Questões sobre Geral

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Raymond Firth foi o antropólogo britânico que argumentou que o estudo da estrutura social devia ser complementado pelo da organização social. Assinale a opção correta sobre a relação entre esses dois conceitos

  • A.

    A estrutura da sociedade deve ser pensada em termos de relações entre grupos ou de padrões ideais enquanto a organização social diz respeito à atividade concreta dos indivíduos.

  • B.

    Enquanto o conceito de estrutura social lida com os processos sociais dirigidos para finalidades selecionadas, o de organização social diz respeito aos aspectos burocráticos da ação social

  • C.

    Organização social lida com os aspectos abstratos da vida social e estrutura social com os aspectos de natureza econômica

  • D.

    A estrutura social está intrinsecamente ligada às questões de responsabilidade enquanto a organização social tem a ver com as questões da representatividade

  • E.

    No plano da organização social as possibilidades de conduta estão dadas por modelos elaborados pelo antropólogo; no plano da estrutura social as possibilidades de ação derivam de modelos construídos no interior da sociedade estudada

As afirmativas que se seguem dizem respeito aos tipos de família.

I. Para Malinowski a família nuclear funda-se em três tipos básicos de relações: filiação, consangüinidade e afinidade.

II. Na Antropologia Britânica as formas de descendência matrilinear e patrilinear determinam as várias formas de família nuclear.

III. A família extensa é uma forma de organização familiar que requer a conjugação de pelo menos duas famílias nucleares.

IV. Fortes mostrou que o grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento no tempo, o que o torna uma unidade social dinâmica. Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e II

No tocante às principais teorias do parentesco elaboradas na antropologia, assinale a opção correta

  • A.

    A chamada teoria da aliança foi desenvolvida por Murdock, antropólogo americano que a expôs no Livro Social Structure

  • B.

    Na teoria da aliança dá-se grande ênfase analítica às linhagens corporadas, pois são elas que formam as peças fundamentais desse modelo teórico.

  • C.

    A chamada teoria da descendência está associada à obra do antropólogo francês Claude Lévi- Strauss

  • D.

    A teoria da descendência dá especial destaque aos elementos psicológicos, oriundos da análise freudiana, que operam na constituição do parentesco

  • E.

    A teoria do parentesco desenvolvida pela escola britânica de Antropologia enfatiza os aspectos jurídicos-políticos do fenômeno, dando grande atenção aos grupos unilineares de parentesco, enquanto a abordagem estruturalista dá atenção aos modelos de trocas matrimoniais

A Antropologia Política como um campo de estudo da Antropologia tem como marco o ano de 1940, quando foram publicadas duas obras que se tornaram clássicas na disciplina: Os Nuer, de Evans-Pritchard, e Sistemas Políticos Africanos, organizado por Fortes e Evans-Pritchard. Assinale a opção que melhor representa as contribuições dessas obras.

  • A.

    As duas obras inauguraram uma abordagem histórica aos sistemas políticos africanos

  • B.

    Elas representaram o primeiro esforço organizado para a análise da relação entre meio ambiente, política e religião

  • C.

    As duas obras representam a grande reação britânica ao estruturalismo de Lévi-Strauss

  • D.

    Essas obras mostraram respectivamente o caráter segmentado das linhagens unilineares e instauraram a distinção entre sociedades com estado e sociedades sem estado

  • E.

    Escrita por autores que foram alunos de Malinowski, elas revelam os desdobramentos mais radicais do esforço por fazer a descrição etnográfica de todos os aspectos da cultura de um povo

Toda sociedade tem instituições voltadas para o controle social, que podem assumir a forma de mecanismos inibidores e mecanismos punitivos. Segue uma lista de repertórios voltados para o controle que operam basicamente como medidas inibidoras do comportamento anti-social e que não se baseiam no poder coercitivo de uma autoridade institucionalizada.

  • A.

    Piadas, gracejos, prisão

  • B.

    Açoite, guerra, humilhações

  • C.

    Mexericos, rumores, acusações de feitiçaria

  • D.

    Ostracismo, banimento, emboscada

  • E.

    Vendeta, execução, ridículo

O uso do conceito de "organização social", elaborado por Firth, trouxe para a cena alguns novos temas para a análise antropológica. Analise as seguintes opções:

I. O conceito de "organização social" permite uma abordagem direta da questão de como os grupos de filiação unilinear se organizam em linhagens e clãs.

 II. O uso do conceito de "organização social" envolve a análise do exercício da escolha e dos processos de tomada de decisão.

III. A idéia de "organização social" ajuda os antropólogos a elaborar hipóteses sobre a eficácia dos ritos sociais que participam da mudança de status das pessoas.

IV. O conceito de "organização social" contribui para o entendimento de como os grupos sociais põem juntos elementos diversos em uma relação comum, implicando, portanto, algum grau de unificação.

V. Como os grupos arranjam a ação em seqüências ordenadas, em conformidade com fins sociais selecionados, esse é o foco do conceito de "organização social".

Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.

  • A.

    II, IV, V

  • B.

    III, IV, V

  • C.

    I, III, V

  • D.

    I, II, III

  • E.

    II, III, IV

A abordagem de Radcliffe-Brown sobre a estrutura social tinha como pressuposto a idéia de equilíbrio funcional, dando pouco espaço para a explicação do conflito e da mudança social. Julgue as proposições que se seguem sobre os esforços feitos para trazer a questão do conflito e da mudança para os estudos estruturais.

I. Em Sistemas Políticos da Alta Birmânia, Leach realiza uma crítica às suposições de que as sociedades existem em equilíbrio.

II. O conceito de "filiação complementar" foi elaborado por Fortes para tratar da mudança na estrutura das linhagens africanas.

III. A abordagem de Gluckman aos rituais de rebelião africanos revela os conflitos e as contradições no interior da estrutura, mas não é verdadeiramente uma teoria da mudança. Os ritos analisados pelo autor dão expressão a rebeliões rituais com a finalidade de manter a ordem estrutural.

IV. A teoria da mudança elaborada no seio da antropologia britânica tinha como ponto de partida a descrição das contradições e conflitos universais que habitam a estrutura da personalidade humana.

V. Murdock, aluno de Radcliffe-Brown, elaborou um esquema teórico que permitiu analisar a mudança social nas sociedades mediterrâneas da África do Norte.

Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.

  • A.

    I e II

  • B.

    III e V

  • C.

    I e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    IV e V

Assinale a opção correta sobre a relação entre estrutura social e história

  • A.

    Para Malinowski a noção de estrutura tem natureza diacrônica, não havendo abordagem estrutural que não seja histórica

  • B.

    A análise das estruturas sociais em antropologia ficou restrita às etnografias africanistas

  • C.

    O que os antropólogos entendem por estrutura social é o conjunto de fenômenos contemporâneos de natureza episódica, mas que causa impacto na opinião pública

  • D. Radcliffe-Brown concebe como parte da estrutura social todas as relações de pessoa a pessoa. Apesar de reconhecer que os processos pelos quais as estruturas se transformam no tempo são partes integrantes do estudo da estrutura social, seu esforço intelectual foi no sentido de desenvolver uma abordagem sincrônica da estrutura, de modo a evitar o que chamava de história conjetural.
  • E.

    O estudo da estrutura é compatível com o estudo histórico somente quando se trata da história mítica de um povo

A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.

( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.

( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.

( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.

( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.

( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.

Indique a opção correta

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    F, V, V, V, F

  • D.

    F, F, F, V, V

  • E.

    V, V, F, F, V

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.

( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.

( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.

( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.

( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.

( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.

Indique a opção correta.

  • A.

    F, F, F, V, V

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    V, V, V, F, F

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, F, F

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