Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O modelo de estratégias genéricas proposto por Michael Porter permite identificar duas vantagens competitivas para a empresa, que podem ser desdobradas segundo um escopo amplo ou focado. Usando esse modelo para analisar um evento histórico, o desenvolvimento da linha de montagem por Henry Ford, é possível relacionar o uso dessa linha de montagem com empresas que buscam posicionar-se estrategicamente por:

  • A. diferenciação no nicho;
  • B. liderança no custo total na indústria;
  • C. foco no cliente;
  • D. liderança no nicho do setor relativo;
  • E. diferenciação por customização do produto.

Leia o fragmento a seguir. “_____ não é algo comprável ou passível de _____; ela é fruto de suas _____ com aqueles que o cercam.”

Determine a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. Atitude – estudo – relações
  • B. Confiança – avaliação – relações
  • C. Liderança – aprendizado – atitudes
  • D. Confiança – liderança – relações
  • E. Liderança – confiança – atitudes

Uma empresa decide, após a expansão internacional de suas atividades produtivas e a diversificação da linha de produtos, promover a reorganização de sua estrutura baseada no estabelecimento de diversas unidades semiautônomas com foco em cada linha de produto, cliente e região. Essa opção de organização da estrutura organizacional é denominada:

  • A. funcional;
  • B. divisional;
  • C. matricial;
  • D. linear;
  • E. expansionista.

No início da década de 1940, Abraham Maslow desenvolveu sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.

As opções a seguir apresentam nomenclaturas dessas necessidades, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Necessidades fisiológicas
  • B. Necessidades de segurança
  • C. Necessidades sociais
  • D. Necessidades morais
  • E. Necessidades de autorrealização.

A análise SWOT é uma ferramenta que visa analisar a posição estratégica de uma empresa em um determinado ambiente competitivo. Os pontos ou aspectos analisados com base nessa ferramenta são:

  • A. produto, preço, praça e promoção;
  • B. fragilidades, vantagens, oportunidades e concorrentes;
  • C. forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • D. política, Economia, ambiente, sociedade, tecnologia, legislação;
  • E. diversificação, capacidade de inovação, lucratividade e rivalidade.

A pesquisa salarial se baseia em cargos de referência ou cargos amostrais. Com relação às características dos cargos de referência, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem representar os vários pontos de curva ou reta salarial da organização.

II. Devem ser facilmente identificados no mercado.

III. Devem representar os mesmos setores de atividade da organização.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O planejamento estratégico elaborado por uma empresa ou organização é fundamental para definir seu posicionamento no mercado e orientar seus planos de ação, uma vez que se configura como metodologia capaz de guiar a organização na escolha de suas metas e no modo de alcançá-las. Entre as ferramentas e artefatos do planejamento estratégico de uma empresa, aquela que pode ser mais bem associada à frase da fabricante de cervejas Ambev: “Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”é:

  • A. visão;
  • B. missão;
  • C. valores;
  • D. objetivo;
  • E. balanced scorecard.

O programa de integração de novos funcionários ao ambiente de trabalho deve informar, aos novos empregados, os objetivos, as estratégias, os benefícios, os horários de funcionamento, o organograma, a cultura organizacional e outras informações. Assinale a opção que indica a principal finalidade do programa de integração.

  • A. Aplicar testes psicológicos complementares.
  • B. Preparar o funcionário para assumir sua função.
  • C. Avaliar o potencial de crescimento dele na empresa.
  • D. Captar informações sobre as empresas concorrentes.
  • E. Elaborar o planejamento anual do setor.

A liderança, entendida como a capacidade de um indivíduo influenciar outros com base em suas habilidades ou personalidade, é uma característica bastante estudada no campo da administração e almejada pela maioria dos profissionais em cargos administrativos. Diversas teorias já foram propostas para buscar o entendimento de liderança. Nesse contexto, a “Teoria da liderança transformacional” destaca-se ao focar suas análises e propostas no tipo de recompensa oferecida pelo líder, em vez de analisar os comportamentos dos lideres com os seus subordinados. A teoria considera a existência de dois tipos de líderes, o transacional e o transformacional, sobre os quais é correto afirmar que:

  • A. o líder transacional é definido por suas habilidades de manter o ambiente organizacional em ordem em épocas de transição de poder na organização;
  • B. o líder transformacional busca uma estrutura hierárquica mais horizontal, em que os subordinados se veem no direito de participar das decisões societárias da organização;
  • C. o líder transacional encara as relações com os subordinados como uma troca, em que se vê como o responsável por traçar metas e atribuir recompensas por seu alcance;
  • D. o líder transformacional, por buscar um ambiente de constante mudança, é associado a pior desempenho, alta rotatividade e baixa motivação na organização;
  • E. o líder transacional é um especialista em questões de transações financeiras da organização, frequentemente fixando metas associadas a bônus salarial aos funcionários.

No departamento em que Vitor trabalha, ele exerce o cargo de auxiliar administrativo. Acima dele há um supervisor de atividades que se chama Pedro. Pedro segue ordens de Alberto, gerente do setor. Acima de Alberto está Vinicius, diretor da área. Pode-se afirmar que essa é a descrição de uma:

  • A. divisão de trabalho;
  • B. cadeia de comando;
  • C. unidade de direção;
  • D. ordem;
  • E. equipe de alta performance.
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