Lista completa de Questões de Arqueologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as categorias de objetos encontrados em sítios arqueológicos históricos, destacam-se
lítico, cerâmica, material construtivo, louça, ossos e metal.
cerâmica, louça, telhas, botões e metal.
apenas cerâmica, louça e metal.
apenas cerâmica, material construtivo, louça, ossos e metal.
apenas cerâmica, material construtivo, louça e metal.
Considere os seguintes tipos de lábios de recipiente cerâmico:
- tipo de borda com inflexão para fora, lembrando um cajado;
- tipo de borda em que não ocorre nenhuma inflexão;
- tipo de borda que apresenta um espessamento progressivo da parede do vasilhame, no sentido do pescoço em direção ao lábio;
- tipo de borda curvada para fora do vasilhame;
- tipo de borda que não se adéque à definição dos outros tipos.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de borda:
direta, expandida, extrovertida, irregular, cambada.
cambada, expandida, direta, extrovertida, irregular.
cambada, direta, expandida, extrovertida, irregular.
expandida, cambada, extrovertida, direta, irregular.
extrovertida, direta, cambada, irregular, expandida.
Considere as seguintes informações:
I É uma excrescência de forma conchoidal na face interna de um lascamento, cujo centro é marcado pelo ponto de impacto ou de percussão.
II Marca deixada na superfície de um bloco pela retirada de uma lasca.
III Operação de destacar uma lasca de seu núcleo por meio de uma percussão sobre o plano de percussão. IV Separação de uma lasca de um bloco de pedra.
V Técnica de aplicação de um golpe, repentino, de força em um ponto determinado de um fragmento de rocha, para modificar a sua forma de maneira prédeterminada.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, às seguintes características de lascamentos:
bulbo, cicatriz, debitagem, estilhamento, percussão.
bulbo, cicatriz, estilhamento, debitagem, percussão.
cicatriz, percussão, debitagem, estilhamento.
estilhamento, bulbo, cicatriz, debitagem, percussão.
estilhamento, cicatriz, bulbo, debitagem, percussão.
Assinale a alternativa que apresenta expressões que correspondem a algumas formas utilizadas para obtenção de datação absoluta.
Arqueomagnetismo, dendrocronologia, termoluminescência, radiocarbono, potássio-argônio, análise de varvitas.
Termoluminescência, radiocarbono, estratigrafia, ressonância eletrônica.
Potássio-argônico, estratigrafia, séries de urânio, descorticamento, dolomita.
Radiocarbono, termoluminescência, eemiano, epirogênio.
Dentrocronologia, radiocarbono, termoluminescência, dolomita e epirogênio.
A conservação arqueológica começa ainda em campo quando o objeto desenterrado é exposto a condições ambientais novas, dando reinício ao processo de deterioração ou corrosão. Acerca dessa informação, assinale a alternativa que não apresenta procedimento adequado em campo para os objetos em cerâmica.
Não forçar a retirada do solo de objetos ou fragmentos. Quando ele estiver muito seco e endurecido, poderá ser amaciado com aplicações localizadas de água para facilitar o resgate.
Os potes e vasilhames em bom estado de conservação podem ser retirados da terra que os envolve.
Os fragmentos com superfície pintada devem ser retirados com maior cuidado, retirando-se a terra ao redor do objeto de maneira que ele fique em um pedestal, cortando o pedestal a 2-3 cm abaixo do objeto.
Os objetos em cerâmica, em função da temperatura e da duração da queima, apresentam propriedades físicas consideradas estáveis, facilitando sua retirada nas escavações e não apresentando riscos de descolamentos.
No caso de o vasilhame ser grande, o enfaixamento deverá ser feito de maneira gradativa, à medida que a terra ao redor do objeto for sendo retirada vagarosamente.
No caso de objetos em ferro retirados do solo, a limpeza em laboratório deve ser feita com inúmeros cuidados. Acerca desses cuidados, assinale a alternativa incorreta.
Os objetos em ferro devem ser manuseados com extremo cuidado e o mínimo possível, em especial os que são alongados e finos.
Os objetos em ferro retirados em ambientes secos devem ser acondicionados em recipientes rígidos e fechados, juntamente com sílica-gel.
Os objetos de ferro secos devem ser mantidos secos, e os objetos de ferro úmidos devem ser mantidos úmidos, para manter as mesmas condições em que eles estavam antes de escavados.
Os objetos de ferro quebrados não devem ser colados em campo, pois, em laboratório, a emenda deverá ser desfeita, prejudicando a forma original do objeto.
Para limpeza dos objetos em ferro, deve-se usar apenas escova macia. Os torrões endurecidos podem ser amolecidos com pincel embebecido com álcool.
Os objetos em madeira preservam-se em ambientes estáveis muito molhados ou muito secos. Nas escavações, as dificuldades de se determinar o grau de deterioração exigem que sejam adotados procedimentos preventivos. Assinale a alternativa incorreta a respeito desse assunto.
É fundamental que os objetos em madeira encontrados em ambientes úmidos ou encharcados sejam mantidos molhados, desde o começo da evidenciação até o início dos procedimentos de conservação em laboratório.
Os objetos em madeira provenientes de ambientes secos devem ser mantidos molhados para evitar o desenvolvimento de bactérias causadoras da deterioração da madeira.
Os objetos pequenos de madeira devem ser mantidos molhados durante a evidenciação por aspersão mecânica.
Os objetos grandes de madeira molhados devem ser cobertos com espuma plástica encharcada dágua durante sua exposição na escavação.
Os objetos de madeira em ambientes secos e estáveis podem ser encontrados em bom estado de preservação.
Assinale a alternativa em que o procedimento apresentado não é adequado para o resgate ou o armazenamento de ossos.
Na escavação, deve-se remover cuidadosamente todo o sedimento sobre o osso e ao seu redor com pincel duro; somente após sua secagem total e de forma lenta, protegido do sol direto, ele deverá ser retirado do solo.
Os restos esqueletais frágeis desarticulados podem ser resgatados por meio de dois métodos: consolidação ou engessamento.
Os esqueletos completos de cada parte do corpo deve ser coletado e armazenado em sacos separados. Ossos dos braços e pernas, direitos e esquerdos, em separado.
Para facilitar o resgate de crânios, caso seja possível, deve-se retirar primeiramente a mandíbula e protegêla, pois poderá estar solta.
Os ossos devem ser armazenados em ambientes semelhantes aos quais eles foram retirados, se depositados em solo seco, armazená-los em ambientes com baixa umidade. Caso tenham sido resgatados em solo úmido, o ambiente de armazenamento deverá ser também úmido.
Considere as seguintes informações.
- Técnica de decoração que utiliza uma esponja para pintar a peça. Aplicação da decoração em toda a superfície, resultando em aparência tipo manchada.
- Conhecida também por transferência ou louça impressa, desenvolvida, a partir de 1750 em substituição a técnica do pintado a mão.
- Técnica de decoração que resulta em um salpicado, inicialmente produzido por pancadas leves de pincel, podendo ser aplicado na borda, no centro ou na superfície inteira do recipiente.
- Com base em interpretações europeias de padrões chineses. Comuns entre 1816 e 1836.
- Decoração denominada flow blue. Obtida a partir da colocação de recipientes contendo cloretos voláteis ― cloreto de amônia e óxido de calcário ― no forno durante a queima.
Esse conjunto de informações refere-se, na ordem apresentada, aos seguintes tipos de decoração da faiança fina:
transfer printter, sponger, spatter, borrão, chinoiserie.
sponger, transfer printing, chinoiserie, borrão, spatter.
spatter, sponger, transfer printing, chinoiserie, borrão.
chinoiserie, spatter, sponger, transfer printing, borrão.
sponger, transfer printing, spatter, chinoiserie, borrão.
A Portaria IPHAN n.º 007/1988, no art. 11, incisos de II a VII, e no art. 12, incisos I, II e III, estabelece as informações que devem conter os relatórios técnicos bem como o relatório final no término da pesquisa a serem encaminhados ao IPHAN. Acerca dessas exigências, julgue os itens a seguir.
I Os relatórios técnicos deverão ser redigidos em língua portuguesa.
II Terminada a pesquisa, o coordenador deverá encaminhar, em língua portuguesa, o relatório final dos trabalhos, em que deverão constar as informações relacionadas no art. 11, à exceção de uma.
III A relação definitiva do material arqueológico recolhido em campo e informações sobre seu acondicionamento e estocagem devem constar no relatório final encaminhado ao IPHAN.
IV A Portaria IPHAN 230/2002 reafirma o princípio da conservação dos sítios arqueológicos por meio do registro científico, ao estabelecer que o resultado esperado é um relatório detalhado que especifique os esforços despendidos em termos de produção de conhecimento sobre arqueologia da área de estudo. Assim, a perda física dos sítios poderá ser efetivamente compensada pela incorporação dos conhecimentos produzidos à Memória Nacional.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
4
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...