Questões de Arquitetura

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Quando se trata da arquitetura, todos os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) têm seu peso, mas a visão é o sentido mais excitado e por isso as formas, cores e a composição espacial são tão importantes. Francis D. K. Ching, em seu livro Forma, Espaço e Ordem, apresenta alguns princípios ordenadores considerados como recursos visuais que permitem que as formas e espaços variados e diversos de um edifício coexistam dentro de um todo ordenado, unificado e harmonioso. Analise os esquemas a seguir.

Assinale o princípio ordenador utilizado em cada esquema.

  • A. 1 – Eixo, 2 – Dado, 3 – Ritmo, 4 – Transformação.
  • B. 1 – Simetria, 2 – Hierarquia, 3 – Eixo, 4 – Ritmo.
  • C. 1 – Hierarquia, 2 – Simetria, 3 – Eixo, 4 – Dado.
  • D. 1 – Simetria, 2 – Ritmo, 3 – Eixo, 4 – Hierarquia.

Trata-se de um tipo de alicerce raso que abrange toda a área da construção, transmitindo as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura descarregando-as sobre uma grande área do solo. Normalmente, executa-se em concreto armado simples, mas também pode ser de concreto protendido quando a obra exigir reforços.

Escolha a alternativa correta que corresponde ao enunciado.

  • A. Sapata corrida.
  • B. Viga de fundação.
  • C. Baldrame.
  • D. Mestra.
  • E. Radier.

CORBELLA & YANNAS, no livro Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos, destacam que os materiais utilizados na construção de um prédio regulam seu desempenho térmico, influenciando o conforto térmico dos usuários. Dados 4 tipos de paredes simples de diferentes materiais:

Parede I – folha de ferro galvanizado;

Parede II – 30 cm de concreto;

Parede III – 30 cm de poliuretano expandido;

Parede IV – folha de vidro.

Considerando uma mudança repentina das condições externas, de céu encoberto e posteriormente céu claro, com radiação direta nas paredes, assinale a alternativa que apresenta, em ordem crescente de transmitância de energia para o interior, as paredes destacadas anteriormente.

  • A. Parede II, Parede III, Parede I, Parede IV
  • B. Parede III, Parede II, Parede IV, Parede I
  • C. Parede III, Parede II, Parede I, Parede IV
  • D. Parede II, Parede III, Parede IV, Parede I

Em 1985, o arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão Universal Design (Desenho Universal), influenciando a criação de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, em sua máxima extensão possível. Juntamente com deficientes físicos e profissionais do campo do design, Mace relacionou preocupações com a oferta de ambientes que pudessem ser utilizados por um maior número de pessoas, favorecendo, desse modo, a biodiversidade humana e proporcionando uma melhor ergonomia para todos. Hoje em dia, o conceito de Desenho Universal é ponto recorrente na legislação, bem como em muitas normas técnicas. Na década de 1990, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), esse conceito estabeleceu-se através de sete princípios listados a seguir, dos quais dois apresentam incorreções.

I. Uso equitativo.

II. Uso flexível.

III. Uso simples e intuitivo.

IV. Informação de fácil percepção.

V. Intolerância ao erro (segurança).

VI. Esforço físico mínimo.

VII. Dimensionamento de espaços para acesso e uso não abrangente.

Escolha a alternativa que apresenta os dois princípios incorretos.

  • A. V e VI.
  • B. IV e VII.
  • C. V e VII.
  • D. III e VI.
  • E. III e IV.

A figura abaixo ilustra uma máscara de sombra para uma edificação localizada na latitude 12° Sul.

A interpretação da máscara permite afirmar:

  • A. Somente no período compreendido entre 21 de março e 3 de abril, o sombreamento na edificação começa às 6:30 h.
  • B. No período compreendido de 21 de março a 3 de abril e de 11 de setembro a 24 de setembro, o sombreamento na edificação começa às 6:30 h.
  • C. Somente nos meses de maio e junho, não há sombreamento em qualquer horário do dia.
  • D. No solstício de inverno, a edificação está sombreada entre 7 h e 8:30

Originada da projeção cilíndrica oblíqua, a perspectiva cavaleira tem o objeto representado sempre com uma face paralela ao plano de projeção, aparecendo em Verdadeira Grandeza as medidas de largura e altura, e as retas projetantes são oblíquas em relação a essa face. Dos vértices tiram-se os eixos sobre os quais serão marcadas as dimensões das arestas que sofrem redução (profundidade) conforme o ângulo (α) dos eixos em perspectiva com a horizontal, usualmente com ângulos de 30°, 45° ou 60°, como ilustra a figura.

Para um cubo com medidas reais de 6 m, utilizando o ângulo α de 30°, assinale a medida da profundidade correta após a redução.

  • A. 4,0 m
  • B. 3,0 m
  • C. 2,5 m
  • D. 2,0 m

A peça abaixo está representada em perspectiva isométrica.

Assinale a alternativa que apresenta a correta posição das vistas ortográficas principais.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

A perspectiva cônica de um objeto de três dimensões é a sua projeção sobre um plano. Os fundamentos da perspectiva cônica apoiam-se no conteúdo teórico da Geometria Descritiva, por meio da qual podem ser definidos e aplicados. A respeito desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Plano horizontal ou geometral é o plano sobre o qual se faz a projeção ortogonal do objeto a ser visto em perspectiva.

( ) Linha de terra é a intersecção do plano horizontal com o plano vertical, situa-se na altura dos olhos do observador.

( ) Linha do horizonte é perpendicular à linha de terra.

( ) A distância entre a linha do horizonte e a linha de terra representa a altura do observador.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. F, F, F, V
  • D. V, F, F, V

A peça abaixo é confeccionada em concreto simples e a linha do corte está posicionada a 1 m do início da peça.

Assinale a alternativa que ilustra a representação correta do Corte (1) e da Seção (2) da peça.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Na geometria descritiva, a representação do objeto no plano bidimensional é feita pelas suas projeções cilíndricas ortogonais, identificadas por meio da coordenada do ponto, estabelecida por abcissa, afastamento e cota. Dadas as coordenadas dos pontos: (F) (1,-2, 3), (G) (4, 3, 2), (H) (3, 5,-3) e (J) (2, -5, -6), assinale a alternativa que apresenta, na sequência, os diedros correspondentes à posição dos pontos no espaço.

  • A. 4º Diedro, 1º Diedro, 2º Diedro, 3º Diedro
  • B. 2º Diedro, 3º Diedro, 4º Diedro, 1º Diedro
  • C. 4º Diedro, 3º Diedro, 2º Diedro, 1º Diedro
  • D. 2º Diedro, 1º Diedro, 4º Diedro, 3º Diedro
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