Questões sobre Psicanálise e Antropologia

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A respeito do trabalho de campo na área de antropologia, julgue os itens que se seguem.

Ao publicar Tristes Trópicos, Claude Lévi-Strauss notabilizou-se por consolidar a imersão como modalidade de pesquisa na antropologia francesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho de campo na área de antropologia, julgue os itens que se seguem.

Transformar o familiar em exótico demanda o esforço de despir-se dos estereótipos responsáveis pelos préjulgamentos a respeito daquilo que consideramos uma realidade familiar, mas que não é, necessariamente, conhecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do trabalho de campo na área de antropologia, julgue os itens que se seguem.

Em conhecida obra da antropologia clássica, Bronislaw Malinowski apresentou os princípios fundamentais do método que caracteriza a observação participante

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

Para Lucien Lévy-Bruhl, as noções de sagrado e profano não são fixas no espaço nem no tempo. A passagem de um estado para outro, que sempre inclui um estágio intermediário, ocorre por meio do deslocamento do sujeito de uma situação profana para uma situação sagrada ou viceversa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

De acordo com Mary Douglas, as noções de higiene e poluição encontram-se profundamente associadas às classificações do sagrado e do profano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

Para Émile Durkheim, há uma completa ruptura entre o sagrado e o profano, que se expressa em uma profunda diferenciação entre os comportamentos religioso e secular, separando o que é da ordem do indivíduo e o que é da ordem do social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

A lógica subjacente aos termos sagrado e profano implica uma racionalidade só encontrável em sociedades ocidentalizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos princípios metodológicos amplamente defendidos na prática antropológica é o exercício de estranhamento. Tal princípio defende a tese de:

  • A.

    transformar o conhecido em desconhecido, estabelecendo uma neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo.

  • B.

    transformar o desconhecido em conhecido, estabelecendo uma neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo, buscando assim a compreensão superficial do fato.

  • C.

    transformar o exótico em familiar e o familiar em exótico.

  • D.

    transformar o exótico em algo conhecido, garantindo a neutralidade entre duas fontes distintas de conhecimento – o pesquisador e o objeto, mas prevalecendo a percepção do primeiro em relação ao segundo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Émile Durkheim, em sua obra As formas elementares da vida religiosa (1988) critica as definições de religião que repousam na crença ao sobrenatural, bem como aquelas que definem a religião como uma crença em divindades ou seres sobrenaturais. Para esse autor, os fenômenos religiosos colocam-se naturalmente em duas categorias fundamentais: as crenças e os ritos e considerando as primeiras como:

  • A.

    tipos determinados de ação.

  • B.

    estados de opinião e consistem de representações.

  • C.

    tipos de ação que geram representações.

  • D.

    tipos de ação de caráter moral e valorativo.

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