Questões de Administração da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

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Maslow é o autor mais conhecido quando tratamos da classificação das necessidades humanas. Ele desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas se dispõem em uma hierarquia mais complexa que a simples divisão em duas grandes categorias, como era anteriormente feita. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta.

  • A. De acordo com Maslow, as necessidades humanas dividem-se em fisiológicas (ou básicas), de segurança, sociais e de autorrealização.
  • B. A necessidade social diz respeito à necessidade de utilizar o potencial de aptidões e habilidades para a realização pessoal.
  • C. As pessoas se preocupam em atender às necessidades de nível mais elevado antes de atender às necessidades fisiológicas.
  • D. Não é necessário atender a uma necessidade de nível inferior para que uma da categoria seguinte se manifeste.
  • E. Uma vez atendida uma necessidade, ela perde a força motivadora, e a pessoa procurará outra fonte de motivação em outra necessidade.

A comunicação é fundamental para o bom funcionamento de uma organização. Isso acontece porque a comunicação atende a quatro funções básicas dentro de um grupo ou em uma organização. São funções básicas da comunicação, EXCETO:

  • A. Controle: a comunicação afeta o entendimento do que se espera dos indivíduos e as formas permitidas para se atingirem os objetivos.
  • B. Motivação: a comunicação facilita a motivação, por esclarecer ao funcionário o que se espera dele, como é seu desempenho e como este pode ser melhorado.
  • C. Relacionamento: a comunicação afeta o clima dentro de grupos ou organizações, pois vai sinalizar como as relações têm sido estabelecidas e como se pode trabalhar bem em um grupo ou organização.
  • D. Expressão emocional: a comunicação permite a expressão sentimentos e favorece a satisfação de necessidades sociais.
  • E. Informação: a comunicação proporciona o conhecimento das informações necessárias para que os membros de uma organização tomem decisões.

Ao tratar sobre o enfoque comportamental da administração, Maximiano (2006) diz que “percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos (informações) que o ambiente oferece”. Uma das aplicações mais importantes do processo de percepção ocorre nas relações humanas. Segundo o autor, nessa relação as pessoas podem com frequência ser comparadas e contrastadas com outras. Um desses contrastes diz respeito ao julgamento de uma pessoa pela observação de um traço de seu comportamento. Esse tipo de contraste é denominado:

  • A. Estereótipo.
  • B. Preconceito.
  • C. Percepção Seletiva.
  • D. Adaptação Sensitiva.
  • E. Efeito Halo.

A teoria da administração evolui ao longo dos séculos XX e XXI. Atualmente, os administradores utilizam elementos de todas as teorias, como forma de atingir os objetivos das organizações. A respeito do assunto, assinale a alternativa que apresenta os elementos relacionados à teoria correspondente.

  • A. A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez estabelecidos os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado. A avaliação tem base em critérios objetivos dos resultados atingidos, sem considerar as condições de trabalho.
  • B. A valorização do elemento humano nas organizações surgiu a partir da Escola das Relações Humanas. O trabalho básico do administrador é lidar com pessoas: manter sua equipe sob pressão para a obtenção de resultados, seguindo os padrões da divisão do trabalho.
  • C. A valorização do elemento humano nas organizações surgiu a partir da Escola das Relações Humanas. O trabalho básico do administrador é lidar com pessoas, obtendo lealdade, padrões elevados de desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.
  • D. A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez determinados os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado, a partir das condições de cada ambiente.
  • E. O modelo burocrático de organização pressupõe previsibilidade no comportamento dos seus membros. Para tal, estabelece a divisão de tarefas, com supervisão direta, unicidade de comando e adequação das normas ao ambiente.

No campo de estudo denominado Comportamento Organizacional, as investigações sobre atitudes têm buscado compreender como elas afetam o trabalho. Sobre atitudes no âmbito do comportamento organizacional, é correto afirmar:

  • A. A capacidade de liderança desempenhada por executivos em seus papéis de relacionamento interpessoal, informação e decisão é uma das atitudes associadas à formação de equipes de alto desempenho.
  • B. A satisfação com o trabalho é um dos tipos de atitude exibidos pelos indivíduos e afeta outras variáveis do comportamento, como produtividade, absenteísmo e rotatividade.
  • C. O envolvimento com o trabalho é um dos tipos de atitude e refere-se à atitude geral da pessoa com o seu trabalho. Um alto nível de envolvimento com o trabalho é relacionado com índices superiores de desempenho.
  • D. O comprometimento organizacional é uma atitude relacionada ao trabalho. Ele refere-se ao grau de identificação do indivíduo com uma organização e seus objetivos. A mensuração dessa atitude ganhou relevância nos últimos anos em função do incremento da competição entre organizações e das novas características do mercado de trabalho.
  • E. Os valores podem ser considerados atitudes, pois são variáveis que afetam significativamente a forma como o sujeito compreende o mundo e se posiciona frente a ele. A compatibilidade de valores entre indivíduos e organização é um importante preditor do desempenho futuro e da permanência do indivíduo em uma organização.

Michael Porter defende que a análise do escopo e da vantagem competitiva de um negócio pode produzir três estratégias genéricas para atingir desempenho superior em um setor. Essa proposição vem sendo amplamente divulgada no campo teórico e prático da administração estratégica desde a década de 1980. Assinale a alternativa que apresenta as três estratégias genéricas propostas por Porter.

  • A. Diferenciação de imagem, redução de custos e análise ambiental.
  • B. Liderança de custo, diferenciação e foco.
  • C. Nicho, pioneirismo e foco em lucratividade.
  • D. Liderança em qualidade, mimetismo e diferenciação de preço.
  • E. Preço, qualidade e atendimento.

O entendimento sobre o processo de liderança passa pela discussão sobre os contextos em que ela se aplica, as características dos líderes, dos liderados e da tarefa e sobre os estilos de liderança propriamente ditos. A respeito do fenômeno da liderança nas organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. O estilo de liderança transacional é aquele que oferece recompensa ou ameaça, especialmente às necessidades básicas dos seguidores.
  • B. Liderança e autoridade formal são sinônimos quando tratamos dos relacionamentos hierárquicos da organização.
  • C. O seguidor obedece à lei incorporada na figura do líder.
  • D. A liderança orientada para as pessoas focaliza o trabalho do subordinado e enfatiza o cumprimento de prazos, metas e padrões de qualidade.
  • E. Os estudos sobre traços de personalidade focalizam a possibilidade de desenvolvimento de habilidades para liderança.

A abordagem contingencial da administração enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. A respeito do assunto, assinale a alternativa que apresenta uma decisão administrativa na ótica da abordagem contingencial.

  • A. Determinada empresa está transferindo os serviços de call-center de São Paulo (SP) para Prudentópolis no PR. Nessa região as crenças religiosas são muito fortes. O gerente optou então por permitir que os atendentes trabalhem em esquema de banco de horas, de forma a respeitar os feriados e dias santos, conforme a orientação religiosa de cada funcionário. As escalas são montadas com antecedência de 15 dias.
  • B. Determinada empresa está transferindo os serviços de call-center de Irati (PR) para Prudentópolis no PR. Nessa região as crenças religiosas são muito fortes. O gerente optou então por permitir que os atendentes trabalhem em esquema de escalas, de forma a respeitar os feriados e dias santos, conforme a orientação religiosa de cada supervisor.
  • C. Determinada empresa está transferindo os serviços de call-center de São Mateus do Sul (PR) para Prudentópolis no PR. Nessa região as pessoas são muito tradicionais. O gerente optou então por não contratar funcionários com tatuagens aparentes.
  • D. Determinado hospital originalmente criado e gerenciado por uma congregação de freiras está sendo adquirido por uma rede nacional de hospitais. Visando liberar mais espaço para o atendimento infantil, a capela será transformada em espaço da criança.
  • E. O prefeito recém-eleito do município de Cabrobó da Serra (PE) suspende a construção de duas creches na área rural do município. Em ato administrativo subsequente, o prefeito estabelece uma comissão para estudar a reforma da sede da prefeitura.

Segundo Chiavenato, o capital intelectual é um dos conceitos mais discutidos recentemente. O capital intelectual é totalmente invisível e intangível, daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente. São fatores constituintes do capital intelectual, segundo Chiavenato, EXCETO:

  • A. indicadores e resultados contábeis.
  • B. relações com clientes e fornecedores, marcas, imagem e reputação.
  • C. conceitos, modelos e processos organizacionais.
  • D. talentos integrados e conectados por uma arquitetura organizacional.
  • E. sistemas administrativos e informacionais.

Conforme Mintzberg, a estratégia:

  • A. estabelece o que vai ser atingido e quando os resultados devem ser obtidos.
  • B. é uma regra ou diretriz que expressa os limites dentro dos quais uma ação deve ocorrer.
  • C. especifica, passo a passo, a sequência de ações necessária para atingir os principais objetivos.
  • D. corresponde a resultados organizacionais atingidos em determinado período de tempo.
  • E. é um padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ação da organização.
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