Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Os canais eletrônicos são as formas mais recentes de aplicação do marketing direto. O termo e-commerce descreve uma variedade de transações eletrônicas, como envio de pedidos de compras via EDI, uso de fax e e-mail, caixas eletrônicos, etc. Para ingressar nesse universo dos negócios eletrônicos, a empresa precisa estar alinhada em todos os seus procedimentos internos a fim de não prejudicar a velocidade de resposta ao mercado. Sobre este tema, pode-se afirmar que

  • A.

    a característica mais marcante da "era da informação" é o fato de que os processos de troca passaram a ser autogerenciados e controlados pelo cliente.

  • B.

    a construção de relacionamentos tornou-se mais difícil para os profissionais de e-marketing, devido à dificuldade de diálogo e de troca de informações.

  • C.

    apesar das vantagens do comércio eletrônico, dois pontos têm dificultado o crescimento da utilização deste tipo de ferramenta de negociação: a falta de segurança nas negociações e custos mais altos que os convencionais.

  • D.

    apenas as grandes empresas podem arcar com os altos custos do e-marketing .

  • E.

    o comércio eletrônico é o meio mais indicado para as empresas do setor de hortifruti, perfumes, bebidas ou cosméticos realizarem seus negócios.

O marketing moderno exige que as empresas se comuniquem com as partes envolvidas (atuais, potenciais e com o público em geral). Assinale a alternativa que corresponde a uma correta elaboração de uma plataforma de comunicação.

A. Propaganda.

B. Promoção de Vendas.

C. Relações Públicas.

D. Vendas Pessoais.

E. Marketing Direto.

I. Anúncios impressos e eletrônicos, manuais e brochuras, painéis e outdoors, fitas de vídeo.

II. Kits para imprensa, seminários, relatórios anuais, patrocínios.

III. Catálogos, malas diretas, telemarketing, e-mail, correio de voz.

IV. Reuniões de vendas, amostras, feiras e exposições.

V. Programas de fidelização, diversão, demonstrações, cupons, exposições, financiamentos e juros baixo

  • A.

    A-I, B-V, C-II, D-IV, E-III.

  • B.

    A-I, B-V, C-IV, D-II, E-III.

  • C.

    A-III, B-II, C-IV, D-I, E-V.

  • D.

    A-V, B-III, C-II, D-I, E-IV.

  • E.

    A-V, B-III, C-IV, D-II, E-I.

Santos Inn pertence a uma rede de hotéis cujo perfil de seus clientes é de pessoas que viajam a negócios. Santos Inn tem procurado estreitar seu relacionamento com os clientes por meio da formação do "clube de hóspedes", onde algumas informações sobre suas preferências são arquivadas. Esta postura visa colocar a marca do hotel em todos os aspectos de seus relacionamentos com os clientes, o que deverá resultar na sua fidelidade. Assim,

  • A.

    a meta aconselhável para este hotel é a maximização da satisfação do cliente, através do aumento de serviços e redução do seu preço.

  • B.

    a fim de não comprometer a lucratividade do hotel, a empresa deve se contentar em ter clientes meramente satisfeitos, atendendo apenas às necessidades que não comprometem o dia-a-dia do hotel.

  • C.

    hotel deve encontrar formas de divulgar a satisfação de seus clientes para seu mercado-alvo, utilizando esta "satisfação" como ferramenta de marketing.

  • D.

    este hotel deve preocupar-se em aumentar a oferta básica com serviços adicionais somente quando solicitado.

  • E.

    Santos Inn deve preocupar-se apenas com as áreas de marketing, sem influenciar as outras áreas da empresa, a fim de evitar a dispersão do objetivo principal que é a "satisfação do cliente".

O gerente de marketing de uma empresa francesa do setor de embalagem procura desenvolver, junto à sua equipe, um marketing orientado para produto. Isto significa dizer que

  • A.

    os consumidores, via de regra, dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.

  • B.

    a empresa deve ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.

  • C.

    a empresa deu garantia de que seus produtos ofereçam qualidade e desempenho superiores e que tenham características inovadoras.

  • D.

    os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

  • E. a tarefa da organização é atender às necessidades da sociedade como um todo.

Uma empresa está se programando para lançar um novo modelo de máquina fotográfica, semiprofissional e subaquática, para um público adepto de esportes radicais aquáticos, mas que não quer perder a qualidade de suas fotos. Considerando tais características, assinale a alternativa que contém o tipo de mídia mais adequado para este lançamento.

  • A.

    Jornal: devido à boa cobertura de mercado local, ampla aceitação, bom nível de qualidade de reprodução, o que permitirá uma melhor visualização do produto.

  • B.

    Rádio: mesmo sem mostrar a imagem do produto, pode ser o meio mais adequado devido ao alto grau de seletividade geográfica e demográfica.

  • C.

    Páginas amarelas: pela alta credibilidade e ampla cobertura.

  • D.

    Televisão: por combinar visão, som, movimento, apela para os sentidos, alta repetição e alta cobertura.

  • E.

    Mala direta:por ser um meio de baixo custo, com alto grau de retorno e seletividade de público.

Relativamente a liderança e motivação, pode-se dizer que

  • A.

    a liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.

  • B.

    a técnica do job enrichment consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo através da ampliação de tarefas (job enlargement) , do aumento da variedade das tarefas e da melhoria dos fatores higiênicos dentro dos quais o trabalho é realizado.

  • C.

    a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre sua motivação.

  • D.

    segundo as teorias situacionais de liderança, não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar a eficácia dos subordinados.

  • E.

    um estilo de liderança democrática implica em: liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, participação mínima do líder, divisão de tarefas e escolha dos companheiros totalmente a cargo do grupo e o líder não avalia o curso dos acontecimentos.

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