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A essência do fato político tem raiz no poder, na sua distribuição, no seu exercício. Segundo Max Weber, a legitimação é o que se pode denominar de fundamento do poder, tornando-o legitmo. De acordo com esse autor, existem três tipos puros de autoridade, de caráter:
racional, tradicional e carismático.
primário, carismático e secundário.
político, doméstico e público.
doméstico, privado e político.
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O conceito de estrutura tem sido largamente discutido por teóricos da antropologia moderna. Especificamente Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss deram significativas contribuições, ao estudar tais conceitos em suas diferentes teorias. Para Radcliffe-Brown, o termo estrutura significa o conjunto das relações sociais produzidas em uma dada sociedade. Já para Levi-Strauss, o termo significa uma matriz ou modelo de investigação, criado pelo pesquisador, tendo como matéria-prima as relações sociais.
Com base nos conceitos dos dois autores acima citados, é correto afirmar:
Radcliffe-Brown faz uso de um modelo paradigmático empirista e Lévi-Strauss, de um modelo racionalista
Radcliffe-Browm e Lévi-Strauss, apesar de conceituarem estrutura de forma diferente, ambos fazem uso do mesmo modelo paradigmático.
Radcliffe-Brown faz uso de um modelo paradigmático racionalista e Lévi-Strauss, de um modelo empirista.
nenhum dos autores se prende a modelos paradigmáticos quando do estudo da noção de estrutura social.
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Assim como na maioria das ciências, os antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido, pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas idéias de Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:
Evolucionismo.
Etnocentrismo.
Empirismo.
Exclusivismo.
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Rejeitando os pressupostos evolucionistas que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto, traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas idéias é:
Leslie White.
Lewis Henry Morgan.
Franz Uri Boas.
Edward Burnett Tylor.
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Uma das referências mais constantes na bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano, enquadrado por alguns como um antiteórico, que propõe a busca de relações sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:
ao estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.
estudar a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente fora da história.
estudar a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos partilhados pelos seus integrantes
o estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.
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Entre os expoentes da escola inglesa de antropologia destaca-se como etnógrafo Bronislaw Gaspar Malinowski. Segundo ele, o etnógrafo deve analisar com seriedade e moderação todos os fenômenos que caracterizam cada aspecto da cultura nativa, sem privilegiar aqueles que lhe causam admiração ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros. Deve, ao mesmo tempo, perscrutar a cultura nativa na totalidade dos seus aspectos. A lei, a ordem e a coerência que prevalecem em cada um desses aspectos são as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente. O etnógrafo, por exemplo, que se propõe a estudar apenas religião, ou somente a tecnologia, ou exclusivamente a organização social, estabelece um campo de pesquisa artificial e acaba por prejudicar seriamente o seu trabalho. Diante do exposto, fica clara a posição do autor no que concerne à concepção de cultura como:
resultado de aspectos históricos ou temporais.
um signo lingüístico.
um todo funcionalmente integrado.
satisfação de necessidades sociais.
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Entre as orientações teóricas antropológicas, a escola estruturalista desenvolveu-se paralelamente ao funcionalismo. Considerada como superteoria, nem por isso deixa de ter seus pontos vulneráveis que suscitam críticas e questionamentos. Entre suas características e pressupostos básicos está:
uma visão diacrônica e sistêmica da cultura.
uma visão sincrônica e sistêmica da cultura.
o foco centrado no progresso.
o método histórico.
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A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:
aquelas com aparência harmônica e resistente a mudanças em suas culturas.
históricas, complexas, industrializadas, afetadas pela civilização e pelo progresso, estando cada vez mais distantes da ordem natural e apresentando aparência de desarmonia e desordem.
sociedades simples, afetadas pela civilização.
todas aquelas sociedades não afetadas pela civilização e pelo progresso.
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Após a publicação, em 1922, da obra "Os argonautas do pacífico ocidental" de Bronislaw Gaspar Malinowski, a Antropologia, no limiar do século XX, começou a abandonar a postura evolucionista. Um novo marco metodológico surge, ficando patente a:
não exigência de trabalho de campo.
importância do trabalho de campo ou pesquisa de campo, como modo característico de coleta de novos dados para a reflexão teórica.
pouca relevância ao trabalho de campo.
total exclusão do trabalho de campo.
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Marcel Mauss, em sua obra: "Ensaio sobre a dádiva; forma e razão de troca nas sociedades arcaicas" (1974), apresenta uma complexa argumentação para uma de suas teses mais famosas: a teoria da reciprocidade. Nesta obra, o autor trabalha com o conceito de sistema de prestações totais, cujo significado é:
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma voluntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias, sob pena de guerra privada ou pública.
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma involuntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, não obrigatórias, já que se tornam necessárias para o consenso social.
Somente prestações feitas de forma voluntária e sem o caráter obrigatório da contra-prestação.
Somente contra-prestações na forma de presentes e regalos, mas que, no fundo, apresentam um caráter involuntário.
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