Lista completa de Questões de Arqueologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Examine os postulados abaixo e identifique a seqüência correta de correntes teóricas a que estão relacionados.
"A cultura material é múltipla de sentidos, possuindo uma dimensão simbólica implícita. Portanto, a interpretação arqueológica será sempre um discurso construído sobre o passado, a partir da leitura e eleição, por parte do pesquisador, de aspectos de uma totalidade de possibilidades contextuais de associação e aferição de significado."
"Conjuntos repetitivos de objetos e estruturas representam a expressão de normas que residem na mente dos indivíduos que compartilham uma mesma cultura. Por outro lado, as formações culturais tendem a ser estáticas, sendo os processos de mudança derivados da disseminação de idéias resultantes do contato entre populações."
"A cultura é um meio extra-somático de adaptação dos seres humanos às variações do meio, podendo ser compreendida como um sistema de interações. Os processos de mudança são desencadeados, portanto, em resposta aos estímulos exteriores do meio, corresHistórico-cultural, cognitiva, normativa e sistêmica.
Histórico-cultural, cognitiva, normativa e neoevolucionista.
Marxista, pós-processual, histórico-cultural e processual.
Marxista, comportamental, histórico-cultural e neoevolucionista.
Materialista-histórica, pós-processual, comportamental e processual.
A "Nova Arqueologia" anglo-americana caracterizou-se nas décadas de 60 e 70 por adotar uma série de princípios teórico-metodológicos orientadores de suas pesquisas. Entre as opções abaixo, escolha aquela que caracteriza essa corrente do pensamento arqueológico de forma incorreta.
Adoção da teoria sistêmica para explicação da dinâmica cultural, utilização explícita de métodos de amostragem estatística e adoção de uma perspectiva neopositivista de ciência.
Adoção de um enfoque ecológico-cultural para explicação dos processos de mudança, ênfase na adoção de metodologias de análise quantitativas e adoção de uma perspectiva nomotética de ciência.
Uso do raciocínio cientificista para a interpretação do passado, ênfase no desenvolvimento de práticas interdisciplinares e uso explícito de modelos generalistas sobre o comportamento humano.
Uso explícito do raciocínio hipotético-dedutivo na construção de modelos interpretativos sobre o passado, ênfase nos estudos de variabilidade da cultura material e desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
Uso explícito de modelos analógicos para o desenvolvimento de teorias de médio espectro, ênfase nos estudos dos processos de formação dos sítios arqueológicos e perspectiva pessimista quanto ao alcance interpretativo da prática científica em arqueologia.
Considere a seguinte afirmação: "A contraposição que se estabelece entre a Arqueologia Tradicional e a Nova Arqueologia está relacionada a uma mudança de perspectiva quanto à própria prática científica: de
As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são
hipotética, valorativa, amostral, reducionista, tipológica.
indutiva, descritiva, qualitativa, particularista, normativa.
prescritiva, descritiva, amostral, particularista, tipológica.
hipotética, valorativa, qualitativa, reducionista, normativa.
indutiva, interpretativa, descritiva, tipológica, cronológica.
O pós-processualismo não possui uma identidade única enquanto corrente teórica, uma vez que abrange variadas vertentes do pensamento arqueológico que floresceram ao longo das duas últimas décadas e que compartilham alguns princípios orientadores. Entre as opções abaixo, escolha aquela que apresenta correntes teóricas da arqueologia contemporânea que possuem maior identidade com o pós-processualismo.
Marxista, de gênero, estruturalista e cognitiva.
Estruturalista, cognitiva, normativa e comportamental.
Estruturalista, cognitiva, indigenista e neo-evolucionista.
Comportamental, neo-evolucionista, cognitiva e de gênero.
Comportamental, de gênero, indigenista e estruturalista.
Considere o seguinte texto relativo à definição de dois conceitos amplamente utilizados na Arqueologia Brasileira (Terminologia Arqueológica Brasileira para Cerâmica, 1966).
"
__________ corresponde a grupo de elementos ou __________ que se distribuem com persistência __________. Por __________ define-se qualquer complexo de cerâmica, lítico, padrões de habitação, relacionado no tempo e no espaço, em um ou mais __________".As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são:
Fase, datas, temporal, tradição, contextos geográficos.
Fase, técnicas, cultural, horizonte, níveis estratigráficos.
Tradição, datas, cronológica, fase, sítios.
Tradição, técnicas, temporal, fase, sítios.
Horizonte, técnicas, cultural, tradição, níveis estratigráficos.
O campo da arqueologia histórica distingue-se da arqueologia pré-histórica no Brasil por abranger o estudo
arqueológico de aspectos materiais, em termos históricos, culturais e sociais concretos, dos efeitos do mercantilismo e do capitalismo, desde o século XV até os dias atuais.
das fontes arqueológicas, escritas, arquitetônicas e iconográficas relacionadas a grupos étnicos descendentes de populações européias e africanas.
arqueológico de fontes documentais materiais dos períodos colonial, imperial e republicano, até a primeira metade do século XX.
arqueológico de qualquer formação social que apresente fontes documentais escritas a seu respeito, sejam essas proto-históricas, de contato ou póscontato.
arqueológico de sítios associados a povos, locais ou fatos notáveis na História.
O desenvolvimento do interesse pela formação de profissionais especializados na área de arqueologia no Brasil iniciou-se a partir de
1960, com a atuação do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA).
1961, com a promulgação da Lei Federal nº 3924, relacionada à proteção das jazidas arqueológicas.
1937, com a promulgação do Decreto-Lei nº 25, relativo à proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.
1970, com a atuação da Missão Franco-brasileira.
1981, com a promulgação da Lei Federal nº 6938, relacionada à política nacional de meio ambiente.
Entre os processos de formação pós-deposicionais, indique quais processos de formação natural auxiliam na preservação do depósito arqueológico.
A ação erosiva dos ventos, das águas, dos gelos e as transgressões oceânicas.
Ambientes secos ou com excessiva umidade, com temperaturas extremas ou o enterramento súbito por cinzas vulcânicas, areias, gelos ou lama.
Os climas amenos da área tropical com temperaturas quentes e úmidas, riqueza de vegetação e atividades de insetos.
A deposição em solos ácidos e em áreas com clima temperado.
A deposição em ambientes sedimentares arenosos e anaeróbicos.
Considere a seguinte afirmação "A __________ elabora modelos sobre os processos culturais de formação do registro arqueológico por meio do estudo dos padrões de produção, distribuição, consumo e descarte da cultura material pelas sociedades atuais. Por sua vez, a __________ estuda como os agentes não-culturais atuam na formação, preservação e alteração do registro arqueológico". As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são
arqueologia experimental e arqueometria.
paleoantropologia e paleogeografia.
etnoarqueologia e geoarqueologia.
zooarqueologia e tafonomia.
Em uma prospecção de reconhecimento em áreas amplas é necessário valer-se de amostragens. Entre as opções abaixo, marque aquela que não corresponde aos métodos amostrais de prospecção.
Oportunística.
Aleatória simples.
Aleatória estratificada.
Sistemática estratificada.
Superficial total.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...