Lista completa de Questões de Arqueologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Betty Meggers realizou inúmeras pesquisas na Amazônia Brasileira (MEGGERS, 1954; 1971; 1977). A respeito dessas pesquisas, assinale a alternativa incorreta.
Meggers adotou a pesquisa difusionista de Steward, para o qual os Andes Centrais eram o centro de difusão de culturas complexas na América do Sul.
Meggers concebia a Amazônia como área marginal periférica para onde as migrações vindas dos Andes se desembocaram, se estabeleceram e decaíram.
A Amazônia foi entendida por Meggers como área arqueológica de sociedades pré-históricas complexas portadoras de culturas complexas. Ela levantou hipóteses de existência de cacicados na Amazônia brasileira.
Meggers ignorou os dados históricos a respeito dos efeitos da colonização portuguesa que gerou deslocamento de populações indígenas da várzea, para a terra firme e desagregação social.
Para Anna Roosevelt, as hipóteses de Meggers estavam permeadas pelo determinismo ecológico em suas análises acerca do desenvolvimento social indígena da Amazônia.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho a seguir:
_________________ é o período de transição entre o ______________ e o _________________, permanecendo o modo de vida do paleolítico em um ambiente modificado pelo fim do período Glacial e o surgimento de ecossistemas mais ______________. As indústrias líticas caracterizam-se pela _________________ de microlitos. (Souza, 1997)
Mesolítico, paleolítico, neolítico, diversificados, abundância.
Mesolítico, paleolítico, neolítico, diversificados, abundância.
Mesolítico, neolítico, paleolítico, simples, existência.
Paleolítico, mesolítico, neolítico, perturbados, abundância.
Neolítico, mesolítico, paleolítico, diversificados, ausência.
Segundo o Dicionário de Arqueologia (Souza, 1997), acerca dos elementos tecnológicos da cerâmica, assinale a alternativa incorreta.
Acordelado é a técnica de confecção da cerâmica que consiste na superposição helicoidal de roletes de pasta de comprimento variado, partindo da base ou de uma porção de barro modelado para tal fim, até construir a parede do vaso.
Roletado é um tipo de decoração que consiste em conservar os roletes de confecção dos vasilhames, sem pressionar ou alisar a superfície externa.
Rolete é um pequeno cilindro de pasta utilizado na confecção dos vasilhames cerâmicos.
Engobo é um tipo de tratamento que consiste em aplicar, antes da queima, uma camada de barro, mais espessa que o banho, com ou sem pigmentos minerais, na superfície do vasilhame.
Queima redutora é a queima ao ar livre, em fogueiras, o que provoca redução dos minerais presentes.
No ano de 1964, Clifford Evans e Betty Meggers foram convidados pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Prof. José Lourenço, a coordenarem os trabalhos do Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos. Dava-se início ao programa PRONAPA. A respeito desse programa, assinale a alternativa incorreta.
O PRONAPA teve a duração de cinco anos, entre 1965 e 1970. Foi financiado pelo CNPq e pelo Smithsonian Instituion e com a Colaboração do IPHAN.
O objetivo principal do PRONAPA foi mapear e estudar a pré-história brasileira, por meio da realização de prospecções arqueológicas sistemáticas em grandes áreas, com o intuito de estabelecer as tradições, as subtradições e as fases.
Para definir as tradições, subtradições e fases, foram realizadas escavações para evidenciação de contextos arqueológicos e as estruturas dos sítios selecionados para serem escavados.
Uma das principais críticas recebidas foi em relação à não-evidenciação de contextos arqueológicos e estruturas e à realização de apenas algumas sondagens.
No Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos, foi elaborado um quadro conceitual/classificatório inspirado no neoevolucionismo e na ecologia cultural, com a finalidade de se configurarem os sítios a serem detectados, mapeados e registrados junto ao IPHAN.
Considere os seguintes tipos de bases cerâmicas:
- tipo de base com um ressalto horizontal e circular para apoio do vasilhame;
- tipo de base que apresenta seção transversal semicircular;
- tipo de base com forma de tronco de cone;
- tipo de base com a curvatura para o interior do vasilhame;
- tipo de base em que o vasilhame se apoia sobre um suporte único, que dele faz parte.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de base:
arredondada, anelar, cônica, côncava e pedestal.
anelar, arredondada, cônica, côncava e pedestal.
cônica, côncava, pedestal, anelar e arredondada.
anelar, arredondada, côncava, cônica e pedestal.
pedestal, cônica, côncava, anelar e arredondada.
Entre as categorias de objetos encontrados em sítios arqueológicos históricos, destacam-se
lítico, cerâmica, material construtivo, louça, ossos e metal.
cerâmica, louça, telhas, botões e metal.
apenas cerâmica, louça e metal.
apenas cerâmica, material construtivo, louça, ossos e metal.
apenas cerâmica, material construtivo, louça e metal.
Considere os seguintes tipos de lábios de recipiente cerâmico:
- tipo de borda com inflexão para fora, lembrando um cajado;
- tipo de borda em que não ocorre nenhuma inflexão;
- tipo de borda que apresenta um espessamento progressivo da parede do vasilhame, no sentido do pescoço em direção ao lábio;
- tipo de borda curvada para fora do vasilhame;
- tipo de borda que não se adéque à definição dos outros tipos.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de borda:
direta, expandida, extrovertida, irregular, cambada.
cambada, expandida, direta, extrovertida, irregular.
cambada, direta, expandida, extrovertida, irregular.
expandida, cambada, extrovertida, direta, irregular.
extrovertida, direta, cambada, irregular, expandida.
Considere as seguintes informações:
I É uma excrescência de forma conchoidal na face interna de um lascamento, cujo centro é marcado pelo ponto de impacto ou de percussão.
II Marca deixada na superfície de um bloco pela retirada de uma lasca.
III Operação de destacar uma lasca de seu núcleo por meio de uma percussão sobre o plano de percussão. IV Separação de uma lasca de um bloco de pedra.
V Técnica de aplicação de um golpe, repentino, de força em um ponto determinado de um fragmento de rocha, para modificar a sua forma de maneira prédeterminada.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, às seguintes características de lascamentos:
bulbo, cicatriz, debitagem, estilhamento, percussão.
bulbo, cicatriz, estilhamento, debitagem, percussão.
cicatriz, percussão, debitagem, estilhamento.
estilhamento, bulbo, cicatriz, debitagem, percussão.
estilhamento, cicatriz, bulbo, debitagem, percussão.
Assinale a alternativa que apresenta expressões que correspondem a algumas formas utilizadas para obtenção de datação absoluta.
Arqueomagnetismo, dendrocronologia, termoluminescência, radiocarbono, potássio-argônio, análise de varvitas.
Termoluminescência, radiocarbono, estratigrafia, ressonância eletrônica.
Potássio-argônico, estratigrafia, séries de urânio, descorticamento, dolomita.
Radiocarbono, termoluminescência, eemiano, epirogênio.
Dentrocronologia, radiocarbono, termoluminescência, dolomita e epirogênio.
A conservação arqueológica começa ainda em campo quando o objeto desenterrado é exposto a condições ambientais novas, dando reinício ao processo de deterioração ou corrosão. Acerca dessa informação, assinale a alternativa que não apresenta procedimento adequado em campo para os objetos em cerâmica.
Não forçar a retirada do solo de objetos ou fragmentos. Quando ele estiver muito seco e endurecido, poderá ser amaciado com aplicações localizadas de água para facilitar o resgate.
Os potes e vasilhames em bom estado de conservação podem ser retirados da terra que os envolve.
Os fragmentos com superfície pintada devem ser retirados com maior cuidado, retirando-se a terra ao redor do objeto de maneira que ele fique em um pedestal, cortando o pedestal a 2-3 cm abaixo do objeto.
Os objetos em cerâmica, em função da temperatura e da duração da queima, apresentam propriedades físicas consideradas estáveis, facilitando sua retirada nas escavações e não apresentando riscos de descolamentos.
No caso de o vasilhame ser grande, o enfaixamento deverá ser feito de maneira gradativa, à medida que a terra ao redor do objeto for sendo retirada vagarosamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...