Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na construção civil, qual o tipo de fechamento vertical não é recomendado para áreas molhadas?
Alvenaria estrutural.
Gesso acartonado.
Placas de concreto.
Alvenaria em blocos cerâmicos.
Alvenaria em blocos de concreto.
Quanto à circulação de pedestres e deficientes físicos em um terreno que apresenta declividade menor que 7%, pode-se afirmar que
A espessura de linha no projeto de arquitetura deve seguir a ordem da mais grossa para a mais fina. Assinale a alternativa correta, na ordem apresentada.
Auxiliar, projeção e interna.
Projeção, interna e contorno.
Contorno, interna, auxiliar e cotas.
Contorno, interna, cotas e auxiliar.
Projeção, interna e cotas.
Numa edificação, as estratégias para combater o ganho de calor devido à radiação solar e à consequente elevação de temperatura do ar interior e das superfícies internas consistem em
I. direcionar as aberturas para a entrada de sol, maximizando a absorção do sol pelas superfícies internas.
II. proteger as aberturas contra a entrada de sol, minimizando a absorção do sol pelas superfícies externas.
III. maximizar a absorção do sol pelas superfícies das paredes externas.
IV. dificultar a chegada do sol às superfícies do envelope do edifício através do uso de obstáculos como brises, paredes de cobogós, vegetação, toldos e marquises.
É correto o que está contido em
A ergonomia é um aspecto muito importante a ser considerado ao se desenvolver um projeto. É fundamental que as medidas atendam aos mais variados tipos de pessoas, sejam elas baixas, altas, gordas, magras, deficientes ou não. Pessoas em cadeiras de rodas precisam de um amplo espaço para se movimentar. Para permitir que duas cadeiras de rodas passem lado a lado e também a manobra de cadeira de roda em volta de 360 graus, o corredor deve ter largura de:
1,35m
1,50m
175mm
1,70m
120mm
A urbanização, caracterizada pela ocupação e utilização de recursos naturais pelo homem, provoca alterações no ciclo hidrológico devido ao aumento de demanda de água, incremento na geração de detritos e modificações de perfil das bacias hidrográficas naturais. No período em que ocorrem precipitações sobre a bacia hidrográfica, a vazão aumenta de instante a instante até atingir um ponto máximo, decrescendo em seguida, de modo mais lento. Este acréscimo na descarga, por certo período de tempo, denomina-se cheia ou enchente. As enchentes são fenômenos naturais que são observados quando as águas atingem as áreas ribeirinhas, ou seja, quando a vazão ultrapassa a capacidade dos canais de escoamentos. As inundações podem ser intensificadas pela ação do homem, em vista de alterações no solo da bacia hidrográfica, como o desmatamento, o desnudamento, a urbanização e a consequente impermeabilização do solo. Pode-se dizer que a impermeabilização crescente da bacia hidrográfica resultante da substituição de áreas verdes por asfalto
I. gera um aumento no escoamento superficial em virtude da não infiltração da água no solo.
II. não gera alteração nos regimes dos rios que são sempre constantes, seja em bacias naturais ou urbanizadas.
III. gera uma diminuição da infiltração da água no solo com prejuízo da recarga dos aquíferos.
IV. gera uma alteração do regime dos rios tanto para jusante (retificações, canalizações etc.) como para montante (barragens).
É correto o que se afirma em
A terminologia Desenho Universal veio da tradução do termo Universal Design, no qual a palavra Design significa tanto o projeto de arquitetura quanto o desenho industrial e o produto. Desenho Universal representa assim, um planejamento de espaços e produtos que não excluem ninguém. Considerando tal afirmação e segundo a ABNT, Desenho Universal é:
Conjunto de projetos industriais desenhados para os mobiliários urbanos.
Acervo de desenhos técnicos elaborados pelos arquitetos e designers.
Aquele que visa a atender a maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.
Um projeto único que visa padronizar universalmente as soluções em projetos para todos os problemas, barreiras e dificuldades de acessibilidade.
Todos os projetos urbanísticos e paisagísticos que compõem o acervo internacional.
A figura representa o esquema de uma rede de abastecimento de água em suas etapas. Estas etapas correspondem a
A climatização de um edifício proporciona bem-estar e saúde a seus ocupantes e é considerada uma diretriz para a construção sustentável, desde que se baseie em soluções de baixo consumo energético. Para isso, o projeto de arquitetura é a chave e deve incluir recursos que melhorem a circulação de ar e reduzem a carga térmica da casa. Considerando os fatores de conforto térmico e eficiência energética, pode-se afirmar que:
Superdimensionar os equipamentos de climatização em relação aos ambientes é uma boa solução, pois nunca trabalharam forçados para climatizar os ambientes de uma edificação.
Substituir aparelhos de ar condicionado por ventiladores é uma boa solução energética por economia de energia consumida, uma vez que ventiladores consomem menos comparados aos aparelhos de ar condicionado.
Evitar ligar os aparelhos de ar condicionado em horários de picos energéticos oferece ajuda no fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias.
O uso e o emprego simultâneo de sistemas de aparelhos de ar condicionados com ventiladores melhoram as condições de climatização nos interiores dos ambientes das edificações e otimizam por diminuição do consumo de energia elétrica.
Conjugar ventilação natural com um equipamento de ar condicionado eficiente melhora a condição térmica e a eficiência energética de uma edificação.
O conceito tradicional de drenagem pluvial urbana consiste em captar água da chuva, levá-la até galerias e então a um corpo de água onde é despejada. Os novos conceitos levam em consideração outros aspectos, como a capacidade de absorção do solo, que pode ser aproveitada para controlar enchentes urbanas. Nesse sentido, algumas soluções podem ser adotadas, tais como,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...