano chamado Vittorio Pentangeli. Na casa situada à esquerda da pizzaria, havia um enorme restaurante franqueado por uma grande rede de rodízio de pizzas, no qual Crispim e Sidônia também costumavam comer. Numa certa noite, Sidônia notou, com entusiasmo, que a casa localizada ao lado direito da pizzaria do Sr. Pentangeli estava vaga. Acreditando no sonho de ter um negócio próprio que unisse lucro e prazer, Crispim e Sidônia conversaram ao longo de toda a madrugada, “rasparam suas economias” e estabeleceram ali mesmo sua própria cantina italiana. Logo, logo havia, no mesmo trecho de calçada, três restaurantes italianos de portes diferentes: a grande casa com a franquia de rodízio, o bucólico e diminuto restaurante do Sr. Pentangeli, e a cantina de Crispim e Sidônia, instalada em uma casa de porte médio. Um ano depois, a cantina do casal estava falida. Crispim e Sidônia desistiram então do negócio. A respeito da infeliz trajetória empresarial de Crispim e Sidônia como donos de uma cantina italiana, analise as assertivas a seguir:

I. Crispim e Sidônia foram descuidados com relação ao planejamento de seu negócio.

II. Ao ver que a casa ao lado da pequena pizzaria tinha sido posta para alugar, Sidônia deveria ter lembrado que somente os restaurantes de porte pequeno ou de grande porte fazem sucesso, nunca os restaurantes de porte médio.

III. A análise da concorrência a ser enfrentada pelo restaurante de Crispim e Sidônia provavelmente foi falha ou inexistente.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    II e III, apenas;

  • D.

    I, apenas;

  • E.

    I, II e III.

O jovem Marcelo Manfredo começou recentemente a trabalhar em uma nova organização, mas está com dificuldades para lidar com seu chefe, a quem descreve como "um perfeito funcionário de burocracia: inflexível,  rígido, autoritário e intolerante”. O chefe de Marcelo, Adamastor, acaba de completar 52 anos de trabalho na mesma função, sem gozar sequer um mês de férias em todo esse tempo.

A pendenga entre Marcelo e Adamastor esconde um equívoco bastante comum em administração: julgar as imperfeições de um sistema calcado na autoridade burocrática por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático por intermédio das disfunções da burocracia. Para o sociólogo Max Weber, contudo, o sistema burocrático deveria servir para definir uma organização eficiente por excelência. Assim, para Weber, a burocracia apresenta diversas vantagens capazes de explicar seu avanço sobre outras formas de associação, ainda que Robert Merton tenha mostrado que nem sempre as conseqüências desejadas da burocracia conduzem à máxima eficiência. Quatro dessas vantagens foram relacionadas a seguir, juntamente com uma das consequências indesejadas que levam às imperfeições do sistema burocrático. Assinale a única alternativa que mostra uma disfunção da burocracia:

  • A.

    univocidade de interpretação;

  • B.

    uniformidade de rotinas e procedimentos;

  • C.

    precisão na definição do cargo;

  • D.

    internalização das normas;

  • E.

    rapidez nas decisões.

Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.

O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias “matutando” sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:

  • A.

    como as demonstradoras do MeuDocinho são de uma companhia terceirizada, a DoceGostosura não tem responsabilidade sobre elas, e seu fraco desempenho não compromete o marketing do produto;

  • B.

    o prazo de validade de MeuDocinho é um problema a ser enfrentado apenas pelo departamento de recursos humanos da empresa, que precisa treinar os motoristas a fazer entregas mais rápidas para os varejistas;

  • C.

    a assessoria de imprensa da DoceGostosura precisa divulgar que a empresa distribuiu todo o estoque de lotes vencidos de MeuDocinho para instituições de caridade, de modo que os consumidores saibam que a empresa pratica ações de responsabilidade social, e assim se sintam compelidos a experimentar a nova sobremesa;

  • D.

    é necessária uma intervenção conjunta das áreas de marketing, produção, finanças e recursos humanos da empresa, de modo a buscar soluções integradas para reverter a tendência de fraco desempenho evidenciada nas baixas vendas da sobremesa;

  • E.

    as dificuldades criadas pelo departamento de marketing da empresa DoceGostosura com relação à embalagem e ao prazo do produto MeuDocinho devem ser sanadas por meio de logística reversa associada a uma manipulação estratégica do balanço contábil da empresa, de modo a transmitir aos acionistas a impressão de que um produto deficitário apresenta fluxo de caixa positivo.

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2

  • B.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1

  • C.

    2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2

  • D.

    1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1

  • E.

    2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...