Questões de Administração da Magnus Auditores e Consultores

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São forças que impulsionam as relações interpessoais, exceto:

  • A. empatia.
  • B. dependência.
  • C. motivação.
  • D. competência.
  • E. apoio.

Sobre o planejamento estratégico é incorreto afirmar:

  • A. É genérico e direcionado ao longo prazo.
  • B. Envolve a empresa como uma totalidade, é macroorientado.
  • C. Por se defrontar com a incerteza, baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais.
  • D. Exige a participação integrada dos demais níveis da empresa.
  • E. Não está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa.

A etapa do planejamento estratégico em que se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa, como fatores conjuntos para verificar quais são suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com as ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta, denomina-se:

  • A. determinação dos objetivos.
  • B. elaboração do planejamento.
  • C. análise organizacional interna.
  • D. formulação de alternativas.
  • E. implementação e execução.

A Teoria Contingencial prega como ideal:

  • A. A busca da eficiência sistêmica através do método de tempos e movimentos.
  • B. A adaptação da organização ao ambiente. Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
  • C. A manutenção de determinados padrões organizacionais para planejar melhor os resultados.
  • D. A mudança da cultura organizacional tomando como base o aprendizado.
  • E. A existência de uma melhor forma de organizar, a qual depende do treinamento contínuo dos funcionários.

As equipes compostas de pessoas altamente treinadas para desenvolver um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, onde os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes internos ou externos denomina-se:

  • A. equipes auto-dirigidas.
  • B. equipes funcionais cruzadas.
  • C. equipes de projetos.
  • D. equipes de melhoria de processos.
  • E. equipes de força-tarefa.

Sobre cultura organizacional é incorreto afirmar:

  • A. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros da organização.
  • B. Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • C. Valores compartilhados são as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes, nos quais os membros da organização acreditam.
  • D. No fundo é a cultura que define a missão e provoca a definição dos objetivos da empresa.
  • E. São os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma empresa: artefatos, valores compartilhados entre os membros e pressuposições básicas.

Para __________________ a motivação para produzir determina o nível de produtividade individual e depende de três forças básicas que atuam dentro de cada pessoa. São elas: expectativas; recompensas; relações entre expectativas e recompensas.

  • A. Herzberg
  • B. Malow
  • C. Lawler
  • D. Vroom
  • E. Lewin

Para Goleman, a inteligência emocional representa uma condição essencial para a liderança. Ela consiste em quatro capacidades fundamentais: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e habilidade social. Dentre as afirmativas a seguir assinale a que NÃO se refere a uma habilidade social:

  • A. Liderança visionária – habilidade de assumir encargos e inspirar com uma visão de futuro convincente.
  • B. Desenvolver pessoas – propensão para fortalecer as habilidades dos outros por meio de feedback e orientação.
  • C. Gestão de conflito – habilidades para desfazer conflitos e orquestrar consenso.
  • D. Mudança catalizadora – capacidade de iniciar novas ideias e liderar pessoas em novas direções.
  • E. Confiança – demonstração consciente de honestidade e integridade.

Sobre gestão de estoques é incorreto afirmar:

  • A. A gestão de estoques refere-se a decisões sobre quando e quanto ressuprir um item, à medida que ele vai sendo consumido pela demanda.
  • B. É preciso definir os momentos de ressuprimento e a quantidade a ser ressuprida, para que o estoque possa atender às necessidades da demanda.
  • C. A representação da movimentação de um item dentro de um sistema de estoque pode ser feita por um gráfico denominado dente de serra, em que a abscissa é o tempo decorrido, para o consumo, e a ordenada é a quantidade em unidades desta peça em estoque no intervalo do tempo.
  • D. Estabelecer uma margem de segurança demasiadamente baixa não é suficiente para acarretar custos de ruptura.
  • E. A importância do estoque mínimo é a chave para o adequado estabelecimento do ponto de pedido.

O processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional, denomina-se:

  • A. brainstorming.
  • B. benchmarking.
  • C. brainwriting.
  • D. downsizing.
  • E. balanced scorecard.
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