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As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.
I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.
II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.
III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.
IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.
V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.
I, II e IV
III, IV e V
I, III e IV
II, IV e V
II, III e IV
Avalie as afirmativas abaixo sobre as contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o tema do contato interétnico.
I. A teoria da fricção interétnica desenvolveu-se adotando a perspectiva elaborada pela teoria da aculturação, desenvolvida no seio da antropologia norte- americana.
II. O problema da fricção interétnica é percebido como um tema de caráter sociológico.
III. A característica básica da situação de contato é a natureza contraditória das relações entre as entidades envolvidas na situação interétnica, onde a existência de uma entidade tende a negar a da outra.
IV. A situação de contato é tomada como uma totalidade sincrética, na qual as sociedades em oposição não possuem dinâmicas próprias nem contradições internas, sendo a oposição estruturante e única a oposição entre as sociedades tribais e a sociedade nacional.
V. Na análise do contato interétnico, a dimensão política do contato resume-se à relação generalizante dominado-dominador, que assume nesse contexto a forma sociedade nacional-sociedade indígena.
Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas
I e V
II e IV
IV e V
III e V
II e III
As relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas são orientadas, entre outras coisas, por um aparato legal-burocrático formado por um conjunto de leis, códigos, decretos, diplomas, portarias e instruções. Avalie as proposições que se seguem sobre esse tema.
I. Uma característica das principais leis que dizem respeito aos índios é que elas são leis feitas pelos não-índios para definir os direitos dos índios.
II. Segundo a Constituição vigente no Brasil, dada a natureza específica das culturas e sociedades indígenas, os índios necessitam de proteção do Estado e por isso não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.
III. A proteção dos índios deve ser feita por organismos indicados pelo Estado. Desde 1988, por imposição constitucional, o Estado indica como instituições tutoras dos povos indígenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a Igreja Católica e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).
IV. Pela Constituição de 1988, a tutoria exercida pelas instituições indicadas pelo Estado brasileiro é parcial, no sentido de que cada instituição exerce a tutoria em áreas específicas. Assim há instituições que exercem a tutoria no que toca à educação e integridade moral dos índios, outra é tutora da saúde e do planejamento familiar, outra é tutora do acesso à terra e exercendo também proteção da integridade física dos índios.
V. A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
74 - E
II e IV
III e IV
I e V
II e V
Assinale a opção que representa o ponto-de-vista de Chaianov sobre a economia camponesa
A economia camponesa é uma expressão local da economia capitalista, sendo no essencial igual à última
A economia camponesa é uma economia familiar, sendo sua organização determinada pelo tamanho e composição da família e pela coordenação entre suas exigências de consumo e a quantidade de gente apta a trabalhar
Na economia camponesa o lucro é computado tomando-se o total da renda obtida e subtraindo as despesas de produção
Como uma economia em que se administra a escassez, o fator de maior interesse na economia camponesa é a remuneração da jornada de trabalho, com a qual vai se comer amanhã o que se ganhou hoje
A economia camponesa é de subsistência, não havendo nela a circulação de dinheiro.
Ellen e Klaas Woortmann trabalharam com grupos camponeses no nordeste brasileiro. Assinale a opção que melhor representa a posição desses autores no que se refere ao papel do grupo doméstico e do trabalho assalariado na produção camponesa
O uso de assalariados nas unidades camponesas é de caráter permanente. O grupo doméstico fornece apenas trabalho temporário durante o ciclo agrícola
Nas unidades camponesas do nordeste brasileiro o uso de trabalho assalariado viabiliza a atividade dos membros da família camponesa e é uma condição para a realização do valor-família
O trabalhador assalariado substitui preferencialmente o filho mais novo do sexo masculino.
No nordeste do Brasil, assalariar-se permanentemente não implica a negação da autonomia do processo de trabalho nem a negação da condição de dono
Segundo a lógica da produção camponesa, um membro de uma família só se casa em famílias cujos membros ele pode potencialmente assalariar
Assinale a opção que expressa a perspectiva de Klaas Woortmann sobre o significado da terra para o campesinato
A terra é percebida pelos camponeses em sua exterioridade, isto é, como um fator de produção do qual o camponês retira a sua sobrevivência.
A terra é percebida como uma mercadoria que é comprada e vendida no mercado, segundo a lei da oferta e da demanda
Os camponeses concebem a terra como a expressão de uma moralidade, como algo que é pensado e representado no contexto dos valores éticos
A terra é uma dádiva dada por Deus aos empresários rurais, que, por bondade ou interesse político, a cede aos camponeses
A terra é parte inerte da natureza que deve ser amansada pelo trabalho assalariado
As proposições abaixo dizem respeito à relação entre o campesinato e a organização política. Assinale a opção correta
Nas sociedades camponesas o chefe da família é o líder indisputável que faz a ligação direta entre a unidade produtiva e o sistema político nacional
Quando a terra e o trabalho tornam-se mercadorias, as coalizões corporadas de parentesco perdem seu monopólio sobre os recursos e as pessoas, ficando o indivíduo liberado para entrar em coalizões individuais. Nessas circunstâncias, o sistema político passa a ser organizado pelos laços de amizade expressiva ou emocional que unem as pessoas em díade
O relacionamento entre patrono e cliente é focado, abrangendo somente o interesse comum que no momento une um cliente a um patrono.
Nas sociedades camponesas a concentração do principal bem econômico (a terra) é correlata a dispersão do poder político nas mãos dos vários chefes de família
Os clientes devem manifestar e demonstrar sua lealdade ao patrono e, fazendo isso, tornam-se membros de uma facção que serve aos propósitos competitivos de um líder
Assinale a opção correta sobre o tema dos movimentos sociais nas sociedades camponesas, tratados por Eric Wolf.
Os movimentos de protesto entre os camponeses são centrados em um mito de uma ordem social mais justa e igualitária do que a do presente. Esse mito concede a eles uma visão comum de mundo, mas não implica uma estrutura organizacional para a ação
Os movimentos sociais camponeses caracterizam- se pela ausência de lideranças e de heróis ou figuras modelos
Os movimentos camponeses são diferentes das alianças políticas porque são estáveis e duradouros, nascendo de um sonho milenarista
Uma característica comum aos movimentos sociais entre os camponeses é sua natureza pacífica, sendo o derramamento de sangue um grande tabu
Originário de sociedades patriarcais, os movimentos sociais camponeses trazem em seu seio a contradição de ter sempre uma mulher na liderança
Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue os itens que se seguem com relação ao trabalho de campo em Antropologia.
Malinowski foi um dos maiores representantes da antropologia de gabinete.
Um importante marco na história da Antropologia deve-se à prática do trabalho de campo intensivo conduzido na língua local do povo que o antropólogo estuda. A coleta de dados por meio da observação direta e sistemática dos eventos da vida social substituiu a chamada antropologia de gabinete praticada até então, pela qual os dados analisados eram colhidos por terceiros (missionários, administradores coloniais, comerciantes e militares, entre outros). Julgue os itens que se seguem com relação ao trabalho de campo em Antropologia.
O método do trabalho de campo posto em prática na escola britânica de antropologia social está intimamente associado à teoria funcionalista e à sua suposição da unidade funcional da sociedade.
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