Lista completa de Questões de Antropologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os descimentos de índios no Estado do Grão- Pará e Maranhão nos séculos XVII e XVIII foram empreendidos principalmente por:
Assinale a opção que indica corretamente quais foram os principais motivos que levaram à extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1967, dando lugar à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Nos anos 1970, o Coronel da Aeronáutica e especialista em estratégia Ivan Zanoni Hausen, da FUNAI, propôs que fossem estabelecidos critérios de indianidade. Assinale a opção que indica corretamente qual foi o principal objetivo desses critérios de indianidade.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica o porquê da participação de alguns indígenas na revolta social conhecida como a Cabanagem, na então província do Grão-Pará, entre1835 a 1840.
Na história dos estudos sobre o contato interétnico entre sociedades indígenas e segmentos da sociedade nacional no Brasil, assinale, entre as opções abaixo, qual noção marcou o rompimento com os estudos de aculturação.
Em texto clássico da etnologia indígena, publicado em 1979, os antropólogos Anthony Seeger, Roberto da Matta e Eduardo Viveiros de Castro argumentam a necessidade de focalizar a construção da pessoa nas sociedades indígenas. Assinale a opção que indica corretamente por que enfatizaram a construção da pessoa nas sociedades indígenas.
Assinale, entre as opções abaixo, em qual definição se encaixa a categoria de Terra Indígena.
Na Região Amazônica do século XIX, o termo tapuio foi usado para se referir aos:
Em seus trabalhos sobre indigenismo e territorialização, o professor João Pacheco de Oliveira procurava:
O perspectivismo ameríndio:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...