Questões de Antropologia

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Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue os itens que se seguem com relação ao trabalho de campo em Antropologia.

Até a década de 40 do século passado, a prática do trabalho de campo intensivo esteve exclusivamente associada à antropologia inglesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue os itens que se seguem com relação ao trabalho de campo em Antropologia.

Com a prática do trabalho de campo, a Antropologia abandonou a busca pelo conhecimento etnográfico de todos os aspectos da vida cultural da comunidade estudada e passou a concentrar-se no estudo comparativo de dezenas ou mesmo centenas de sociedades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue os itens que se seguem com relação ao trabalho de campo em Antropologia.

O método do trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, fundado na observação direta das atividades da comunidade resultou da inventividade de um único antropólogo, que o colocou em prática em 1914, em um estudo sobre os trobriandeses da Melanésia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Se um homem que seja Silva de Paraíso casar-se com uma mulher que seja Ferreira de Belo Monte, os filhos serão Silva de Belo Monte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Esse sistema de casamento corresponde aos sistemas australianos conhecidos como Arunda, cuja sociedade se divide em oito seções matrimoniais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Diferentemente das sociedades organizadas em metades matrilineares exogâmicas, as regras de casamento nessa sociedade hipotética estabelecem que os prováveis cônjuges serão os primos cruzados e os paralelos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Nessa sociedade hipotética, prevalece um regime matrimonial que Lévi-Strauss chamou de desarmônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Nessa sociedade, todo filho e filha de um filho de homem Silva é Silva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, quanto às tendências gerais da antropologia contemporânea estabelecida nos Estados Unidos da América sob a rubrica do pós-interpretativismo.

Parte substancial da antropologia pós-interpretativista tem como ponto de partida um diálogo com os trabalhos de Clifford Geertz, o ancestral imediato dessa tendência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, quanto às tendências gerais da antropologia contemporânea estabelecida nos Estados Unidos da América sob a rubrica do pós-interpretativismo.

A reflexividade é tema central e recorrente dessa abordagem antropológica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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