Questões de Administração da Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS)

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De acordo com o PMBOK®, o gerenciamento de projetos eficaz requer que o gerente tenha características específicas referentes a conhecimento, desempenho e pessoal. Nesse contexto, a que se refere a palavra „desempenho‟?

  • A. Refere-se ao que o gerente de projetos é capaz de realizar enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
  • B. Refere-se ao comportamento do gerente na execução de projeto ou de atividade relacionada.
  • C. Refere-se ao que o gerente de projetos sabe sobre gerenciamento de projetos.
  • D. Refere-se a como o gerente de projetos é capaz de minimizar custos.
  • E. Refere-se à capacidade do gerente de coordenar equipes interdisciplinares.

Conforme discutido no PMBOK®, em projetos de várias fases podem ocorrer mais de uma relação entre essas fases durante o ciclo de vida de projeto. Os três tipos básicos de relação entre fases são:

  • A. uma relação integrativa, uma relação subsidiária e uma relação subordinativa.
  • B. uma relação de reciprocidade, uma relação interposta e uma relação não sequencial.
  • C. uma relação intermitente, uma relação sequencial e uma relação interposta.
  • D. uma relação sequencial, uma relação sobreposta e uma relação iterativa.
  • E. uma relação binária, uma relação tridimensional e uma relação subordinativa.

Conforme estabelecido no PMBOK®, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O ........ de projetos é um empreendimento ........ e requer que cada ........ de projeto ou ........ seja ........ e ........ de forma apropriada com outros ........ para facilitar a ........

  • A. ciclo – complexo – etapa – processo – lido – compreendido – programas – operação
  • B. gerenciamento – integrado – processo – produto – alinhado – conectado – processos – coordenação
  • C. gerenciamento – integrado – processo – produto – alinhado – conectado – processos – coordenação
  • D. portfólio – múltiplo – parte – sequência – feita – controlada – projetos – integração
  • E. gerenciamento – sistêmico – ciclo – sistema – estabelecido – operado – sistemas – implementação

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três condições antecedentes que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos.

  • A. atividades não diferenciadas – recursos não programados – atividades dependentes
  • B. diferenciação de atividades – recursos compartilhados – atividades interdependentes
  • C. distribuição de atividades – recursos mal distribuídos – atividades recorrentes
  • D. compartilhamento de atividades – recursos limitados – atividades concorrentes
  • E. estruturação das atividades – recursos com exclusividade – atividades independentes

Como se sabe, há quatro tendências básicas nas discussões sobre aprendizagem organizacional; a cada uma dessas tendências corresponde um tipo específico de questão. Com base nessa informação, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

TENDÊNCIAS

1. tendência à ação individual

2. tendência à melhoria

3. tendência à adaptação ambiental

4. tendência à aprendizagem planejada

QUESTÕES

( ) Com que resultados?

( ) Quem aprende?

( ) Quando as organizações aprendem?

( ) Como as organizações aprendem?

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 3 – 4 – 2 – 1.
  • B. 4 – 3 – 2 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 2 – 1 – 4 – 3.

Ao discutirem a questão da criação de conhecimento nas empresas, Nonaka e Takeuchi estabeleceram quatro modos de conversão do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses quatro modos de conversão do conhecimento.

  • A. modo de sustentação – modo de negociação – modo de transferência – modo de aprendizado
  • B. modo de aprendizado – modo de interiorização – modo de conversão – modo de sustentação
  • C. modo de aprendizagem – modo de transferência – modo de interiorização – modo de socialização
  • D. modo de socialização – modo de exteriorização – modo de combinação – modo de interiorização
  • E. modo de conversão – modo de compreensão – modo de intuição – modo de sustentação

O processo de comunicação nas organizações está sujeito a algumas barreiras que podem dificultar, ou mesmo impedir, que haja uma compreensão efetiva das mensagens veiculadas. Os três tipos de barreiras são:

  • A. barreiras legais, barreiras sociais e barreiras comportamentais.
  • B. barreiras pessoais, barreiras comunicacionais e barreiras entre níveis hierárquicos.
  • C. barreiras físicas, barreiras tradicionais e barreiras tecnológicas.
  • D. barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas.
  • E. barreiras tecnológicas, barreiras sociais e barreiras legais.

O líder sabe que a construção de uma visão verdadeiramente compartilhada, para ser legítima e gerar amplo comprometimento, passa pelo desenvolvimento da maturidade de seus pares. Os quatro níveis que o líder deve exercitar essa visão são:

  • A. o de si próprio, o da equipe, o da organização e o do mundo.
  • B. o da equipe, o dos fornecedores, o dos clientes e o dos acionistas.
  • C. o das chefias, o da direção superior, o dos acionistas e o da organização.
  • D. o de si próprio, o dos sócios minoritários, o dos clientes e o dos colegas.
  • E. o da organização, o do mundo, o da concorrência e o das oportunidades.

Se estamos realmente falando sério a respeito de compreender a visão estratégica e também de como as estratégias se formam sob outras circunstâncias, então precisamos sondar a mente do estrategista. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, esse é o objetivo da Escola que considera a formulação de estratégia como processo mental. Essa escola é denominada

  • A. Escola Cultural.
  • B. Escola de Configuração.
  • C. Escola Ambiental.
  • D. Escola Empreendedora.
  • E. Escola Cognitiva.

A respeito do Método dos Incidentes Críticos usado para avaliar o desempenho, é correto afirmar que ele

  • A. se baseia no fato de que no comportamento humano não existem características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracassos).
  • B. se baseia na expectativa de que no comportamento humano existem algumas circunstâncias que podem, ou não, levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • C. se baseia na suposição de que no comportamento humano podem existir características intrínsecas que tendem a levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • D. tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • E. se tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
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