Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao parcelamento do solo urbano, assinale a alternativa correta.
Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos existentes.
O memorial descritivo da proposta de loteamento deve, obrigatoriamente, conter a descrição sucinta do loteamento, com as suas características e a fixação da zona ou zonas de uso predominante; as condições urbanísticas do loteamento e as limitações que incidem sobre os lotes e suas construções; a indicação das áreas públicas que passarão ao domínio do município ou Distrito Federal e a enumeração dos equipamentos urbanos, comunitários e dos serviços públicos ou de utilidade pública, existentes no loteamento e adjacências.
Nos loteamentos, ao longo das águas correntes e dormentes; bem como das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa non aedificandi de, no mínimo, 10 metros de cada lado.
O prazo de execução de um projeto de loteamento, devidamente aprovado pelas autoridades competentes, é considerado imprescritível, desde que as obras de urbanização tenham sido iniciadas.
A lei municipal ou distrital definirá os prazos para que um projeto de parcelamento apresentado seja aprovado ou rejeitado e para que as obras executadas sejam aceitas ou recusadas. Caso a legislação for omissa, os prazos serão de 120 dias para a aprovação ou rejeição e de 90 dias para a aceitação ou recusa fundamentadas das obras de urbanização.
Cada vez mais, torna-se indispensável analisar os aspectos econômicos das decisões arquitetônicas e sua influência no custo de seu produto, o edifício. Tendo em vista a economia de custos da construção, assinale a alternativa correta.
Como os planos verticais e horizontais que evolvem o edifício, normalmente, apresentam maior custo de construção, de manutenção e de uso, é conveniente que o partido arquitetônico obtenha o volume necessário a edificação com a máxima superfície exposta ao exterior.
Análises orçamentárias da construção estimam que os planos horizontais representam aproximadamente 25% do custo total do edifício, os verticais 30%, as instalações 40% e o canteiro de obras 5%.
Os custos de construção das áreas internas de circulação de um edifício são diretamente proporcionais ao seu grau de compacidade.
Para uma edificação térrea de área determinada, a forma mais econômica de planta em função da compacidade do projeto de arquitetura é a de um hexágono.
Para uma mesma área de construção e mesmo número de pavimentos, os edifícios pavilhonares (comerciais ou residenciais) têm custo de fachada maior que os edifícios de planta quadrada.
Considere o diagrama solar ilustrado abaixo e assinale a alternativa correta.
A superfície de uma edificação voltada para SO, livre de obstáculos externos, recebe incidência de sol somente na parte da manhã durante o verão.
A superfície de uma edificação voltada para Sul, livre de obstáculos externos, recebe incidência de sol durante todo o dia, do nascer ao por do sol, durante o equinócio.
A superfície de uma edificação voltada para NE, livre de obstáculos externos, receberá radiação solar direta do sol, no dia 22 de dezembro desde o nascer do sol até o meio dia e, em 3 de abril, até aproximadamente 13h45min.
Pode-se verificar que no dia 21 de março, às 9 horas da manhã, o sol estará a Noroeste, em um ângulo de aproximadamente 68° no sentido anti-horário em relação ao Leste e com uma altitude aproximada de 20° com a horizontal.
Às 15h30min do dia 9 de fevereiro o sol estará a Oeste, e sua altitude aproximada com a horizontal será de 52°.
No programa computacional de desenho AutoCAD, qual o comando que possibilita inverter objetos em relação a um eixo especificado para criar uma imagem espelhada simétrica?
Offset.
Mirror.
Copy.
Move.
Rotate.
Em um de seus projetos, o Arquiteto, utilizando o AutoCAD, deveria cortar parte de objetos ou entidades selecionadas por meio de fronteiras determinadas e criar uma concordância entre duas linhas que se interceptam. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os comandos que possibilitam a realização de tal tarefa pelo Arquiteto.
Na janela de diálogo de impressão do AutoCAD, o campo PLOT AREA especifica a área de impressão. Qual a opção que permite imprimir uma vista previamente salva, por meio do comando NAMED VEWS.
Display.
Extents.
Limits.
View.
Window.
Para executar um projeto, um Arquiteto procurou conhecer um pouco mais a respeito do programa AutoCAD. Encontrou algumas informações que estão relacionadas abaixo.
I. LAYERS são níveis ou camadas que se comportam como se fossem páginas de papel transparente, onde se pode visualizá-las ou fazer o seu gerenciamento conforme a necessidade.
II. O comando STRETCH pode esticar uma ou mais entidades selecionadas por meio de uma janela.
III. O comando EXTEND pode dividir um elemento, um bloco ou qualquer figura composta, fragmentando-a em seus elementos componentes.
IV. O comando OFFSET permite fazer uma cópia de uma entidade selecionada, paralelamente à mesma, a uma determinada distância ou a partir de um ponto.
O Arquiteto constatou que é correto o que se afirma em
Avenida de atividades e avenida de circulação são classificadas como Via
Especial.
Local.
Secundária ou Coletora.
Principal ou Arterial.
de Trânsito Rápido.
Ao longo das duas últimas décadas, meios de representação usados em Arquitetura, Engenharia e outras ciências afins evoluíram rapidamente da pura e simples substituição dos tradicionais instrumentos de desenho técnico pelos sistemas CAD (Computer Aided Design), para um sistema integrado que permitiu automatizar e otimizar as mais variadas rotinas do processo de elaboração e desenvolvimento dos projetos arquitetônicos. Neste contexto, pode-se afirmar que o Sketch Up é
Assinale a alternativa que nomeia corretamente o tipo de representação cartográfica por imagem resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano - complementada por símbolos, linhas e georeferenciada.
Mosaico controlado.
Mosaico não controlado.
Ortofotocarta.
Foto índice.
Foto carta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...