Lista completa de Questões de Arqueologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do trecho a seguir:
_________________ é o período de transição entre o ______________ e o _________________, permanecendo o modo de vida do paleolítico em um ambiente modificado pelo fim do período Glacial e o surgimento de ecossistemas mais ______________. As indústrias líticas caracterizam-se pela _________________ de microlitos. (Souza, 1997)
Mesolítico, paleolítico, neolítico, diversificados, abundância.
Mesolítico, paleolítico, neolítico, diversificados, abundância.
Mesolítico, neolítico, paleolítico, simples, existência.
Paleolítico, mesolítico, neolítico, perturbados, abundância.
Neolítico, mesolítico, paleolítico, diversificados, ausência.
Segundo o Dicionário de Arqueologia (Souza, 1997), acerca dos elementos tecnológicos da cerâmica, assinale a alternativa incorreta.
Acordelado é a técnica de confecção da cerâmica que consiste na superposição helicoidal de roletes de pasta de comprimento variado, partindo da base ou de uma porção de barro modelado para tal fim, até construir a parede do vaso.
Roletado é um tipo de decoração que consiste em conservar os roletes de confecção dos vasilhames, sem pressionar ou alisar a superfície externa.
Rolete é um pequeno cilindro de pasta utilizado na confecção dos vasilhames cerâmicos.
Engobo é um tipo de tratamento que consiste em aplicar, antes da queima, uma camada de barro, mais espessa que o banho, com ou sem pigmentos minerais, na superfície do vasilhame.
Queima redutora é a queima ao ar livre, em fogueiras, o que provoca redução dos minerais presentes.
No ano de 1964, Clifford Evans e Betty Meggers foram convidados pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Prof. José Lourenço, a coordenarem os trabalhos do Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos. Dava-se início ao programa PRONAPA. A respeito desse programa, assinale a alternativa incorreta.
O PRONAPA teve a duração de cinco anos, entre 1965 e 1970. Foi financiado pelo CNPq e pelo Smithsonian Instituion e com a Colaboração do IPHAN.
O objetivo principal do PRONAPA foi mapear e estudar a pré-história brasileira, por meio da realização de prospecções arqueológicas sistemáticas em grandes áreas, com o intuito de estabelecer as tradições, as subtradições e as fases.
Para definir as tradições, subtradições e fases, foram realizadas escavações para evidenciação de contextos arqueológicos e as estruturas dos sítios selecionados para serem escavados.
Uma das principais críticas recebidas foi em relação à não-evidenciação de contextos arqueológicos e estruturas e à realização de apenas algumas sondagens.
No Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos, foi elaborado um quadro conceitual/classificatório inspirado no neoevolucionismo e na ecologia cultural, com a finalidade de se configurarem os sítios a serem detectados, mapeados e registrados junto ao IPHAN.
Considere os seguintes tipos de bases cerâmicas:
- tipo de base com um ressalto horizontal e circular para apoio do vasilhame;
- tipo de base que apresenta seção transversal semicircular;
- tipo de base com forma de tronco de cone;
- tipo de base com a curvatura para o interior do vasilhame;
- tipo de base em que o vasilhame se apoia sobre um suporte único, que dele faz parte.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de base:
arredondada, anelar, cônica, côncava e pedestal.
anelar, arredondada, cônica, côncava e pedestal.
cônica, côncava, pedestal, anelar e arredondada.
anelar, arredondada, côncava, cônica e pedestal.
pedestal, cônica, côncava, anelar e arredondada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...