Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um caminhão que, em sua carroceria, tem as dimensões de 620 cm de comprimento, 300 cm de altura e 260 cm de largura. No interior dessa carroceria, foram colocadas 150 peças de madeira de pínus, cada uma nas dimensões de 300 cm de comprimento, 80 mm de largura e 60 mm de altura. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
No planejamento conservacionista de uma microbacia é levada em conta a capacidade de uso do solo. Acerca esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Solos de várzea são aptos para o cultivo de soja. ( ) Solos rasos (20 a 30 cm de profundidade) adubados podem ser empregados para pastagem perene. ( ) O cultivo anual pelo sistema de plantio direto é recomendado em área que apresente 35% de declividade. ( ) Áreas de preservação permanente devem ser consideradas no planejamento conservacionista. ( ) Solos arenosos são mais aptos ao cultivo de pastagem do que ao cultivo de soja e milho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Em relação a sistemas agrossilviculturais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Sistemas agrossilviculturais combinam árvores com cultivos agrícolas anuais. Sistemas agrossilvipastoris combinam árvores com cultivos agrícolas e animais. Sistemas silvipastoris combinam árvores, pastagens e animais. ( ) Um sistema agroflorestal pode trazer mais lucros que um sistema agrícola convencional, mas também pode trazer mais custos, já que existem pelo menos dois grupos principais de componentes que precisam ser profissionalmente manejados e mantidos dentro de um sistema agroflorestal. ( ) Em sistemas silvipastoris, a redução do calor, por meio da sombra de árvores pode resultar em aumento da estação de pastejo, maior ganho de peso dos animais, maior produção de leite e lã, aumento na taxa de reprodução e maiores chances de sobrevivência dos bezerros. ( ) Espécies do gênero Eucalyptus não são viáveis para sistemas agrossilviculturais, pois, por serem árvores muito rústicas e de rápido crescimento, atrapalham o crescimento de outras espécies. Além disso, consomem muita água do solo e podem ser tóxicas para o gado. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O arroz é uma das culturas mais importantes do Brasil. O arroz sequeiro e o arroz irrigado apresentam particularidades agronômicas que devem ser observadas para se obter maior produtividade. A respeito do assunto, considere as seguintes alternativas:
1. O poder germinativo das sementes de arroz deve ser superior a 80%. 2. A profundidade de semeadura do arroz irrigado na linha de plantio deve ser de 12 cm. 3. A semeadura do arroz sequeiro está condicionada à época associada à disponibilidade hídrica. 4. O arroz sequeiro possui capacidade de recuperação dos efeitos causados pelo déficit hídrico. 5. O número ideal de plantas por unidade de área depende do porte da planta e da capacidade de produzir perfilhos. Assinale a alternativa correta.Sobre entomologia florestal, é correto afirmar:
O planejamento agrícola depende de estudos sobre o zoneamento agroclimático. O cultivo de arroz vem se expandindo graças aos novos cultivares, com boa qualidade de grãos. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O plantio de arroz irrigado é realizado a partir de novembro, em função da baixa temperatura do Rio Grande do Sul. ( ) O plantio de arroz em terras altas se concentra no Sul do Brasil. ( ) O período de maior risco climático para o arroz de terras altas é a fase fenológica reprodutiva. ( ) O período limite para a semeadura de arroz sequeiro em Tocantins é 20 de fevereiro para ciclo de 110 dias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação ao projeto de lei que trata do novo Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Congresso Nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Segundo o novo código florestal, a Área de Preservação Permanente (APP) é a área localizada no interior de uma propriedade rural, representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas. Deve ser equivalente a, no mínimo, 20% da área total de propriedades fora da Amazônia Legal. Em propriedades agrícolas dentro da Amazônia Legal, deve ser equivalente a 80% da área ocupada e de 35%, se localizada no Cerrado. ( ) No projeto aprovado na Câmara dos Deputados, será concedido o perdão às multas e aos crimes cometidos contra o meio ambiente. Mas, para fazer jus ao perdão, o proprietário rural deverá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), a ser instituído pela União e pelos estados. ( ) Em relação à margem de rios, o texto aprovado na Câmara dos Deputados prevê que, no caso de áreas já desmatadas, a recomposição deverá ser de 15 m de distância da margem. Permanece a exigência de 30 m para as áreas que se mantiveram preservadas. ( ) O projeto aprovado na Câmara dos Deputados proíbe utilização do solo em topos de morros, montes, montanhas e serras, encostas com declive acima de 45°, restingas fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues, bordas de chapadas e áreas com mais de 1,8 mil m de altitude. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A rotação de culturas possui uma série de vantagens conservacionistas. Considerando as sequências de culturas dadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma rotação de culturas.
Em relação a bacias hidrográficas e rios, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...