Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária da MOVENS Instituto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à influência do cultivo nas características do solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Com a colheita, podem ser perdidos elementos fertilizantes, como nitrogênio, potássio e fósforo, ao contrário do que acontece normalmente na natureza, onde o solo tende a conservar sua fertilidade.
O emprego de máquinas agrícolas pode ativar a solubilização dos elementos fertilizantes que, em parte, podem ser levados pela água das chuvas.
Os solos cultivados, devido ao manejo, podem ficar mais sujeitos à erosão.
As adubações sistemáticas podem manter e até mesmo aumentar a fertilidade dos solos.
Os adubos orgânicos não representam fonte de energia para os microrganismos do solo e para o fornecimento de nutrientes para as plantas.
"Não há solo estéril que não possa ser melhorado pela prática de adubação verde, onde quer que o clima não seja excessivamente quente ou demasiado frio", escreveu Gustavo Dutra no início do século XX. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um resultado obtido ao se empregar a adubação verde.
Melhora as propriedades físicas e químicas do solo.
Evita erosão.
Reduz o ataque de pragas e a contaminação do solo com metais pesados.
Poupa gastos com o transporte do adubo, pois, normalmente, é produzido no lugar onde vai ser empregado.
Melhora as propriedades biológicas do solo.
Em relação à olericultura, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V) e marque a seqüência correta.
I –Olericultura é um termo técnico que significa cultivar hortaliças.
II – Uma das vantagens do cultivo de hortaliças em casa de vegetação é propiciar condições de produção ao longo do ano, inclusive na entressafra.
III – São exemplos de hortaliças: pimentão, alface, cebola, tomate, arroz e milho.
IV – A fertirrigação é a dissolução de certos fertilizantes na água de irrigação, prática que não permite economia em adubos nem de mão-de-obra.
V –Em casa de vegetação, o cultivo de hortaliças no solo, tem apresentado dificuldades de manejo, tais como a ocorrência de patógenos do solo. Como alternativa, tem-se o cultivo sem solo, como a hidroponia.
A seqüência correta é
F F V V V.
V V F F V.
F V V V F.
V F V V F.
V V V V F.
O Brasil é um grande produtor e consumidor de café. O cafeeiro é uma planta perene de clima tropical, pertencente à família das Rubiaceas e ao gênero Coffea, o qual reúne diversas espécies. Trata-se de uma cultura bastante atacada por insetos, fungos e nematóides. A respeito do manejo fitossanitário do café, é INCORRETO afirmar que:
Muitas doenças incidem sobre o cafeeiro nas fases de viveiro e campo. A ferrugem causada pela Hemileia vastatrix é a mais grave, porém seu controle pode ser feito com a aplicação de inseticidas químicos.
Para se controlar a broca do café (Hipothenemus hampei), é necessário que a colheita e a limpeza sejam bem feitas de maneira que os frutos não permaneçam na árvore e no chão.
O controle de plantas daninhas deve ser feito para reduzir a concorrência das ervas com as plantas de café cultivadas.
Deve-se evitar o plantio imediato de cafezais novos onde foram erradicados cafezais velhos infectados, tomando cuidado com as mudas, que devem sofrer inspeção por técnicos especializados.
A aplicação de nematicidas parece conferir boa proteção ao sistema radicular do cafeeiro, entretanto tais produtos necessitam de cuidados na aplicação, pois podem deixar resíduos tóxicos no solo.
Pela diversidade de climas e solos, o Brasil apresenta condições ecológicas para produzir frutas de ótima qualidade e com variedade de espécies que incluem as frutas tropicais, subtropicais e até temperadas. Quanto à fruticultura no Brasil, é correto afirmar que:
As frutíferas de clima temperado têm necessidade de temperatura média anual entre 25 e 30°C.
Os pomares domésticos são aqueles que têm sua produção destinada à industrialização.
Para otimizar lucros, as frutíferas devem ser produzidas, de preferência, próximas ao local de comercialização, considerando também a disponibilidade de estradas.
A exploração de fruteiras nativas no Nordeste do Brasil não ocorre mais de forma extrativista, sendo agora considerada por todos a importância da conservação de germoplasma.
A bananeira é uma das fruteiras mais exploradas nos países tropicais, sendo o seu fruto um dos mais consumidos no mundo, apesar de o Brasil não produzir quantidade relevante desta fruta.
Em 2004, a produção primária florestal do País somou R$ 8,5 bilhões, dos quais 62% vieram da silvicultura (florestas plantadas) e 38% do extrativismo vegetal (produtos coletados em vegetações nativas espontâneas). Os produtos madeireiros representaram 84% do valor da produção extrativa vegetal e os não-madeireiros, 16% (IBGE, 2004). Acerca da silvicultura, é INCORRETO afirmar que:
Entre os benefícios das florestas, pode-se citar sua contribuição para a conservação dos solos, o controle dos ventos, a redução do risco de enchentes e a redução da poluição.
A morte da vegetação nas encostas pode causar deslizamentos de terra e acidentes com populações que habitam as proximidades destas áreas.
Uma alternativa de uso para a madeira é o carvoejamento, ou seja, a queima parcial da madeira em fornos simples para se obter o carvão vegetal.
O plantio de espécies florestais de lento crescimento em propriedades rurais traz uma série de benefícios, tais como a ocupação de solos não-agricultáveis e a proteção de nascentes e cursos d'água; a cultura da floresta, ao contrário, não representa uma atividade de importância econômica.
A silvicultura pode trazer expressivos benefícios econômicos para o produtor.
A poluição por agrotóxicos é hoje um dos maiores problemas ambientais. Estes compostos podem ser formulados, entre outras, nas formas de pós, grânulos, aerossóis. Em relação aos agrotóxicos, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V):
I –O produto formulado precisa ser seguro e efetivo para o armazenamento e transporte.
II – Para que os agrotóxicos sejam ativos, eles precisam alcançar seus locais de ação no organismo alvo.
III – A característica que favorece seu uso é a fácil aplicação, evitando a indesejável atuação rápida.
IV –A utilização de agrotóxicos acima do postulado pelas recomendações técnicas existentes ainda ocorre em algumas propriedades no Brasil.
V –Atualmente, as indústrias de agrotóxicos procuram desenvolver produtos menos seletivos e com requerimento de maiores doses por hectare, além de maior persistência no ambiente.
A seqüência correta é
F F V V V.
V V F F V.
F V V V F.
V F V V F.
V V F V F.
A avicultura, no Brasil, é uma das atividades que mais têm se desenvolvido, sendo observado progresso em número tanto de frangos abatidos como de ovos produzidos. Sobre a prática da avicultura, assinale a opção INCORRETA.
O esterco das aves tem pouco valor biológico e não pode se tornar um adubo, por tratarse, simplesmente, de um dejeto a ser eliminado.
A ração administrada para as poedeiras influencia na qualidade e no valor nutricional dos ovos.
Os sistemas de transporte de aves vivas devem oferecer condições pouco estressantes para as aves e ser economicamente viáveis.
O projeto de um galpão de aves deve ser baseado no objetivo da produção e orientado para obtenção de aproveitamento máximo da área.
A ração é um dos itens de custo mais elevado em um programa de produção.
A piscicultura é uma atividade economicamente viável e ecologicamente sustentável. Do ponto de vista ambiental, a piscicultura apresenta-se como uma alternativa de consumo de proteína, diminuindo, assim, a pressão sobre a caça de animais silvestres. A respeito da prática da piscicultura, assinale a opção correta.
A piscicultura é uma atividade economicamente viável e ecologicamente sustentável. Do ponto de vista ambiental, a piscicultura apresenta-se como uma alternativa de consumo de proteína, diminuindo, assim, a pressão sobre a caça de animais silvestres. A respeito da prática da piscicultura, assinale a opção correta.
Plantas submersas podem desenvolver-se rapidamente em viveiros, sem causar qualquer prejuízo à piscicultura.
O ambiente aquático é um pouco complexo sob aspectos físicos químicos e biológicos.
O sistema de cultivo que utiliza tanquesrede ou gaiolas flutuantes nos rios, lagos ou açudes requer acompanhamento técnico especializado.
A piscicultura extensiva tem como principal objetivo a produção máxima por unidade de área e é desenvolvida em tanques ou viveiros especificamente construídos para tal finalidade.
Já se foi o tempo em que se criavam ovelhas Concurso Público - Prefeitura e Câmara Municipal de Amargosa/BA 4 Técnico Agrícola apenas para a produção de lã. Hoje um mercado muito rentável é o da carne, com o consumo como produto nobre em restaurantes e churrascarias. Com isso, os criadores passaram a melhorar suas raças e tornar seu negócio mais lucrativo. Sobre a prática da ovinocultura, assinale a opção INCORRETA.
A raça "Santa Inês" é apropriada para a produção de carne. O deslanado pode ter mais de um cio por ano e três partos a cada dois anos.
O mercado brasileiro de ovinos é comprador tanto de carne como de peles, existindo uma necessidade de maiores investimentos no setor.
O sistema de produção de ovinos em pastagens é bastante viável economicamente, porque não é necessário praticar manejo das pastagens.
Com relação ao rebanho ovino no Brasil, a região Nordeste apresenta a maior concentração de animais, porém com predominância de criações extensivas, utilizadas para subsistência da população rural.
Um dos maiores problemas enfrentados pela ovinocultura nos dias de hoje é o uso indiscriminado de vermífugos, que tem como conseqüência a resistência dos vermes a diferentes princípios ativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...