Lista completa de Questões de Arqueologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No caso de objetos em ferro retirados do solo, a limpeza em laboratório deve ser feita com inúmeros cuidados. Acerca desses cuidados, assinale a alternativa incorreta.
Os objetos em ferro devem ser manuseados com extremo cuidado e o mínimo possível, em especial os que são alongados e finos.
Os objetos em ferro retirados em ambientes secos devem ser acondicionados em recipientes rígidos e fechados, juntamente com sílica-gel.
Os objetos de ferro secos devem ser mantidos secos, e os objetos de ferro úmidos devem ser mantidos úmidos, para manter as mesmas condições em que eles estavam antes de escavados.
Os objetos de ferro quebrados não devem ser colados em campo, pois, em laboratório, a emenda deverá ser desfeita, prejudicando a forma original do objeto.
Para limpeza dos objetos em ferro, deve-se usar apenas escova macia. Os torrões endurecidos podem ser amolecidos com pincel embebecido com álcool.
Os objetos em madeira preservam-se em ambientes estáveis muito molhados ou muito secos. Nas escavações, as dificuldades de se determinar o grau de deterioração exigem que sejam adotados procedimentos preventivos. Assinale a alternativa incorreta a respeito desse assunto.
É fundamental que os objetos em madeira encontrados em ambientes úmidos ou encharcados sejam mantidos molhados, desde o começo da evidenciação até o início dos procedimentos de conservação em laboratório.
Os objetos em madeira provenientes de ambientes secos devem ser mantidos molhados para evitar o desenvolvimento de bactérias causadoras da deterioração da madeira.
Os objetos pequenos de madeira devem ser mantidos molhados durante a evidenciação por aspersão mecânica.
Os objetos grandes de madeira molhados devem ser cobertos com espuma plástica encharcada dágua durante sua exposição na escavação.
Os objetos de madeira em ambientes secos e estáveis podem ser encontrados em bom estado de preservação.
Assinale a alternativa em que o procedimento apresentado não é adequado para o resgate ou o armazenamento de ossos.
Na escavação, deve-se remover cuidadosamente todo o sedimento sobre o osso e ao seu redor com pincel duro; somente após sua secagem total e de forma lenta, protegido do sol direto, ele deverá ser retirado do solo.
Os restos esqueletais frágeis desarticulados podem ser resgatados por meio de dois métodos: consolidação ou engessamento.
Os esqueletos completos de cada parte do corpo deve ser coletado e armazenado em sacos separados. Ossos dos braços e pernas, direitos e esquerdos, em separado.
Para facilitar o resgate de crânios, caso seja possível, deve-se retirar primeiramente a mandíbula e protegêla, pois poderá estar solta.
Os ossos devem ser armazenados em ambientes semelhantes aos quais eles foram retirados, se depositados em solo seco, armazená-los em ambientes com baixa umidade. Caso tenham sido resgatados em solo úmido, o ambiente de armazenamento deverá ser também úmido.
Considere as seguintes informações.
- Técnica de decoração que utiliza uma esponja para pintar a peça. Aplicação da decoração em toda a superfície, resultando em aparência tipo manchada.
- Conhecida também por transferência ou louça impressa, desenvolvida, a partir de 1750 em substituição a técnica do pintado a mão.
- Técnica de decoração que resulta em um salpicado, inicialmente produzido por pancadas leves de pincel, podendo ser aplicado na borda, no centro ou na superfície inteira do recipiente.
- Com base em interpretações europeias de padrões chineses. Comuns entre 1816 e 1836.
- Decoração denominada flow blue. Obtida a partir da colocação de recipientes contendo cloretos voláteis ― cloreto de amônia e óxido de calcário ― no forno durante a queima.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de decoração da faiança fina:
transfer printter, sponger, spatter, borrão, chinoiserie.
sponger, transfer printing, chinoiserie, borrão, spatter.
spatter, sponger, transfer printing, chinoiserie, borrão.
chinoiserie, spatter, sponger, transfer printing, borrão.
sponger, transfer printing, spatter, chinoiserie, borrão.
A respeito de ecologia e climatologia, julgue os itens a seguir.
As mudanças no clima global que ocorreram no pleistoceno resultaram em grandes alterações na distribuição de espécies, provocando reorganizações marcantes de comunidades biológicas, paisagens e biomas.
A respeito de ecologia e climatologia, julgue os itens a seguir.
Clima é o estado médio da atmosfera, representado pelo conjunto de elementos meteorológicos. Dependendo das zonas climáticas, são observadas características distintas, como o exemplo das correntes de ar, em que os Alísios tem progressão irregular, assim como os ventos do leste, que são turbulentos e agitados.
A respeito de ecologia e climatologia, julgue os itens a seguir.
A curto prazo, o desmatamento rebaixa o nível do lençol freático, provocando maior impacto no solo e nos sítios arqueológicos, no caso das obras necessárias para a obtenção de água.
Julgue o próximo item, referente aos ciclos biogeoquímicos.
Por ligar-se a vários elementos, o oxigênio faz parte dos ciclos biogeoquímicos de vários elementos, como o carbono, o enxofre, o nitrogênio e o fósforo. Sua participação ocorre em processos primordiais, como o intemperismo de rochas para a formação dos solos, e em processos vitais, como a fotossíntese, a respiração e a decomposição da matéria orgânica.
O saneamento é fundamental para a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população, porém alguns processos, como o tratamento de esgotos, podem gerar certos impactos ambientais. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Poluição hídrica é a contaminação de corpos de água por qualquer substância que altere suas propriedades físicas e(ou) químicas, sendo considerada imprópria para o consumo humano a água sem tratamento prévio.
Acerca de economia florestal e gestão ambiental, julgue os itens subsequentes.
A economia florestal se baseia no princípio de escassez (bem econômico), que desconsidera o que é abundante, e na internalização das externalidades, que reduz os recursos naturais à lógica de mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...