Lista completa de Questões de Antropologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
De acordo com a visão antropológica, o ser humano cria deuses para estabelecer sua própria natureza divina, mas nem todas as religiões podem ser consideradas, por isso, antropocêntricas. As religiões politeístas têm, muitas vezes, deuses com aparência de animais ou de seres andrógenos.
A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
O termo terras-pretas ou terras de cultura, na Amazônia, é utilizado para designar terras que são cultivadas há muitos séculos e que, apesar disso, não perderam seu vigor, devido ao uso de formas de cultivo agroflorestais com sistemas de encapoeiramento.
A respeito da construção cultural da natureza, julgue os itens de 115 a 120.
Agrofloresta tropical e fazenda marinha de algas são termos técnicos agronômicos incompatíveis com a antropologia e as construções culturais.
A ação eficiente de antropólogos na identificação de terras indígenas
Nas últimas décadas do século XX, repercutiram com especial vigor as iniciativas e as demandas indígenas em relação ao território. São mobilizações e estratégias que implicam a presença de novos atores. É neste contexto que surgem os chamados movimentos indígenas. Estes se caracterizam por:
A criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, no governo do Presidente Jânio Quadros, foi fruto de uma luta iniciada ainda nos anos 1950 e da qual participaram Darcy Ribeiro e os irmãos Villas-Boas. Esta iniciativa foi importante para romper com a visão predominante desde o final do século XIX que consistia em afirmar que os índios eram
João Mendes Jr., no início do século XX, expôs, em termos jurídicos, a teoria do indigenato como ela é hoje, conhecida e praticada. Esta teoria consiste em afirmar que o direito dos índios à terra
O antropólogo José Mauricio Arruti comenta que a região Nordeste concentrou as primeiras e maiores atenções relativas aos processos de etnogêneses. Não apenas por ser a região de colonização mais antiga e por ter tido todos os seus aldeamentos indígenas oficialmente extintos em um período de menos de 10 anos, entre as décadas de 1860 e 70, mas também porque foi nela que se registraram os primeiros grupos de caboclos reivindicando serem reconhecidos como indígenas. Na acepção antropológica, o termo etnogênese designa:
O trabalho de campo ou pesquisa de campo reveste-se de grande importância para o trabalho do Antropólogo constituindo o Laboratório do Antropólogo Social, uma vez que é a partir deste modo característico de coleta de dados que o antropólogo elabora sua reflexão e análise. Para Roberto Da Matta, o trabalho de campo pode ser comparado aos rituais de passagem definindo-se por três momentos:
Os antropólogos vêm observando basicamente duas situações no que tange a alternativas e oportunidades econômicas para os povos indígenas, decorrentes do padrão de territorialidade: povos que desfrutam de territórios extensos e contínuos, nos quais podem reproduzir formas tradicionais e neo-tradicionais de ocupação; e povos que vivem em situação de confinamento ou descontinuidade territorial, o que os obriga à exploração intensiva dos recursos naturais e à venda da força de trabalho. Estas duas situações correspondem respectivamente ao seguinte:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...