Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que melhor representa as características mais marcantes da organização política nas sociedades indígenas brasileiras
Os povos indígenas do Brasil vivem em sociedades com estrutura de poder fortemente centralizada e especializada, onde o chefe ou cacique detém o poder político e controla as instituições de sanção social e o pajé ou xamã detém o poder religioso sendo o chefe da principal seita religiosa da tribo
A liderança e as posições de poder são transmitidas entre as gerações por hereditariedade
O controle social é exercido rigidamente nas sociedades indígenas por meio de uma única instituição responsável pelo desenvolvimento de uma série de medidas punitivas como o ostracismo, a expulsão e a morte do infrator
A autoridade dos chefes tende a ser respaldada no conhecimento que eles têm e que é posto a serviço da comunidade (ser um bom caçador, agricultor ou pescador, bom orador, bom xamã etc). O poder que tal forma de autoridade confere é o poder de persuasão. Raramente o poder de chefe indígena é baseado somente na coerção
O poder político dos chefes indígenas está associado à desigualdade econômica, de modo que o cacique é em geral o único indivíduo rico da tribo
Apesar de muito diferenciados, os sistemas religiosos e as cosmologias dos povos indígenas compartilham algumas características. Julgue as proposições abaixo.
I. As crenças religiosas nas sociedades indígenas pressupõem uma unidade indissolúvel entre o natural e o social.
II. As religiões das sociedades indígenas estão estruturadas em "igrejas", com um aparato hierárquico que comanda os assuntos da fé.
III. Os xamãs são intermediários entre o social e o sobrenatural, sendo um cargo exclusivo dos homens idosos.
IV. Ao contrário das religiões de muitos Estadosnações, há uma ausência de seitas concorrentes nos sistemas religiosos das sociedades indígenas.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
I e II
I e III
II e II
I e IV
III e IV
Atualmente são faladas cerca de 180 línguas indígenas no Brasil que pertencem a vários troncos e famílias. As proposições que se seguem dizem respeito a esse tema.
I. As línguas do tronco Macro-Jê são faladas por povos que vivem nas margens dos rios da Amazônia Ocidental.
II. O tronco Tupi é o maior e o mais bem-conhecido das línguas indígenas brasileiras.
III. A família Karib é falada pelos povos que vivem no Brasil meridional, na fronteira com o Paraguai e Argentina.
IV. Entre as línguas que compõem a família Aruák encontram-se o Apurinã, Paresi, Terena e Waurá.
V. As línguas da família Bantu são faladas pelos poucos grupos indígenas que vivem no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.
I e III
II e IV
II e V
III e IV
I e II
Assim como a sociedade nacional construiu um imaginário sobre os índios, os povos indígenas também construíram um imaginário sobre os brancos e sobre o contato com eles. Julgue as afirmações abaixo sobre o tema.
I. As tradições orais e a mitologia são exemplos de formas culturais nas quais os índios constroem suas teorias sobre os brancos. São comuns os mitos que narram o surgimento dos brancos e como se diferenciaram dos índios.
II. Um tema recorrente na mitologia que narra o surgimento dos brancos é o da posse desigual dos bens culturais. Por exemplo, contam que os índios são os donos do arco e os brancos, das armas de fogo.
III. As teorias dos índios acerca dos brancos são estáticas e não mudam conforme se sucedem as fases do contato entre índios e brancos.
IV. As teorias indígenas sobre os brancos têm em comum o fato de que o contato é pensado como produto da ação dos brancos. Os índios vêem-se como atores passivos nesta história.
Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas
III e IV
I e II
II e III
I e IV
I e III
As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.
I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.
II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.
III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.
IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.
V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.
I, II e IV
III, IV e V
I, III e IV
II, IV e V
II, III e IV
Avalie as afirmativas abaixo sobre as contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o tema do contato interétnico.
I. A teoria da fricção interétnica desenvolveu-se adotando a perspectiva elaborada pela teoria da aculturação, desenvolvida no seio da antropologia norte- americana.
II. O problema da fricção interétnica é percebido como um tema de caráter sociológico.
III. A característica básica da situação de contato é a natureza contraditória das relações entre as entidades envolvidas na situação interétnica, onde a existência de uma entidade tende a negar a da outra.
IV. A situação de contato é tomada como uma totalidade sincrética, na qual as sociedades em oposição não possuem dinâmicas próprias nem contradições internas, sendo a oposição estruturante e única a oposição entre as sociedades tribais e a sociedade nacional.
V. Na análise do contato interétnico, a dimensão política do contato resume-se à relação generalizante dominado-dominador, que assume nesse contexto a forma sociedade nacional-sociedade indígena.
Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas
I e V
II e IV
IV e V
III e V
II e III
As relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas são orientadas, entre outras coisas, por um aparato legal-burocrático formado por um conjunto de leis, códigos, decretos, diplomas, portarias e instruções. Avalie as proposições que se seguem sobre esse tema.
I. Uma característica das principais leis que dizem respeito aos índios é que elas são leis feitas pelos não-índios para definir os direitos dos índios.
II. Segundo a Constituição vigente no Brasil, dada a natureza específica das culturas e sociedades indígenas, os índios necessitam de proteção do Estado e por isso não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.
III. A proteção dos índios deve ser feita por organismos indicados pelo Estado. Desde 1988, por imposição constitucional, o Estado indica como instituições tutoras dos povos indígenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a Igreja Católica e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).
IV. Pela Constituição de 1988, a tutoria exercida pelas instituições indicadas pelo Estado brasileiro é parcial, no sentido de que cada instituição exerce a tutoria em áreas específicas. Assim há instituições que exercem a tutoria no que toca à educação e integridade moral dos índios, outra é tutora da saúde e do planejamento familiar, outra é tutora do acesso à terra e exercendo também proteção da integridade física dos índios.
V. A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
74 - E
II e IV
III e IV
I e V
II e V
Assinale a opção que representa o ponto-de-vista de Chaianov sobre a economia camponesa
A economia camponesa é uma expressão local da economia capitalista, sendo no essencial igual à última
A economia camponesa é uma economia familiar, sendo sua organização determinada pelo tamanho e composição da família e pela coordenação entre suas exigências de consumo e a quantidade de gente apta a trabalhar
Na economia camponesa o lucro é computado tomando-se o total da renda obtida e subtraindo as despesas de produção
Como uma economia em que se administra a escassez, o fator de maior interesse na economia camponesa é a remuneração da jornada de trabalho, com a qual vai se comer amanhã o que se ganhou hoje
A economia camponesa é de subsistência, não havendo nela a circulação de dinheiro.
Ellen e Klaas Woortmann trabalharam com grupos camponeses no nordeste brasileiro. Assinale a opção que melhor representa a posição desses autores no que se refere ao papel do grupo doméstico e do trabalho assalariado na produção camponesa
O uso de assalariados nas unidades camponesas é de caráter permanente. O grupo doméstico fornece apenas trabalho temporário durante o ciclo agrícola
Nas unidades camponesas do nordeste brasileiro o uso de trabalho assalariado viabiliza a atividade dos membros da família camponesa e é uma condição para a realização do valor-família
O trabalhador assalariado substitui preferencialmente o filho mais novo do sexo masculino.
No nordeste do Brasil, assalariar-se permanentemente não implica a negação da autonomia do processo de trabalho nem a negação da condição de dono
Segundo a lógica da produção camponesa, um membro de uma família só se casa em famílias cujos membros ele pode potencialmente assalariar
Assinale a opção que expressa a perspectiva de Klaas Woortmann sobre o significado da terra para o campesinato
A terra é percebida pelos camponeses em sua exterioridade, isto é, como um fator de produção do qual o camponês retira a sua sobrevivência.
A terra é percebida como uma mercadoria que é comprada e vendida no mercado, segundo a lei da oferta e da demanda
Os camponeses concebem a terra como a expressão de uma moralidade, como algo que é pensado e representado no contexto dos valores éticos
A terra é uma dádiva dada por Deus aos empresários rurais, que, por bondade ou interesse político, a cede aos camponeses
A terra é parte inerte da natureza que deve ser amansada pelo trabalho assalariado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...