Questões de Arquitetura

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A influência da vegetação e da arborização na temperatura do ar, principalmente em locais de clima tropical e subtropical úmido, está relacionada com o controle da radiação solar, ventilação e da umidade relativa do ar que ameniza em muito o rigor térmico da estação quente.

De acordo com os autores Lúcia Mascaró e Juan Mascaró do livro Vegetação Urbana (2002), em quantos graus a temperatura do ar é menor sob os grupos arbóreos em relação as áreas expostas à radiação solar?

  • A. De 1 °C a 2 °C
  • B. De 3 °C a 4 °C
  • C. De 5 °C a 6 °C
  • D. De 7 °C a 8 °C

Discriminação técnica é um

  • A. ocumento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
  • B. texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
  • C. documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego.
  • D. tipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semifabricados, elementos de construção, materiais ou produtos industriais semiacabados.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

  • A. William Kent.
  • B. Frank Lloyd Wright.
  • C. Robert Adam.
  • D. Alvar Aalto.

Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 4, 1.
  • B. 4, 3, 2, 4.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 4, 2, 3, 1.

Analise as seguintes afirmações a respeito do conforto acústico:

I. Eco palpitante é a sucessiva reflexão que ocorre, notoriamente, entre paredes paralelas e estreitas.

II. Reverberação é quando o som permanece em um espaço fechado; isso persiste pela reflexão de superfície até tudo ser transmitido para outro meio (a parede), ser absorvido pelo tapete ou escapar através do duto de ventilação.

III. O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando são emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento em relação ao observador. O comprimento de onda observado é maior ou menor, conforme sua fonte se aproxima ou se afasta.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.

Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.

Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.

  • A. Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas precisam exercer a função estrutural.
  • B. Fachada Livre de Estrutura: resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.
  • C. Pilotis: sistema de vigas que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
  • D. Janelas em fita: consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita, propriamente dita, composta por janelas simultâneas, afetando diretamente a estrutura.

O livro “Urban Design: a typology of procedures and products” (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano “total”, o Desenho urbano “all of a piece”, o Desenho Urbano “piece-by-piece” e o Desenho Urbano “plug-in”. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:

I. No Desenho Urbano “total”, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar — pelo menos aqui no Brasil.

II. No Desenho urbano “all of a piece”, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.

III. No Desenho Urbano “piece-by-piece”, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.

IV. O Desenho Urbano “plug-in” remete ao conceito de “acupuntura urbana”, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e IV apenas.

Segundo a norma brasileira, as telhas de aço revestido de seção trapezoidal devem ser cortadas com

  • A. serra esquadria.
  • B. serra de disco.
  • C. tesoura tipo punção.
  • D. tesoura meia esquadria.
  • E. tesoura tipo guilhotina.

A respeito do processo de licenciamento ambiental determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiental − CONAMA, é correto afirmar que

  • A. será obrigatória audiência pública em todo e qualquer processo de licenciamento ambiental.
  • B. a abertura de uma nova rodovia está isenta da necessidade de licença ambiental.
  • C. as licenças ambientais emitidas pelo Poder Público são de quatro tipos: Prévia, de Instalação, de Operação e de Manutenção.
  • D. compete ao Ibama o licenciamento ambiental de empreendimentos localizados em dois Estados.
  • E. os estudos necessários ao processo de licenciamento ambiental devem ser realizados por profissionais habilitados, às expensas da União.

O conceito de Desenho Universal foi criado nos EUA em 1963, inicialmente denominado “Desenho livre de barreiras”; passou a considerar a diversidade humana, de forma a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas e garantir a acessibilidade a todos os componentes do ambiente. Os projetos que se utilizam desse conceito devem seguir 7 princípios orientadores. Assinale a alternativa que descreve de forma correta o princípio dado.

  • A. Equiparação nas possibilidades de uso  permite a utilização do espaço, de forma idêntica, por pessoas com diferentes capacidades ou ainda por qualquer grupo de utilizadores.
  • B. Flexibilidade no uso  atende a pessoas com diferentes habilidades, no entanto com semelhantes preferências, sendo adaptável a uma variedade de usos.
  • C. Uso simples e intuitivo permite que o espaço seja facilmente compreendido por qualquer usuário, independente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração.
  • D. Dimensão e espaço para uso e interação  providencia tamanho e espaço para aproximação, alcance, manipulação e uso confortável, para dimensões padrão do corpo humano, e variedades na postura ou mobilidade do utilizador.
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